sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 04 de Agosto de 2021

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 3ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

REVISÃO DE CONTEÚDO

SUBSTANTIVOS, PALAVRAS QUE DÃO NOMES...

São substantivos as palavras que dão nomes a: pessoas (Paula, José, Marcos); profissões (professora, advogado, médico); animais (gato, macaco, elefante); lugares (colégio, São Paulo, Rondônia); seres reais (casa, planta, flores); seres imaginários (fantasma, saci, fada); coisas inanimadas (pedra, mesa, cadeira) e palavras que expressam: sentimentos (ciúme, inveja, felicidade); estados de espírito (arrependimento, remors) e ações (rompimento, compreensão).


SUBSTANTIVOS COMUNS: designam seres da mesma espécie. São escritos com letras minúsculas.
Exemplos:
menina só tem dez anos.
gato fugiu e ninguém viu.

SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: designam um indivíduo particular, específico. São escritos com letras maiúsculas.
Exemplos:
Eu moro no município de Cacoal.
Pedro é um garoto muito esperto.

SUBSTANTIVOS SIMPLES: formados por um só radical.
Exemplos:
vida é bela.
Meu cachorro é preto com manchas brancas.

SUBSTANTIVOS COMPOSTOS: formados por mais de um radical.
Exemplos:
Homem-aranha é um herói dos quadrinhos.
Ficar com você só foi um passatempo.

SUBSTANTIVOS CONCRETOS: designam seres de existência real ou criados pela imaginação.
Exemplos:
Você assistiu ao filme do vampiro?.
Salve o planeta, evite o desperdício d'água.

SUBSTANTIVOS ABSTRATOS: designam qualidades, sentimentos, ações ou estados dos seres sem quais não poderiam existir.
Exemplos:
Não tenha ódio, tenha amor.
saudade é um prego e o coração é um martelo.

SUBSTANTIVOS PRIMITIVOS: não derivam de nenhuma outra palavra da língua portuguesa.
Exemplos:
ferro é um metal?
Marcelo ainda tem dente de leite.

SUBSTANTIVOS DERIVADOS: derivam de outra palavra da língua portuguesa.
Exemplos:
Já comprei a ferragem.
José Carlos é um dentista renomado.

SUBSTANTIVOS COLETIVOS: designam uma coleção de seres da mesma espécie.
Exemplos:
multidão estava agitada. (de pessoas)
biblioteca da escola ficou fechada durante toda a manhã. (de livros)

ATIVIDADES

1. Assinale com (P) as frases em que os substantivos destacados são próprios, com (C) os comuns e com (A) os abstratos.

a. (     ) A revista Veja é uma das revistas mais lidas no Brasil
b. (     ) Precisamos comer peixes.
c. (     ) Amor de mãe é infinito.
d. (     ) Inteligência é algo fundamental.
e. (     ) O livro está sobre a mesa.
f. (     ) A pobreza da alma causa pena.
g. (     ) Sua coragem me impressiona.
h. (     ) O pobre menino não tinha mãe.
i. (     ) Manoel sempre foi um menino estudioso.
j. (     ) O Rio de Janeiro continua lindo.

2. Forme substantivos compostos a partir das palavras a seguir.
a) mão
b) pão
c) abelha
d) manga
e) couve
f) salário
g) bomba
h) banana
i) peixe
j) homem

3. Escreva substantivos iniciados com a letra C, de acordo com a indicação.
a) Nomes de pessoas:
b) Nomes de cidades:
c) Nomes de animais:
d) Nomes de coisas:

4. Considerando suas respostas no exercício 3, quais foram escritos com iniciais maiúsculas? Por quê?

5. Complete as frases.

a) Amazonas, São Francisco e Tietê são nomes de....................................brasileiros.
b) Brasília, Belo Horizonte, Cacoal e Pimenta Bueno são nomes de.......................................
c) Mônica, Eduardo, José Ricardo, Maurício e Ana são nomes de.........................................
d) Calculadora, celular, relógio, máquina fotográfica, caneta e lápis são nomes de.........................

6. Reescreva, no quadro a seguir, os nomes citados no exercício 5, separando-os conforme sua classificação.

Substantivos próprios

Substantivos comuns

 

 

 

 

 

 

 
7. Reescreva as frases a seguir utilizando coletivos, como no modelo. Fique atento à concordância.
MODELO:
Os espectadores vaiaram o diretor da peça.
plateia vaiou o diretor da peça.
a) Os livros estavam destruídos por cupins.
b) As fotografias ficaram excelentes.
c) Os viajantes repousaram na pequena cidade.
d) Os carros da prefeitura estão em péssimas condições.
e) Os artistas fizeram uma excelente apresentação.

8. Crie substantivos abstratos a partir das palavras a seguir. Observe o modelo.
MODELO:
Fraco: fraqueza
a) sutil
b) belo
c) leve
d) certo
e) puro
f) mole
g) sincero
h) bravo
i) pobre

j) rebelde

9. Numere as palavras substantivas, de acordo com a sua classificação.

(1) abstratos
(2) próprios
(3) coletivos
(4) simples ou comum
(5) compostos

(     ) cata-vento, pé de moleque, girassol.
(     ) Ji-Paraná, Cecília, Marcos.
(     ) verdade, mentira, amizade.
(     ) elenco, discoteca, flora, fauna.
(     ) mesa, couve, rádio, avião.