Disciplina |
Série |
Taquaral de
Goiás |
Página 1 de 4
|
Estudo
Orientado |
8º ano A e B |
06/08/2021 |
Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Professora:
Pabliny Ribeiro Souto
Aluno
(a): ______________________________________________
Atividades complementares de Estudo
Orientado referente ao 3º Bimestre de 2021
UNIDADE TEMÁTICAS: Estudo
Orientado é...
OBJETO (S) DE
CONHECIMENTO: Formação do estudante autodidata
HABILIDADE: Compreender a
estrutura e a finalidade das aulas de Estudos Orientados.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Compreender as habilidades desenvolvidas nas aulas de Estudos Orientados.
INTERDISCIPLINARIDADE:
com todos os componentes curriculares, por desenvolver competências e
habilidades cognitivas e socioemocionais fundamentais para a melhoria da
aprendizagem e a incorporação na prática cotidiana do ato de estudar.
TEMA: ESTUDO ORIENTADO
É...
Olá estudante!
Chegou a hora de conhecer
todas as habilidades que serão desenvolvidas ao longo das aulas de Estudos
Orientados! Será que é um momento para fazer tarefas apenas? Ou uma oportunidade
de aprender a estudar? É o que você descobrirá nesta aula!
RECAPITULANDO
O estudo permite a
realização de suas conquistas pessoais, além de aprimorar habilidades como:
autoestima, determinação, entusiasmo, confiança, alegria, entre outros. Além
disso, o estudo demanda planejamento, execução e monitoramento, que são as
mesmas ações necessárias para desenvolver o seu Projeto de Vida. O conhecimento
sempre irá te ajudar a ampliar seus horizontes e visão de mundo, permitindo com
que faça escolhas mais sábias e objetivas, necessárias para a realização do seu
sonho.
ATIVIDADES
Para início de conversa,
que tal você registrar no seu caderno o que você acredita ser os objetivos e a
finalidade das aulas de Estudos Orientados? Para isso, pense bem no nome desse
componente curricular como forma de orientar sua reflexão.
01.Estudo Orientado é:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Legal, agora que você já refletiu sobre a finalidade do Estudo Orientado, vamos conhecer algumas definições!
Em primeiro lugar, ao
pensar em algo que seja “orientado” você já deve imaginar que o professor irá
solicitar que sejam feitas atividades e irá passar os conteúdos. Bem, isso irá
acontecer, mas apenas como uma forma de auxiliar a turma. O objetivo das aulas
de Estudos Orientados é a formação do estudante autodidata:
Um estudante autodidata é
aquele que desenvolve a capacidade de aprender um assunto de forma autônoma, ou
seja, sozinho, administrando o seu próprio processo de estudo. Mas... calma!
Esse processo ocorre de forma gradual, e os seus professores irão lhe auxiliar
muito a ter cada vez mais autonomia nos estudos. E por que isso é importante?
Porque você não deve esperar sempre as orientações de seus professores para
estudar, afinal, o maior beneficiado com o estudo é você mesmo. Então é
importante que você organize seu material, sua agenda e seu tempo de estudo,
ações que fazem parte do desenvolvimento do autodidatismo. Você vai aprender
isso nas próximas aulas, mas por enquanto vamos continuar conhecendo os
objetivos das aulas de Estudos Orientados. Para isso, dê uma olhada na tabela a
seguir, que apresenta, de forma resumida, como estão organizadas as aulas:
1. Para que serve o
Estudo Orientado? O Estudo Orientado é um tempo qualificado destinado à
realização de atividades pertinentes aos diversos estudos. Inicialmente
orientado por um professor, o estudante aprende métodos, técnicas e
procedimentos para estudar. Os estudantes aprendem e executam a organização,
planejamento e execução dos seus processos de estudo visando ao autodidatismo,
à autonomia, à capacidade de auto-organização e de responsabilidade pessoal.
2. Como funciona o Estudo
Orientado? Por meio de um conjunto de aulas semanais nas quais os estudantes
irão aprender a importância do estudo, a organização necessária para estudar,
técnicas de estudo e colocar tudo isso em prática com o apoio do educador.
3. O que se faz no
momento de Estudo Orientado? Pesquisas, tarefas, leituras, tirar dúvidas,
discutir assuntos em grupos, revisar conteúdos, aprender técnicas de estudo,
etc.
02.Pensando nisso, que tal
fazer uma reflexão sobre os conteúdos de Estudo Orientado que você já conhece e
aplica no seu dia a dia, e aqueles que ainda vai conhecer? Registre em seu
caderno:
Assuntos Realizo ou não?
Conheço? Aplico no meu dia a dia?
a)Autodidatismo (consigo
me organizar para estudar sozinho?)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Planejamento do estudo
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Organização para o
estudo (possuo agenda de estudos, utilizo os materiais adequados para estudar,
etc.)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Responsabilidade
pessoal (sou responsável com meus estudos?)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Importância do estudo
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
As aulas de Estudos
Orientados são um meio de garantir tempo, ambiente e recursos adequados para
estudar. As aulas devem ser, portanto, momentos nos quais você irá aprender a
estudar. Para isso deverão não só priorizar as atividades a partir dos seus
interesses pessoais, mas também localizar as dificuldades de aprendizagem
encontradas, sempre contando com o apoio do professor. Entender que estudar faz-se
necessário é a primeira etapa para se ter melhor aproveitamento do horário de
estudo, tema abordado na aula anterior. Você deve ter autonomia para escolher o
que estudar, de acordo com suas necessidades.
Dessa forma, as aulas de
Estudos Orientado funcionam como um momento para fazer tarefas, pesquisar, ler,
tirar dúvidas, discutir assuntos em grupos, revisar conteúdos, etc. Ou seja, é
um momento em que você poderá aprender a estudar e aplicar seus conhecimentos.
As aulas de Estudos
Orientados estão focadas no desenvolvimento de três habilidades foco, que serão
abordadas ao longo do ano:
• Organização pessoal – a
organização necessária para estudar de forma eficaz e que realmente resulte no
seu aprendizado.
• Comunicação oral e
escrita – se comunicar por meio verbal e de forma escrita. Para isso você irá
aprender a estudar em grupos, realizar monitoria, técnicas de leitura de textos
e registros de informações, entre outros.
• Aprender a Aprender –
para aprender é necessário conhecer a sua forma específica de aprendizagem e
algumas técnicas que podem facilitar o entendimento dos assuntos.
Agora que você já viu um
pouco sobre as principais habilidades desenvolvidas nas aulas de Estudos Orientados,
vamos fazer um jogo de perguntas e respostas! É muito fácil: leia as frases
abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F) e explique o porquê de sua
resposta:
O
objetivo destas aulas é que você compreenda os objetivos, a estrutura e a
funcionalidade das aulas de Estudo Orientado, bem como a razão de existir como
componente curricular. Esse é apenas o começo da sua jornada de imersão nos
estudos, outros assuntos muito bacanas irão ser abordados nas próximas aulas, e
logo você será um estudante autodidata! Não se esqueça de organizar sua rotina
diária de estudo, bem como a realização das atividades, pois a aprendizagem e
conhecimento é o seu maior tesouro!