quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Atividade de Educação Física - 6°B 29.10

Disciplina

Série

Data

 

Página 1 de 3

 

Ed. Física

6º Ano B

        28-10-2021

 

Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0     

Aluna(o):

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 4°BIMESTRE

HABILIDADES: (GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais.

CONCEITO: Brincadeiras e jogos da cultura popular

 

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões.

3. Leia as questões com atenção antes de responde-las;

 

TIPOS DE JOGOS E ESPORTES


Qual é a diferença entre jogo e esporte?

O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico, com normas livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. A busca pela vitória e competividade também está presente. Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é uma regra. Um exemplo clássico é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. Os jogos e os esportes ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.

Jogos Cooperativos

Muitas pessoas acreditam que a aula de Educação Física é somente um espaço para fazer exercícios físicos ou jogar um esporte. No entanto, a disciplina de Educação Física tem vários conteúdos: o esporte, a dança, a luta são alguns deles. Dentro destes conteúdos, podemos encontrar também os jogos. Os jogos podem ser classificados de várias formas, uma dessas classificações refere-se aos Jogos Cooperativos. Mas o que são os jogos cooperativos? Explicando de uma forma simples, podemos dizer que são jogos em que o foco principal não está na vitória, mas sim em atingir determinado objetivo comum. E esse objetivo só pode ser alcançado (ou é melhor e mais rapidamente alcançado), quando há um trabalho em equipe, quando existe uma cooperação entre os indivíduos participantes. Neste tipo de jogo a cooperação está em primeiro lugar e a vitória, tal como a conhecemos, não é tão importante. No decorrer dos séculos, foi constatado que praticamente todas as pessoas supervalorizam a competição e isso produz diversas consequências negativas, em vários aspectos da sociedade. Diante deste quadro, praticar jogos cooperativos tem uma importância ainda maior. A sociedade em que vivemos é altamente competitiva. Todos os esportes que conhecemos são focados na competição. Alguém ganha e alguém perde. Muitas vezes aprendemos que para vencer é preciso derrubar o outro e pouco se aprende sobre ganhar junto com o outro. Mas existem outras possibilidades de se jogar e de se conviver, além da competição. A atividade de competição é excludente, nela poucos participam e o número de ganhadores é ainda menor. A competição, nos moldes colocados pela sociedade atual, tem muito mais pontos negativos do que positivos. A cooperação é uma das possibilidades de mudança. Ajudar o outro, em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer meio em que vivemos é uma excelente medida para diminuir a violência de nossa sociedade e ter uma vida mais agradável. O quadro abaixo aponta algumas diferenças básicas entre a cooperação e a competição nos jogos:


Situação Cooperativa                                                          

Os participantes percebem que atingir os seus objetivos é, em parte, consequência da ação dos outros membros.
Os participantes são mais sensíveis às solicitações dos outros.
Todos se ajudam mutuamente com frequência.
Há maior homogeneidade na quantidade de contribuições e participações.
A produtividade em termos qualitativos é maior.
Frustrações ocorrem em menor quantidade.
A honestidade ocorre com bastante frequência.
“O jogo somos nós”
Joga-se com o propósito de continuar jogando.
Quem joga, gosta de ser surpreendido.

 Situação Competitiva

Os participantes percebem que atingir seus objetivos é incompatível com a obtenção dos objetivos dos demais.

Os participantes são menos sensíveis às solicitações dos outros.

A ajuda mútua ocorre com menor freqüência.

Há maior heterogeneidade na quantidade de contribuições e participações.

A produtividade em termos qualitativos é menor.

Frustrações ocorrem em maior quantidade.

A trapaça, a “esperteza”, ocorrem com maior freqüência.

“O jogo sou eu”

A finalidade maior é terminar o jogo.

Quem joga, gosta de controlar o jogo.

 

ATIVIDADES

1) Qual é o benefício da prática de jogos e esportes para crianças e jovens? __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

 

2) O que são os jogos cooperativos?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

3) Como conseguimos alcançar mais rapidamente os objetivos em um jogo cooperativo? __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

 

4) Cite um dos pontos negativos dos jogos competitivos. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

5) Cite duas diferenças entre os jogos competitivos e os jogos cooperativos

 ____________________________________________________________