Disciplina |
Série |
Data |
Página 1 de 3 |
Ed. Física |
6º Ano A |
28-10-2021 |
Colégio Estadual
Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Aluna(o):
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
REFERENTE AO 4°BIMESTRE
HABILIDADES: (GO-EF06EF25) Vivenciar
e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características
cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras,
problematizando suas interfaces com as relações sociais.
CONCEITO: Brincadeiras e jogos da cultura popular
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o
cabeçalho.
2. Dê
respostas completas a todas as questões.
3. Leia as
questões com atenção antes de responde-las;
TIPOS DE JOGOS E ESPORTES
Qual é a diferença entre jogo e esporte?
O
jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico, com normas livremente
estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras
preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade
esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. A busca
pela vitória e competividade também está presente. Na maior parte das vezes, o
esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é uma regra. Um
exemplo clássico é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. Os
jogos e os esportes ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens,
contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Jogos Cooperativos
Muitas
pessoas acreditam que a aula de Educação Física é somente um espaço para fazer
exercícios físicos ou jogar um esporte. No entanto, a disciplina de Educação
Física tem vários conteúdos: o esporte, a dança, a luta são alguns deles.
Dentro destes conteúdos, podemos encontrar também os jogos. Os jogos podem ser
classificados de várias formas, uma dessas classificações refere-se aos Jogos
Cooperativos. Mas o que são os jogos cooperativos? Explicando de uma forma
simples, podemos dizer que são jogos em que o foco principal não está na
vitória, mas sim em atingir determinado objetivo comum. E esse objetivo só pode
ser alcançado (ou é melhor e mais rapidamente alcançado), quando há um trabalho
em equipe, quando existe uma cooperação entre os indivíduos participantes.
Neste tipo de jogo a cooperação está em primeiro lugar e a vitória, tal como a
conhecemos, não é tão importante. No decorrer dos séculos, foi constatado que
praticamente todas as pessoas supervalorizam a competição e isso produz
diversas consequências negativas, em vários aspectos da sociedade. Diante deste
quadro, praticar jogos cooperativos tem uma importância ainda maior. A
sociedade em que vivemos é altamente competitiva. Todos os esportes que
conhecemos são focados na competição. Alguém ganha e alguém perde. Muitas vezes
aprendemos que para vencer é preciso derrubar o outro e pouco se aprende sobre
ganhar junto com o outro. Mas existem outras possibilidades de se jogar e de se
conviver, além da competição. A atividade de competição é excludente, nela
poucos participam e o número de ganhadores é ainda menor. A competição, nos
moldes colocados pela sociedade atual, tem muito mais pontos negativos do que
positivos. A cooperação é uma das possibilidades de mudança. Ajudar o outro, em
casa, no trabalho, na escola ou em qualquer meio em que vivemos é uma excelente
medida para diminuir a violência de nossa sociedade e ter uma vida mais
agradável. O quadro abaixo aponta algumas diferenças básicas entre a cooperação
e a competição nos jogos:
Situação
Cooperativa
Os participantes percebem que atingir seus objetivos é incompatível com a obtenção dos objetivos dos demais.
Os participantes são menos sensíveis às solicitações dos outros.
A ajuda mútua ocorre com menor freqüência.
Há maior heterogeneidade na quantidade de contribuições e participações.
A produtividade em termos qualitativos é menor.
Frustrações ocorrem em maior quantidade.
A trapaça, a “esperteza”, ocorrem com maior freqüência.
“O jogo sou eu”
A finalidade maior é terminar o jogo.
Quem joga, gosta de controlar o jogo.
ATIVIDADES
1) Qual é o benefício da prática de jogos
e esportes para crianças e jovens?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
2) O que são os jogos cooperativos?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
3) Como conseguimos alcançar mais
rapidamente os objetivos em um jogo cooperativo?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
4) Cite um dos pontos negativos dos jogos competitivos. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________
5) Cite duas diferenças entre os jogos competitivos e os jogos cooperativos
____________________________________________________________