domingo, 8 de agosto de 2021

Matemática 6° Ano A e B 09-08-2021

 

Disciplina

Série

Data

Matemática

6° ANO B

     09-08-2021

Colégio Estadual Princeza  Izabel     -     Taquaral de Goiás-G0     

Professor: Lucas Eugênio Rosa

Aluna(o):

Operações com números decimais

Adição e subtração de números decimais

Acompanhe a seguinte situação:

Aos domingos, Sabrine vai à padaria com o pai comprar alimentos para o café da manhã. Observe o gasto que eles tiveram no último domingo:

* R$ 3,50 de queijo;

* R$ 4,00 de presunto;

* R$ 3,00 de pão;

* R$ 2,90 de requeijão;

* R$ 3,90 de leite.

 

O pai de Sabrine entregou uma cédula de R$ 20,00 para pagar a conta. Esse valor é suficiente para pagar a conta? Como Sabrine pode calcular o troco?

 

 

 

 

 

 

 


 

Para saber se R$ 20,00 são suficientes para pagar a compra, vamos adicionar os custos, em real, de cada item: 3,50 + 4,00 + 3,00 + 2,90 + 3,90.

 

 

Como 17,30 < 20,00, o valor dado foi suficiente para pagar a compra. Nesse caso, há troco a ser devolvido, que pode ser calculado assim: 20,00 – 17,30.



   O valor que o pai de Sabrine deve receber de troco é R$ 2,70.

Multiplicação e divisão de números decimais

A balança de pratos representados a seguir está equilibrada. Nela, foram colocadas 3 laranjas de mesma massa e 4 maças de mesma massa.

 

 

Sabendo que cada maçã da imagem tem 132,6 gramas, como podemos fazer para determinar a massa aproximada de cada laranja?

Como a balança está em equilíbrio, podemos afirmar que a soma das massas das 4 maçãs é igual à soma das massas das três laranjas. Assim, para calcular quantos gramas tem cada laranja, basta multiplicar a massa de uma maçã por 4 e, em seguida, dividir o resultado obtido por 3. Então, precisamos calcular o valor numérico da seguinte expressão:

 

132,6 x 4 ÷ 3

 

Para obter o valor numérico dessa expressão, primeiro precisamos calcular 132,6 x 4.

 


                                               Agora, precisamos dividir 530,4 por 3.

 

530,4 ÷ 3 = 5 304 ÷ 3 = 176,8

 

Portanto, cada laranja tem uma massa aproximada de 176,8 gramas.

 

Potenciação de base decimal e expoente natural

Exemplos:

(0,2)3 = (0,2) . (0,2) . (0,2) = 0,008

(1,5)4 = (1,5) . (1,5) . (1,5) . (1,5) = 5,0625

(0,25)0 = 1

 

Notação científica

A notação científica é muito usada para representar números muito grandes ou muito pequenos. Além de facilitar a leitura e a escrita desses números, a notação científica facilita o cálculo.

Para representar um número em notação científica, devemos escrever um produto de um coeficiente a por uma potência de base 10 com expoente inteiro n.

 

a . 10n

 

Exemplos:

80 000 = 8 . 104                                                 920 000 000 = 9,2 . 108

 

ATIVIDADES

1. Paula ganhou um cofrinho para guardar moedas. Todos os dias, ao chegar em casa, seu pai lhe dá algumas moedas. Na segunda-feira, Paula recebeu R$ 0,80; na terça-feira, R$ 1,35; na quarta-feira, R$ 0,90; na quinta-feira, R$ 2,20; e na sexta, R$ 1,45. Quanto Paula recebeu, no total, durante esses 5 dias?

 

2. Ao comprar um jogo de tabuleiro cujo preço à vista era R$ 199,90, Liliana deu R$ 70,00 de entrada e pagou o restante em 2 parcelas de R$ 69,90. Quanto ela teria economizado se tivesse comprado o jogo à vista?

 

3. Stevan saiu para passear e registrou seus gastos em um papel. Quando chegou em casa, notou que o valor de uma das despesas estava borrado. Sabendo que Stevan gastou R$ 40,00, qual foi o valor dessa despesa?

 


A) (   ) R$ 7,10

B) (   ) R$ 8,1

C) (   ) R$ 14,70

D) (   ) R$ 32,90

4. Guilherme está medindo o comprimento de um selo com um pedaço de uma régua, graduada em centímetros, como mostra a figura. Qual é o comprimento do selo?

 



A) (   ) 3 cm

B) (   ) 3,4 cm

C) (   ) 3,6 cm

D) (   ) 4 cm