Disciplina |
Série |
Data |
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Língua Portuguesa |
8° série A
e B |
17- 06-2021 |
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Aluno:______________________________________________ 8° A e B.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021
Retomando o conteúdo: Crônica
O que é crônica? É um
gênero textual muito presente
em jornais, revistas, portais de internet
e blogs. Esse
tipo de texto se destaca por
abordar aspectos do cotidiano, ou seja, questões comuns do nosso dia a
dia.
Quais as características da crônica? Além da narração de situações do cotidiano,
ela é caracterizada por:
-
Textos curtos e de fácil compreensão
-
Linguagem simples e descontraída
-
Poucos (ou nenhum)
personagens nas histórias
-
Análise crítica sobre contextos
e circunstâncias
-
Humor crítico,
irônico e sarcástico
-
Linha cronológica estabelecida.
Para
que serve uma crônica? Embora as crônicas retratem
acontecimentos do dia a dia, elas não têm a finalidade exclusiva de informar. Seu objetivo é, na verdade,
provocar uma reflexão
sobre o assunto abordado. Os cronistas costumam
identificar aspectos que, muitas vezes, passam despercebidos pelo restante da sociedade, mas que
merecem observação e análise.
Quais são os tipos de crônicas? A crônica
é um gênero textual que pode ser dividido
em diferentes tipos, conheça
as características de cada um deles:
ü Crônica descritiva - é tipificada pela descrição dos elementos na narrativa. Ou seja, é um texto que expõe
os detalhes de objetos,
lugares, personagens e demais partes.
ü Crônica narrativa - Esse tipo de crônica é marcado pela narração
em primeira ou terceira pessoa do singular. Ele costuma conter humor,
ação e crítica.
ü Crônica dissertativa - pode ser escrita em primeira ou terceira pessoa
do plural. Ela traz à tona o ponto de vista
do autor sobre o assunto em foco.
ü
Crônica humorística - Humor, ironia e sarcasmo são os componentes da crônica humorística.
Diferentes abordagens e estratégias podem ser adotadas
nesse tipo de texto para tratar dos temas que impactam a sociedade de forma cômica.
ü Crônica lírica - No gênero lírico, a expressão de emoções é predominante. A crônica lírica, portanto, evidencia o sentimentalismo.
ü Crônica poética - esta utiliza versos poéticos
em sua composição. Dessa forma,
além de traços
de poesia, também contém sentimentos e emoções.
ü Crônica narrativo-descritiva
- Esse tipo de crônica combina a narrativa e a descritiva.
ü Crônica jornalística - tem um viés do texto jornalístico no que diz respeito à veiculação de notícias e fatos. Dessa forma, busca abordar acontecimentos atuais, do mesmo dia ou semana, por
exemplo.
ü Crônica histórica - Ao contrário da crônica jornalística, que destaca eventos recentes, a crônica histórica
relembra episódios passados.
[...] Entre outras
Leia esta crônica de Moacyr
Scliar para responder às atividades de 1 a 4.
Moacyr Scliar escreveu
romances, contos, novelas, ensaios, crônicas,
tendo se dedicado ao público
infanto-juvenil. A crônica a seguir é exemplo de um texto do autor.
Os adolescentes e a solidão
Há coisa pior que a solidão na adolescência? Parece
que não, a julgar por uma pesquisa
feita pela professora Oraides Regina Alves (Porto Alegre).
A professora Oraides,
como outros professores e professoras deste
Estado, desenvolve, em
condições nem sempre fáceis, um trabalho criativo e ao mesmo tempo revelador.
Baseando-se numa reportagem da revista Nova Escola,
ela perguntou aos alunos o que era, para eles,
solidão.
As respostas são interessantes porque falam muito sobre os jovens contemporâneos do Mamonas Assassinas. "Solidão é vir à aula na
sexta-feira", diz Rodrigo, para quem, parece, todos os fins de semana são prolongados. "Sentir-se sozinho
num túnel sem aquela luzinha
no final, diz Giovani, a melhor descrição
de estado depressivo que já vi. Vitor Hugo dá à
sua resposta uma dimensão social: para ele, solidão "é ver que a fome e a miséria estão tomando conta do nosso
país". Celiana, para quem solidão é "escrever poemas de amor e não
ter a quem dar", vinga-se de
destino: depois de brigar com o namorado, a melhor coisa é "caminhar de
salto alto para incomodar os vizinhos do andar de
baixo". Eu
não
gostaria de
morar
nesse edifício. O futebol também
entra. Para Vitor Hugo, solidão
é ser colorado, enquanto o Ederson, que, evidentemente, torce para
o mesmo time, diz que se sente solitário quando tem de assistir a uma decisão
do Grêmio sozinho. Ainda dentro do item jogos e esportes, o Roger diz que
solidão é estar com o videogame queimado (e pelo tempo que funcionam, os videogames devem queimar muito).
A propósito, o Everton tem uma velada
queixa contra a Companhia
de Energia Elétrica: ele sente solitário quando "está sozinho e falta luz".
Há depoimentos
comoventes. Solidão, diz a
Tatiane, é "deitar na cama e beijar o travesseiro", ou, no plano familiar, "sentar a mesa e ver um único prato".
Solidão, diz a Patrícia, é "saber que mais dia, menos dia, meus pais vão se separar". Solidão, diz
Ederson, é "estar doente e ninguém vir lhe visitar"; "ter um pai
que não liga a mínima para você",
diz Mariana. "Acordar e não ter quem
dizer bom-dia", acrescenta Odete.
Solidão
é triste em qualquer idade.
Mas na adolescência parece ser pior. O mundo será melhor quando
os adolescentes não mais se sentirem sós.
(SCLIAR,Moacyr. Minha ,mãe não dorme enquanto
eu não chegar (e outras crônicas). Porto Alegre:L&PM,2002.)
Disponível
em: https://folhetimavulso.blogspot.com/2013/06/moacyr-scliar-escreveu.html acesso: 08, abr. 2021.
1. O principal propósito comunicativo desse texto é:
a) criticar a forma
contraditória como os
adolescentes definem solidão.
b) refletir sobre a relação que os jovens
de hoje estabelecem com a solidão.
c) divulgar os resultados de uma pesquisa sobre adolescência e solidão.
d) promover uma discussão sobre o comportamento dos adolescentes.
2. No texto, a
voz dos adolescentes
contribui, principalmente, para:
a) garantir a veracidade
dos resultados da pesquisa descrita.
b) evidenciar o modo
particular como cada um vivencia a solidão.
c) esclarecer o posicionamento dos adolescentes sobre solidão.
d) sustentar a ideia
de que a solidão é própria da adolescência.
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4. No fragmento
“A professora Oraides, como outros professores e professoras deste Estado, desenvolve,
em condições nem sempre fáceis, um trabalho
criativo e ao mesmo tempo revelador.
Baseando-se numa reportagem da revista Nova Escola, ela perguntou aos alunos o que era, para eles,
solidão.”, o pronome destacado foi utilizado para substituir
a:
a)
reportagem.
b)
Revista Nova Escola.
c)
solidão.
d)
professora.
5. Aponte as principais
características do gênero textual crônica.
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Produção textual
Você já esteve em algum lugar que te deixasse extasiado? Um lugar de beleza inexplicável, que te deixasse sem fôlego? Quando, onde, quem estava presente? Escreva uma crônica narrando como foi esse acontecimento, insira detalhes descrevendo o lugar e as emoções que te envolveram.
Para produzir sua crônica, é importante, antes de tudo, ser um bom observador dos detalhes, daquilo que te chamou a atenção. A observação da realidade por uma perspectiva inusitada leva o cronista a desenvolver bem seus textos. Ademais, um texto de qualidade deve ser projetado, rascunhado e revisado, não se esqueça de verificar aspectos relativos à ortografia, à concordância e, se necessário, reescrever seu texto, fazendo as devidas correções. Capriche!