Disciplina |
Série |
Data |
Matemática |
6° ANO B |
09-08-2021 |
Colégio
Estadual Princeza Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Professor:
Lucas Eugênio Rosa
Aluna(o):
Operações com números decimais
Adição e subtração
de números decimais
Acompanhe a seguinte situação:
Aos domingos, Sabrine vai à padaria
com o pai comprar alimentos para o café da manhã. Observe o gasto que eles
tiveram no último domingo:
* R$ 3,50 de queijo; * R$ 4,00 de presunto; * R$ 3,00 de pão; * R$ 2,90 de requeijão; * R$ 3,90 de leite. O pai de Sabrine entregou uma
cédula de R$ 20,00 para pagar a conta. Esse valor é suficiente para pagar a
conta? Como Sabrine pode calcular o troco? |
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Como 17,30 < 20,00,
o valor dado foi suficiente para pagar a compra. Nesse caso, há troco a ser
devolvido, que pode ser calculado assim: 20,00 – 17,30. |
O valor que o pai de Sabrine deve receber de troco é R$ 2,70.
Multiplicação e
divisão de números decimais
A balança de pratos representados a seguir está equilibrada. Nela, foram colocadas 3 laranjas de mesma massa e 4 maças de mesma massa.
Sabendo que cada maçã da
imagem tem 132,6 gramas, como podemos fazer para determinar a massa aproximada
de cada laranja?
Como a balança está em
equilíbrio, podemos afirmar que a soma das massas das 4 maçãs é igual à soma
das massas das três laranjas. Assim, para calcular quantos gramas tem cada
laranja, basta multiplicar a massa de uma maçã por 4 e, em seguida, dividir o
resultado obtido por 3. Então, precisamos calcular o valor numérico da seguinte
expressão:
132,6 x 4
÷ 3
Para obter o valor
numérico dessa expressão, primeiro precisamos calcular 132,6 x 4.
Agora,
precisamos dividir 530,4 por 3.
530,4 ÷ 3
= 5 304 ÷ 3 = 176,8
Portanto, cada laranja
tem uma massa aproximada de 176,8 gramas.
Potenciação
de base decimal e expoente natural
Exemplos:
(0,2)3 =
(0,2) . (0,2) . (0,2) = 0,008
(1,5)4 =
(1,5) . (1,5) . (1,5) . (1,5) = 5,0625
(0,25)0 = 1
Notação científica
A notação científica é
muito usada para representar números muito grandes ou muito pequenos. Além de
facilitar a leitura e a escrita desses números, a notação científica facilita o
cálculo.
Para representar um
número em notação científica, devemos escrever um produto de um coeficiente a por uma potência de base 10 com
expoente inteiro n.
a . 10n
Exemplos:
80 000 = 8 . 104
920 000 000 = 9,2 . 108
ATIVIDADES
1. Paula ganhou um
cofrinho para guardar moedas. Todos os dias, ao chegar em casa, seu pai lhe dá
algumas moedas. Na segunda-feira, Paula recebeu R$ 0,80; na terça-feira, R$
1,35; na quarta-feira, R$ 0,90; na quinta-feira, R$ 2,20; e na sexta, R$ 1,45.
Quanto Paula recebeu, no total, durante esses 5 dias?
2. Ao comprar um jogo de
tabuleiro cujo preço à vista era R$ 199,90, Liliana deu R$ 70,00 de entrada e
pagou o restante em 2 parcelas de R$ 69,90. Quanto ela teria economizado se
tivesse comprado o jogo à vista?
A) ( ) R$ 7,10
B) ( ) R$ 8,1
C) ( ) R$ 14,70
D) ( ) R$ 32,90
4. Guilherme está
medindo o comprimento de um selo com um pedaço de uma régua, graduada em
centímetros, como mostra a figura. Qual é o comprimento do selo?
A) ( ) 3 cm
B) ( ) 3,4 cm
C) ( ) 3,6 cm
D) ( ) 4 cm