terça-feira, 19 de outubro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, _____________________ de 2021

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 4ª Bimestre de 2021.

Tema: Código de Trânsito Brasileiro; Tempos verbais.

 Observe o texto a seguir

Texto 1

Nova lei de trânsito endurece regras para transporte de crianças

Obrigatoriedade dos dispositivos agora está expressa na lei, o que facilitará autuações. Transporte em motos fica ainda mais restrito

A cadeirinha é obrigatória para crianças de 1 a 4 anos de idade, entre 9 e 18 kg

REPRODUÇÃO/RECORD TV

O novo Código de Trânsito Brasileiro, que entrará em vigor na próxima segunda-feira (12), traz mudanças importantes para o transporte de crianças. Entre elas está a obrigatoriedade do uso das cadeirinhas e dispositivos de retenção, que foi incluída na legislação - até então, existia apenas a regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

   De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ao inserir a obrigatoriedade de forma expressa no Código, cria-se maior segurança jurídica para que os órgãos de fiscalização possam autuar infratores.

   Além disso, a nova lei traz adequações em função do peso e da altura das crianças, promovendo ainda mais segurança no momento de escolher o dispositivo. Por exemplo, para viajar no banco dianteiro, não basta que a criança tenha 10 anos completos - ela precisa ter a partir de 1,45 m de altura. Veja todas as mudanças:

• Bebê conforto: indicado para crianças de até um ano de idade e até 13 kg.

Cadeirinha: utilizada para crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg.

Assento de elevação: indicado para crianças de 4 a 7 anos e meio de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg.

• Crianças com mais de 7 anos e meio de idade até 10 anos que ainda não tenham atingido 1,45 m de altura: banco traseiro, usando o cinto de segurança.

   Quem desrespeitar as novas regras poderá ser autuado com uma multa de infração gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.

   [...] As novas disposições sobre o transporte infantil têm como objetivo proteger a integridade física de meninos e meninas. Segundo dados da ONG Criança Segura, atualmente os acidentes de trânsito são a principal causa de morte acidental entre crianças de até 14 anos de idade no Brasil. Todos os dias, 3 crianças perdem a vida e outras 29 são hospitalizadas em razão desses acidentes.

 Texto 2: MAS O QUE É CÓDICO DE TRÂNSITO BRASILEIRO? PARA QUE SERVE?

   O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um documento legal que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito, fornece diretrizes para a Engenharia de Tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema. Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

   O CTB tem como base a Constituição Federal de 1988 e entrou em vigor no ano de 1998.

   Em 23 de setembro de 1997 é promulgada pelo Congresso Nacional a Lei nº 9.503 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, sancionada pela Presidência da República, entrando em vigor em 22 de janeiro de 1998, estabelecendo, logo em seu artigo primeiro, aquela que seria a maior de suas diretrizes, qual seja, a de que o "trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito". Antes de sua vigência, vigorava o Código Nacional de Trânsito, instituído pela Lei nº 5.108, de 21 de setembro de 1966, e alterações posteriores, revogadas pela nova lei.

  É composto por 20 capítulos e originalmente tinha 341 artigos, dos quais 17 foram vetados pelo Presidente da República e um foi revogado. [...]

ATIVIDADES

1. Leia os textos acima e responda às atividades propostas.

a) O que é CTB?

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b) Com qual finalidade o CTB foi criado?

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c) Ao ler o texto 1, acima, descobrimos algumas mudanças no CTB relativas ao transporte de crianças. Que mudanças são essas? Cite algumas delas.

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d) Você acha que essas mudanças foram instituídas no CTB por quê?

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e) Onde você encontra os textos jurídicos como o CTB?

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f) Quem costuma produzir esses textos jurídicos?

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g) Para quem foi produzido o CTB, ou seja, quem é o público alvo desse texto?

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h) O texto 1 aborda mudanças relativas ao transporte de crianças. No trecho que lemos ficaram estabelecidas mais obrigações, proibições ou possibilidades? Cite trechos do texto que comprovem a sua resposta.

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 2. Considere as afirmativas sobre trânsito, a seguir, e assinale a opção correta.

I. Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

II. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um documento legal que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito, fornece diretrizes para a Engenharia de Tráfego.

III. O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

IV. Considera-se trânsito a utilização das vias somente por veículos, excluindo pessoas e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

a) ( ) Apenas a afirmativa I está correta.

b) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.

c) ( ) Apenas a afirmativa III está correta.

d) ( ) Todas as afirmativas estão corretas, exceto a IV.

 Analise o texto a seguir e responda às atividades.

Texto 3 MAIS DE CEM CRIANÇAS MORREM, POR MÊS, EM ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL Isso nos faz refletir sobre a responsabilidade dos adultos e o quanto a segurança delas ainda é negligenciada

   Uma criança morre, a cada quatro minutos, no trânsito do mundo, segundo informações disponibilizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, no ano de 2016, foram 1.292 mortes de 0 a 14 anos, conforme números compilados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio da parceria mantida com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com informações do Sistema Datasus. Isso significa que 3,5 crianças morrem por dia no país, ou seja, são 105 vidas perdidas.

   “Apesar das crianças representarem menos mortes no trânsito, se comparado ao restante da população brasileira, é importante considerar que elas não possuem meios de transporte motorizados próprios, ou seja, ou são transportadas por um adulto habilitado ou estão a pé. Isso nos faz refletir quanto a responsabilidade dos adultos na mortalidade dessas crianças e o quanto a segurança delas ainda é negligenciada no Brasil”, analisa José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO. A faixa etária de zero a catorze anos representa 23% da população brasileira.

Texto 4: Criança que estava em veículo sem cadeirinha, fica ferida em acidente de trânsito em Santarém BOAT registrou pelo menos três acidentes no domingo (6).

Uma criança de aproximadamente dois anos foi vítima de um acidente de trânsito no domingo (6) em Santarém no oeste do Pará. De acordo com informações do Boletim de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT), a criança não estava na cadeirinha, o que é obrigatório por lei. O acidente aconteceu na Avenida Bartolomeu de Gusmão, no cruzamento com a travessa Barjonas de Miranda. A batida envolveu dois veículos de passeio. A criança foi levada para o Pronto Socorro Municipal.

 3. Qual é o assunto abordado nos textos 3 e 4?

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4. Quem é o público alvo desses textos?

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5. A imagem do carro amassado, no qual ocorreu o acidente, te choca? Por quê? Você acha que podemos evitar situações assim? Se sim, de que forma?

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6. Em sua opinião, as normas de trânsito têm sido respeitadas pela sociedade? Por quê?

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7. Você acha que é importante ler, conhecer e discutir com a sociedade esse assunto? Por quê?

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8. O uso da cadeirinha e de dispositivos de segurança, segundo o CBT, é uma obrigatoriedade ou uma possibilidade?

___________________________________________________________________________________ Vamos relembrar o que estudamos na última atividade sobre os tempos verbais e fixar nossos conhecimentos. Observe: São três tempos verbais: Presente, Passado (ou Pretérito) e Futuro. No modo indicativo são: Presente simples (estudo); Pretérito perfeito (estudei);  Pretérito imperfeito (estudava); Pretérito mais-que-perfeito (estudara); Futuro do presente (estudarei); Futuro do pretérito (estudaria)

 9. No trecho “Uma criança de aproximadamente dois anos foi vítima de um acidente de trânsito no domingo (6) em Santarém,...”, o verbo destacado foi conjugado no

a) ( ) presente simples.

b) ( ) pretérito perfeito.

c) ( ) pretérito imperfeito.

d) ( ) futuro do pretérito.

 10. Em “Uma criança morre a cada quatro minutos no trânsito do mundo, segundo informações disponibilizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).”, o verbo destacado foi conjugado no

a) ( ) presente simples.

b) ( ) pretérito perfeito.

c) ( ) pretérito imperfeito.

d) ( ) futuro do pretérito.

 11. Conjugue o verbo ir nos três tempos verbais do modo indicativo. Lembrando que temos também as formas verbais Gerúndio: indo; Particípio passado: ido; Infinitivo: ir.

E os modos subjuntivo e imperativo, mas esses são assuntos para outra aula.