Disciplina | Série | Data |
Página 1 de 3
|
Ed. Física | 7º Ano A e B | 29-10-2021 |
Colégio Estadual Princesa Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Aluna(o):
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 4°BIMESTRE
HABILIDADES: (GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais.
CONCEITO: Brincadeiras e jogos da cultura popular
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões.
3. Leia as questões com atenção antes de responde-las;
TIPOS DE JOGOS E ESPORTES
O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico, com normas livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. A busca pela vitória e competividade também está presente. Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é uma regra. Um exemplo clássico é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. Os jogos e os esportes ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Jogos Cooperativos
Muitas pessoas acreditam que a aula de Educação Física é somente um espaço para fazer exercícios físicos ou jogar um esporte. No entanto, a disciplina de Educação Física tem vários conteúdos: o esporte, a dança, a luta são alguns deles. Dentro destes conteúdos, podemos encontrar também os jogos. Os jogos podem ser classificados de várias formas, uma dessas classificações refere-se aos Jogos Cooperativos. Mas o que são os jogos cooperativos? Explicando de uma forma simples, podemos dizer que são jogos em que o foco principal não está na vitória, mas sim em atingir determinado objetivo comum. E esse objetivo só pode ser alcançado (ou é melhor e mais rapidamente alcançado), quando há um trabalho em equipe, quando existe uma cooperação entre os indivíduos participantes. Neste tipo de jogo a cooperação está em primeiro lugar e a vitória, tal como a conhecemos, não é tão importante. No decorrer dos séculos, foi constatado que praticamente todas as pessoas supervalorizam a competição e isso produz diversas consequências negativas, em vários aspectos da sociedade. Diante deste quadro, praticar jogos cooperativos tem uma importância ainda maior. A sociedade em que vivemos é altamente competitiva. Todos os esportes que conhecemos são focados na competição. Alguém ganha e alguém perde. Muitas vezes aprendemos que para vencer é preciso derrubar o outro e pouco se aprende sobre ganhar junto com o outro. Mas existem outras possibilidades de se jogar e de se conviver, além da competição. A atividade de competição é excludente, nela poucos participam e o número de ganhadores é ainda menor. A competição, nos moldes colocados pela sociedade atual, tem muito mais pontos negativos do que positivos. A cooperação é uma das possibilidades de mudança. Ajudar o outro, em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer meio em que vivemos é uma excelente medida para diminuir a violência de nossa sociedade e ter uma vida mais agradável. O quadro abaixo aponta algumas diferenças básicas entre a cooperação e a competição nos jogos:
Situação Cooperativa
Os participantes percebem que atingir seus objetivos é incompatível com a obtenção dos objetivos dos demais.
Os participantes são menos sensíveis às solicitações dos outros.
A ajuda mútua ocorre com menor freqüência.
Há maior heterogeneidade na quantidade de contribuições e participações.
A produtividade em termos qualitativos é menor.
Frustrações ocorrem em maior quantidade.
A trapaça, a “esperteza”, ocorrem com maior freqüência.
“O jogo sou eu”
A finalidade maior é terminar o jogo.
Quem joga, gosta de controlar o jogo.
ATIVIDADES
1) Qual é o benefício da prática de jogos e esportes para crianças e jovens? __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________
2) O que são os jogos cooperativos?
__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________
3) Como conseguimos alcançar mais rapidamente os objetivos em um jogo cooperativo? __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________
4) Cite um dos pontos negativos dos jogos competitivos. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________
5) Cite duas diferenças entre os jogos competitivos e os jogos cooperativos
____________________________________________________________