Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 08 de junho de 2021
Série: 6º A e B
Nome:
6° ano –conteúdo: Civilização
Grega Antiga /Cultura Grega
Simulado de História referente ao 2º Bimestre de 2021
A CULTURA GREGA
Os deuses e os heróis gregos – Os gregos eram
politeístas, eles julgavam que seus deuses viviam no alto do Olimpo (montanha
mais alta da Grécia, com 2.917 metros de altura), por isso Olimpo passou a ser
sinônimo de céu, lugar onde reina a felicidade. Os deuses gregos eram
semelhantes aos seres humanos; guerreavam, sentia ódio, amor, ciúmes casavam e
tinham filhos. A esposa de Zeus (mais poderoso deus grego) chamava-se Hera, e o
filho do casal tinha o nome de Ares. Outros famosos deuses gregos do Olimpo:
Afrodite - deusa da beleza e do amor; Apolo - deus da
música; Ártemis - deusa da caça; Poseidon – deus dos mares; Atena
- deusa da sabedoria; Deméter – deusa da fertilidade; Hefesto –
deus do fogo e da metalurgia; Hermes – deus mensageiro e Héstia – deus dos
lares.
UMA RELIGIÃO CÍVICA – cada cidade grega cultuava seus
deuses, ao longo dos ano, os gregos faziam festas religiosas com procissões e
cultos aos deuses em troca de favores e proteção deles. Por isso se diz que a
religião grega era uma religião cívica. Os gregos cultuavam heróis. Herói era o
filho de uma divindade com um mortal ou uma personagem admirada por seus
feitos. Os gregos criavam mitos (histórias com base real ou inventada que busca
explicar a origem do mundo, da humanidade e dos fenômenos naturais) envolvendo
os deuses e heróis. O conjunto de mitos de um grupo ou povo recebe o nome de
mitologia. A mitologia grega é rica e variada e seu estudo ajuda a compreender
o modo de viver e pensar do povo grego.
OS JOGOS OLIMPICOS – Eram feitos em homenagem aos deuses
gregos a cada quatro anos na Grécia antiga. Os gregos acreditavam que seus
deuses tinham poderes incríveis, eram imortais e dominavam as forças da
natureza e para homenageá-los, faziam festas, como os Jogos Olímpicos. Os
vestígios deixados pelo tempo, como ruínas de antigas cidades e objetos ou
fragmentos de objetos, os arqueólogos deduziram que os primeiros jogos olímpicos
foram realizados no ano 776 a.C., na cidade de Olímpia. Eram para
homenagear Zeus, o mais respeitado deus grego, por isso, quando se
aproximava a data de sua realização, as guerras eram interrompidas em todo
mundo grego. Os habitantes de todas as cidades podiam viajar para Olímpia
livremente, sem medo de ser atacado ou preso, pois participariam de um grande
acontecimento esportivo, cívico e religioso.
Os jogos olímpicos tinham um perfil militar e
aristocrático. Militar, pois os participantes eram submetidos a duras provas de
força e resistência física para mostrar que já poderiam se tornar guerreiros.
Aristocrático, pois o objetivo de um atleta era se destacar em honra frente aos
seus competidores. As modalidades esportivas eram variadas. Havia corrida a pé,
a corrida com armas, a corrida de cavalos, a corrida de carros puxados por
cavalos. Além disso, ocorriam também as lutas corporais, o arremesso de disco e
de dardo. Os vencedores ganhavam uma coroa feita com folhas de louro e eram
recebidos com enorme entusiasmo na volta à sua cidade natal, onde se erguiam
estátuas em homenagem a eles. A presença da mulher era proibida, tanto nas
competições como na plateia.
AS ARTES GREGAS – Nas artes os gregos valorizavam o ser
humano, isto se verifica pelo teatro, escultura e a pintura criada por eles. O
TEATRO – Nasceu de uma festa religiosa e cívica em homenagem ao deus Dionísio,
o mais jovem dos deuses. O ponto alto desta festa era o concurso de teatro. As
peças eram apresentadas ao ar livre e, em um mesmo dia, eram encenadas várias
peças. Os episódios começavam pela manhã e reuniam milhares de pessoas.
Frequentara o teatro fazia parte da educação. Todos eram incentivados a
comparecer aos espetáculos teatrais. Os pobres podiam assistir gratuitamente.
Em Atenas, todas as atividades eram interrompidas em dias de espetáculos. Os
autores teatrais gregos escreveram peças que continuam sendo montadas hoje no
mundo inteiro. Os gregos foram os inventores de dois gêneros teatrais
consagradas: a comédia e a tragédia. Estas
são as duas máscaras famosas que caracterizam o teatro grego. A tragédia grega
tinha como tema a mudança drástica do destino das pessoas. Já a comédia
recorria ao humor para fazer críticas aos costumes e aos políticos. ESCULTURA –
Na Grécia antiga, as esculturas eram expostas principalmente em locais
públicos, como templos, fontes e praças. A maioria delas era encomendada pelo
governo da cidade. Os escultores gregos da época clássica (período de maior
brilho da civilização grega, séculos VI ao IV a.C.) se esforçavam para
reproduzir a figura humana de forma harmoniosa e respeitando suas proporções.
PINTURA – eram feitas em vasos de cerâmica (usados para armazenar e transportar
alimentos). São obras de grande valor artístico e, ao mesmo tempo, importantes
fontes para o estudo dos antigos gregos. Elas retratam cenas mitológicas ou do
dia a dia (esporte, amor, trabalho etc..)
FILOSOFIA – O clima de liberdade e de troca de ideias
existente nas cidades gregas favoreceu o desenvolvimento da Filosofia (em grego
quer dizer amor a sabedoria). A filosofia busca explicar tudo o que existe:
seres humanos, o mundo acontecimentos etc. Entre os principais filósofos gregos
estão Sócrates, Platão e Aristóteles que viveram entre os séculos V e IV a.C.
Sócrates – Conhece-te a ti mesmo! Sócrates (469-399 a.C.)
acreditava que o meio ideal para se chegar ao conhecimento era o diálogo.
Inicialmente, por meio de perguntas inteligentes, ele levava a pessoa a
reconhecer que desconhecia o assunto. Depois, aos poucos, ia levando a pessoa a
pensar sobre suas próprias afirmações até chegar a uma conclusão racional ou
uma definição.
Platão – O mundo das ideias – Depois de conviver muitos
anos com Sócrates, Platão (427 – 348 a.C.) fundou uma escola filosófica chamada
Academia. Lá se estudavam filosofia, matemática, e ginástica. Para Platão, o
mundo dos fenômenos (o que se pode ver ou tocar) é ilusório; já o mundo das
ideias é verdadeiro e nele é possível encontrar as ideias universais de
Verdade. Bem, bondade, justiça etc. Para Platão, a mais importante das ideias é
o bem. Mito da Caverna – Platão usou um recurso para apresentar seu pensamento.
Imaginou uma caverna onde um grupo de pessoas vivia acorrentado desde a
infância. Como i grupo estava acorrentado de costas para a saída, só conseguia
enxergar o fundo da caverna. Na caverna havia uma fogueira, o que permitia ao
grupo ver apenas as sombras das coisas que passavam às suas costas.
Um dia, um dos prisioneiros foi libertado e levado para
fora da caverna. Inicialmente, por não estar acostumado à luz do dia, ficou
quase cego. Depois, aos poucos, começou a ver os verdadeiros objetos. E pôde,
então, enxergar a beleza de um dia ensolarado, com toda a sua variedade de
formas, sons e cores. Empolgado, resolveu voltar à caverna para contar tudo aos
companheiros. Para Platão, esse homem pode ser comparado aos filósofos em seu
trabalho de ensinar a verdade às outras pessoas. Essa alegoria era uma forma de
Platão dizer que o que vemos no mundo dos fenômenos é apenas a “sombra” da
verdade que habita o mundo das ideias.
Aristóteles e a Lógica – Aristóteles (384-322 a.C.)
frequentou a escola de Platão; no entanto, discordava dele quanto à existência
de ideais universais. Aristóteles considerava necessário testar a validade das
ideias, e o único meio de fazê-lo era por meio da experiência. Uma importante
contribuição desse filósofo grego foi a sistematização da lógica, estudo de
como organizar o pensamento e a argumentação. Aristóteles escreveu sobre
diversos ramos do conhecimento e é um dos filósofos que mais influenciou o
pensamento ocidental.
Hipócrates de Cós – o pai da medicina ocidental – O médico grego Hipócrates de Cós é considerado o fundador da medicina ocidental. Ele descobriu que as doenças possuem causas naturais. Isto numa época em que se acreditava que as doenças ocorriam por foça do destino ou por vontade dos deuses. Foi o primeiro estudioso a perceber a relação entre o modo de vida de um paciente e a doença contraída por ele. A relação, por exemplo, entre a falta de cuidado com a higiene e determinadas doenças.
Simulado
1) Os
gregos da antiguidade acreditavam em vários deuses. Sobre os deuses gregos
podemos destacar que
(a) eles
tinham a forma de animais.
(b) os
deuses gregos tinham características humanas e sentiam raiva, ciúmes e outras
emoções. A única coisa que os diferenciava dos seres humanos era a
imortalidade.
(c) os
deuses gregos não tinham sentimentos e somente castigavam seu povo.
(d) os
deuses gregos não exerciam influência sobre a vida dos seres humanos.
2) Na
Grécia Antiga tinham costumes e crenças que fascinam muita gente até os dias
atuais, onde podemos destacar
(a) a
Mitologia, as Olimpíadas e os Heróis.
(b) o
Cristianismo, o Paganismo e a Mitologia.
(c) as
Guerras, o Modernismo e o Teatro.
(d) os
Heróis, o Budismo e o Ateísmo.
3) A
educação das cidades-estados de Atenas e Esparta era distinta. Comparando-se a
educação ateniense com a espartana, conclui-se que
(a) Os
atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os
espartanos, o militarismo.
(b) As
relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se
destacassem na sociedade.
(c) Em
Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
(d) Os
espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
4) Uma das
principais cidades-estados da Grécia Antiga foi Esparta. Qual das alternativas abaixo
apresenta características de Esparta?
(a)
Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no desenvolvimento
intelectual e artístico dos seus cidadãos.
(b)
Fundada pelos Dórios, Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma
sociedade estamental (pouca mobilidade social).
(c)
Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu em nenhuma guerra em
toda sua História.
(d)
Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e na indústria
suas principais atividades econômicas
5) Atenas
foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das alternativas
abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense?
(a) Atenas
foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
(b) Em
Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos,
mulheres e crianças.
(c) Os
atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a
Filosofia.
(d) Atenas
possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos
viviam com o mesmo padrão de renda.
6) Sobre
as Olimpíadas da Grécia Antiga é correto afirmar que
(a) as
modalidades femininas, apesar de menos apreciadas, alternavam-se às modalidades
masculinas e eram consagradas às deusas Afrodite e Atena.
(b) foram
estabelecidas por Péricles no século V a.C. para celebrar o esplendor da
cultura e da sociedade atenienses.
(c) além
dos gregos, eram convidados atletas representantes de povos aliados, como
fenícios e etruscos.
(d)
participavam dos jogos olímpicos os cidadãos das diversas cidades-estados
gregas, que decretavam tréguas para permitir a sua realização.
7) São
fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros tempos daquilo que
viria a se constituir na civilização grega os poemas "Ilíada" e
"Odisseia", atribuídos a Homero. Seus versos tratam, sobretudo, de
episódios e consequências relacionadas com
(a) o
domínio do fogo ofertado aos homens por Prometeu.
(b) a
longa guerra contra a cidade de Tróia.
(c) a
implantação da democracia em Atenas.
(d) os
combates e batalhas da Guerra do Peloponeso.
8) Na
Grécia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua nas guerras, a fim de
que a população pudesse participar dos jogos de Olímpia, competição que
originou os modernos Jogos Olímpicos, e que eram realizados em honra de
(a) Palas
Atena.
(b) Zeus.
(c) Deuses
de cada cidade.
(d)
Dionísio e Afrodite.
09) Atenas
foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime
democrático ateniense, é correto afirmar que
(a) a
inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da
população da Cidade-Estado na política.
(b) apenas
os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das
decisões tomadas na Cidade-Estado.
(c) os
estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das
decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.
(d) Era
erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes
eleitos pelo povo.
10) Leia
com atenção o texto que se segue:
O mundo em
que vivemos deve muito aos gregos antigos. Nosso idioma, o português, está
cheio de palavras gregas. As grandes obras de literatura e arte gregas até hoje
são modelo de beleza. (...)
Nos
museus, as esculturas gregas estão sempre cercadas por admiradores.
SCHMIDT,
Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.133.
São
aspectos da civilização grega, presentes nos nossos dias, EXCETO:
(a)
técnica da Mumificação;
(b)
realização das Olimpíadas;
(c) a
valorização da Lógica;
(d) a
defesa da valorização da democracia.