Colégio
Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 08 de junho de 2021.
Diretor: Wattson Mamedes de Souza Coordenadora:
Ieda Martins Cananéia
Professora: Denísia Maria de
Menezes Série: 7ª
Ano A e B
Aluno
(a):_____________________________________________________
Orientações à seguir para
aula de hoje:
1. Leia com atenção o texto explicativo (apoio para as atividades);
2.
Copiar corretamente o enunciado de cada questão;
3.
Questões discursivas devem ser respondidas com coerência;
4.
Caprichar na realização das atividades, pois elas são de referência ao Plano de
Ação e de caráter avaliativo;
5.
Dúvidas, estarei à disposição para ajuda-los, chamem no whatsApp.
LER PARA RESPONDER
· Texto 1: Desafios sociais e ambientais
do século XXI.
Na antiguidade havia importantes núcleos urbanos que abrigavam milhares de habitantes, como as cidades egípcias, mesopotâmicas, gregas e romanas. Mas foi a partir da Revolução Industrial que houve uma transformação radical nas cidades. Com as indústrias o núcleo produtivo das cidades se concentrou no meio urbano. No século XX, as cidades transformaram-se ainda mais, como consequência do crescimento das atividades industriais e expansão dos serviços. No início do séc. XXI, mais do que nunca, tornaram-se polos irradiadores do comércio. Todo esse crescimento trouxe problemas aos seus habitantes, principalmente de cunho social e ambiental.
O
aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão
mineral e o gás natural. A queima dessas substâncias produz o dióxido de
carbono (CO2) e o óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das
radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de planta,
esse processo causa o aumento da temperatura. Outro fator que contribui de
forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a
impermeabilização do solo.
Com
o aquecimento global atingindo esses níveis poderia acarretar sérios prejuízos
ambientais, entre eles, derretimento das calotas polares, extinção de espécies
animais, elevação dos níveis dos oceanos, alteração no regime das chuvas, etc.
Fonte:
História das cavernas ao terceiro milênio. Pg. 249 a 254.
(adaptado, Samuel Murgel Branco)
Tudo o que nós realizamos neste mundo está
de alguma maneira relacionado com a energia. Na verdade, não só o que fazemos,
mas tudo o que é feito na natureza.
Quando gasto energia para fazer alguma
atividade está vem de reservas que possuo acumuladas sob a forma de gorduras e
açúcares no meu organismo. Essas substâncias químicas são chamadas de glicose e
liberam a energia necessária sob a forma de calor, trabalho ou outra forma
qualquer.
[...] desmatamento, erosão, agrotóxicos,
extração de minérios, combustão.
Toda combustão produz uma quantidade muito
grande de gás carbônico, um dos gases causadores do efeito estufa ou
aquecimento progressivo da Terra. As combustões também podem produzir outro
efeito no meio ambiente, a chuva ácida. Nas grandes cidades também ocorre
algumas alterações climáticas de menor extensão, em consequência do uso de
energia em larga escala. São chamadas de ilhas de calor.
Fonte: O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI (pág 70 a 80).
O efeito estufa é um fenômeno natural e
imprescindível para a vida na Terra. Os chamados gases do efeito estufa, entre
eles o gás carbônico (CO2), formam uma camada protetora na atmosfera que
funciona como o telhado de uma estufa: permite a entrada de raios solares, mas
retém parte do calor refletido que se dissiparia para o espaço. As atividades
humanas, como a poluição, tem aumentado a concentração destes gases, causando o
aquecimento global.
· Texto 4: Os puns humanos contribuem para o
aquecimento global?
Sim,
meu caro. Seus gases são fonte de poluição. Isso porque as flatulências contêm
um gás chamado metano (CH4), que colabora no agravamento do efeito estufa e é
23 vezes mais danoso que o dióxido de carbono (CO2) - o principal gás-estufa.
O
metano está presente no pum de quase todos os animais, já que o sistema
digestivo da maioria dos bichos tem bactérias que ajudam na digestão. São elas
que produzem o metano que acaba tendo que ser eliminado pelo pum (ou pelo
arroto).
Mas
calma. Antes de ficar segurando seus gases e maneirar no consumo de repolho,
lembre-se que, no caso do ser humano, a quantidade de metano (e de gás
carbônico) é tão pequena que não podemos ser considerados poluentes pelas
flatulências que soltamos por aí.
"Uma
pessoa emite cerca de 700 mililitros de gases por dia. Desse total, 360
mililitros são de hidrogênio, 68 de dióxido de carbono e apenas 26 são de
metano", afirma o gastroenterologista Dan Waitzberg, da Faculdade de
Medicina da USP. Portanto, seu pum é bem pouco danoso - pelo menos no que diz
respeito ao ambiente, claro.
Não se pode dizer o mesmo das flatulências das vacas, carneiros, cabras, veados e girafas. Esses animais são os grandes emissores de metano na atmosfera. Diferentemente de nós, o pum de um desses ruminantes é uma verdadeira bomba gasosa para o planeta. Isso porque esses animais contam com um número muito maior de bactérias para ajudá-los na digestão da glicose das folhas que comem.
Dessa forma, a quantidade de metano produzida é alta no sistema digestivo de um ruminante (uma vaca, por exemplo, é capaz de emitir 250 mililitros de metano no ar por pum). Esse metano ajuda a criar na troposfera uma densa camada de gases que impede que parte do calor que incide sobre o nosso planeta seja liberada de volta para o espaço. Com isso, as temperaturas na Terra aumentam consideravelmente.
Especialistas defendem que a flatulência desses animais é o 3º fator para o agravamento do aquecimento global, com 16% das emissões de gases-estufa, só perdendo para a queima de combustíveis fósseis e de florestas - ambos responsáveis pela emissão de dióxido de carbono no ar. Lembrando que, se nós, humanos, consumimos a carne bovina em larga escala, acabamos contribuindo com a criação de gado e, portanto, com seus gases.
Perguntas Desafiadoras:
ATIVIDADES REFERENTE AO PLANO DE AÇÃO – 2º CICLO.
1)
O efeito estufa é um vilão ou é benéfico? Explique.
2)
Cite os diferentes tipos de energia encontrados nos textos. Quais delas não
agridem o ambiente?
3)
Como a sociedade contribui para o aquecimento global?
4)
Quais os efeitos indesejáveis para o ambiente decorrentes dos processos de
obtenção de energia?
5)
Que atitudes você pode tomar para ajudar a manter os recursos do planeta e
diminuir o aquecimento global?
6)
Quais os gases responsáveis pelo aumento do efeito estufa? O que podemos fazer
para diminuir esses gases?
7)
O que são os biocombustíveis?
8)
Realize uma pesquisa sobre os novos ônibus que circulam em Curitiba: o
“hibribus”. Como este tipo de veículo funciona e qual a sua contribuição para a
diminuição do efeito estufa?
9) Construa um mapa mental sobre o tema estudado.