Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, _____________________ de 2021
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 4ª Bimestre de 2021.
Tema: Código de
Trânsito Brasileiro; Tempos verbais.
Texto 1
Nova lei de trânsito endurece regras para transporte de crianças
Obrigatoriedade dos dispositivos agora está expressa na lei, o que
facilitará autuações. Transporte em motos fica ainda mais restrito
A cadeirinha é obrigatória para crianças de 1 a 4 anos de idade, entre 9
e 18 kg
REPRODUÇÃO/RECORD TV
O novo Código de Trânsito
Brasileiro, que entrará em vigor na próxima segunda-feira (12), traz mudanças
importantes para o transporte de crianças. Entre elas está a obrigatoriedade do
uso das cadeirinhas e dispositivos de retenção, que foi incluída na legislação
- até então, existia apenas a regulamentação do Contran (Conselho Nacional de
Trânsito).
De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ao inserir
a obrigatoriedade de forma expressa no Código, cria-se maior segurança jurídica
para que os órgãos de fiscalização possam autuar infratores.
Além disso, a nova lei traz adequações em função do peso e da altura das
crianças, promovendo ainda mais segurança no momento de escolher o dispositivo.
Por exemplo, para viajar no banco dianteiro, não basta que a criança tenha 10
anos completos - ela precisa ter a partir de 1,45 m de altura. Veja todas as
mudanças:
• Bebê conforto: indicado
para crianças de até um ano de idade e até 13 kg.
• Cadeirinha: utilizada
para crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg.
• Assento de elevação:
indicado para crianças de 4 a 7 anos e meio de idade que não tenham atingido
1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg.
• Crianças com mais de 7 anos
e meio de idade até 10 anos que ainda não tenham atingido 1,45 m de
altura: banco traseiro, usando o cinto de segurança.
Quem desrespeitar as novas regras poderá ser autuado com uma multa de
infração gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.
[...] As novas disposições sobre o transporte infantil têm como objetivo
proteger a integridade física de meninos e meninas. Segundo dados da ONG
Criança Segura, atualmente os acidentes de trânsito são a principal causa de
morte acidental entre crianças de até 14 anos de idade no Brasil. Todos os
dias, 3 crianças perdem a vida e outras 29 são hospitalizadas em razão desses
acidentes.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um documento legal que define
atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito, fornece
diretrizes para a Engenharia de Tráfego e estabelece normas de conduta,
infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema.
Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais,
isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada,
estacionamento e operação de carga ou descarga.
O CTB tem como base a Constituição Federal de 1988 e entrou em vigor no
ano de 1998.
Em 23 de setembro de 1997 é promulgada pelo Congresso Nacional a
Lei nº 9.503 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, sancionada pela
Presidência da República, entrando em vigor em 22 de janeiro de 1998,
estabelecendo, logo em seu artigo primeiro, aquela que seria a maior de suas
diretrizes, qual seja, a de que o "trânsito seguro é um direito de todos e
um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito". Antes de
sua vigência, vigorava o Código Nacional de Trânsito, instituído pela Lei nº
5.108, de 21 de setembro de 1966, e alterações posteriores, revogadas
pela nova lei.
É composto por 20 capítulos e originalmente tinha 341 artigos, dos quais
17 foram vetados pelo Presidente da República e um foi revogado. [...]
ATIVIDADES
1. Leia os
textos acima e responda às atividades propostas.
a) O que é CTB?
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b) Com qual
finalidade o CTB foi criado?
___________________________________________________________________________________
c) Ao ler o
texto 1, acima, descobrimos algumas mudanças no CTB relativas ao transporte de
crianças. Que mudanças são essas? Cite algumas delas.
___________________________________________________________________________________
d) Você acha que
essas mudanças foram instituídas no CTB por quê?
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e) Onde você
encontra os textos jurídicos como o CTB?
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f) Quem costuma
produzir esses textos jurídicos?
___________________________________________________________________________________
g) Para quem foi
produzido o CTB, ou seja, quem é o público alvo desse texto?
___________________________________________________________________________________
h) O texto 1 aborda mudanças relativas ao transporte de crianças. No trecho que lemos ficaram estabelecidas mais obrigações, proibições ou possibilidades? Cite trechos do texto que comprovem a sua resposta.
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I. Considera-se
trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em
grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e
operação de carga ou descarga.
II. O Código de
Trânsito Brasileiro (CTB) é um documento legal que define atribuições das
diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito, fornece diretrizes para a
Engenharia de Tráfego.
III. O trânsito,
em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades
componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
IV. Considera-se
trânsito a utilização das vias somente por veículos, excluindo pessoas e
animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação,
parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
a) ( ) Apenas a
afirmativa I está correta.
b) ( ) As
afirmativas II e III estão corretas.
c) ( ) Apenas a
afirmativa III está correta.
d) ( ) Todas as
afirmativas estão corretas, exceto a IV.
Texto 3 MAIS
DE CEM CRIANÇAS MORREM, POR MÊS, EM ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL Isso nos
faz refletir sobre a responsabilidade dos adultos e o quanto a segurança delas
ainda é negligenciada
Uma criança morre, a cada quatro minutos, no
trânsito do mundo, segundo informações disponibilizadas pela Organização
Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, no ano de 2016, foram 1.292 mortes de 0 a 14
anos, conforme números compilados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança
Viária, por meio da parceria mantida com a Universidade Federal do Paraná
(UFPR), com informações do Sistema Datasus. Isso significa que 3,5 crianças
morrem por dia no país, ou seja, são 105 vidas perdidas.
“Apesar das crianças representarem menos
mortes no trânsito, se comparado ao restante da população brasileira, é importante
considerar que elas não possuem meios de transporte motorizados próprios, ou
seja, ou são transportadas por um adulto habilitado ou estão a pé. Isso nos faz
refletir quanto a responsabilidade dos adultos na mortalidade dessas crianças e
o quanto a segurança delas ainda é negligenciada no Brasil”, analisa José
Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO. A faixa etária de zero a
catorze anos representa 23% da população brasileira.
Texto 4: Criança
que estava em veículo sem cadeirinha, fica ferida em acidente de trânsito em
Santarém BOAT registrou pelo menos três acidentes no domingo (6).
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4. Quem é o
público alvo desses textos?
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5. A imagem do
carro amassado, no qual ocorreu o acidente, te choca? Por quê? Você acha que
podemos evitar situações assim? Se sim, de que forma?
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6. Em sua
opinião, as normas de trânsito têm sido respeitadas pela sociedade? Por quê?
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7. Você acha que
é importante ler, conhecer e discutir com a sociedade esse assunto? Por quê?
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8. O uso da cadeirinha e de dispositivos de segurança, segundo o CBT, é uma obrigatoriedade ou uma possibilidade?
___________________________________________________________________________________ Vamos relembrar o que estudamos na última atividade sobre os tempos verbais e fixar nossos conhecimentos. Observe: São três tempos verbais: Presente, Passado (ou Pretérito) e Futuro. No modo indicativo são: Presente simples (estudo); Pretérito perfeito (estudei); Pretérito imperfeito (estudava); Pretérito mais-que-perfeito (estudara); Futuro do presente (estudarei); Futuro do pretérito (estudaria)
a) ( ) presente
simples.
b) ( ) pretérito
perfeito.
c) ( ) pretérito
imperfeito.
d) ( ) futuro do
pretérito.
a) ( ) presente
simples.
b) ( ) pretérito
perfeito.
c) ( ) pretérito
imperfeito.
d) ( ) futuro do
pretérito.
E os modos
subjuntivo e imperativo, mas esses são assuntos para outra aula.