quarta-feira, 16 de junho de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8º ano A e B

 

Disciplina

Série

Data

 

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 Língua Portuguesa

8° série A e B

  17- 06-2021

 

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Aluno:______________________________________________ 8° A e B.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021

Retomando o conteúdo: Crônica



O que é crônica? É um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse   tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano, ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.

 

Quais as características da crônica? Além da narração de situações do cotidiano, ela é caracterizada por:


-  Textos curtos e de fácil compreensão

-  Linguagem simples e descontraída

-  Poucos (ou nenhum) personagens nas histórias

-  Análise crítica sobre contextos e circunstâncias

-  Humor crítico, irônico e sarcástico

-  Linha cronológica estabelecida.


 

Para que serve uma crônica? Embora as crônicas retratem acontecimentos do dia a dia, elas não têm a finalidade exclusiva de informar. Seu objetivo é, na verdade, provocar uma reflexão sobre o assunto abordado. Os cronistas costumam identificar aspectos que, muitas vezes, passam despercebidos pelo restante da                 sociedade, mas que merecem observação e análise.

 

Quais são os tipos de crônicas? A crônica é um gênero textual que pode ser dividido em diferentes tipos, conheça as características de cada um deles:

ü Crônica descritiva - é tipificada pela descrição dos elementos na narrativa. Ou seja, é um texto que                             expõe os detalhes de objetos, lugares, personagens e demais partes.

ü Crônica narrativa - Esse tipo de crônica é marcado pela narração em primeira ou terceira pessoa do   singular. Ele costuma conter humor, ação e crítica.

ü Crônica dissertativa - pode ser escrita em primeira ou terceira pessoa do plural. Ela traz à tona o ponto de vista do autor sobre o assunto em foco.

ü Crônica humorística - Humor, ironia e sarcasmo são os componentes da crônica humorística.

Diferentes abordagens e estratégias podem ser adotadas nesse tipo de texto para tratar dos temas que impactam a sociedade de forma cômica.

ü Crônica lírica - No gênero lírico, a expressão de emoções é predominante. A crônica lírica, portanto, evidencia o sentimentalismo.

ü Crônica poética - esta utiliza versos poéticos em sua composição. Dessa forma, além de traços de poesia, também contém sentimentos e emoções.

ü Crônica narrativo-descritiva - Esse tipo de crônica combina a narrativa e a descritiva.

ü Crônica jornalística - tem um viés do texto jornalístico no que diz respeito à veiculação de notícias e fatos. Dessa forma, busca abordar acontecimentos atuais, do mesmo dia ou semana, por exemplo.

ü Crônica histórica - Ao contrário da crônica jornalística, que destaca eventos recentes, a crônica histórica relembra episódios passados.

[...] Entre outras

Leia esta crônica de Moacyr Scliar para responder às atividades de 1 a 4.

Moacyr Scliar escreveu romances, contos, novelas, ensaios, crônicas, tendo se dedicado ao público infanto-juvenil. A crônica a seguir é exemplo de um texto do autor.


Os adolescentes e a solidão

 

coisa pior que a solidão na adolescência? Parece que não, a julgar por uma pesquisa feita pela professora Oraides Regina Alves (Porto Alegre). A professora Oraides, como outros professores e professoras deste Estado, desenvolve, em condições nem sempre fáceis, um trabalho criativo e ao mesmo tempo revelador. Baseando-se numa reportagem da revista Nova Escola, ela perguntou aos alunos o que era, para eles, solidão.

As respostas são interessantes porque falam muito sobre os jovens contemporâneos do Mamonas Assassinas. "Solidão é vir à aula na sexta-feira", diz Rodrigo, para quem, parece, todos os fins de semana são prolongados. "Sentir-se sozinho num túnel sem aquela luzinha no final, diz Giovani, a melhor descrição de estado depressivo que já vi. Vitor Hugo dá à sua resposta uma dimensão social: para ele, solidão "é ver que a fome e a miséria estão tomando conta do nosso país". Celiana, para quem solidão é "escrever poemas de amor e não ter a quem dar", vinga-se de destino: depois de brigar com o namorado, a melhor coisa é "caminhar de salto alto para incomodar    os vizinhos do    andar     de     baixo".     Eu     não     gostaria     de     morar     nesse edifício. O futebol também entra. Para Vitor Hugo, solidão é ser colorado, enquanto o Ederson, que, evidentemente, torce para o mesmo time, diz que se sente solitário quando tem de assistir a uma decisão do Grêmio sozinho. Ainda dentro do item jogos e esportes, o Roger diz que solidão é estar com o videogame queimado (e pelo tempo que funcionam, os videogames devem queimar muito). A propósito, o Everton tem uma velada queixa contra a Companhia de Energia Elétrica: ele sente solitário quando "está sozinho e falta luz".

depoimentos comoventes. Solidão, diz a Tatiane, é "deitar na cama e beijar o travesseiro", ou, no plano familiar, "sentar a mesa e ver um único prato". Solidão, diz a Patrícia, é "saber que mais dia, menos dia, meus pais vão se separar". Solidão, diz Ederson, é "estar doente e ninguém vir lhe visitar"; "ter um pai que não liga a mínima para você", diz Mariana. "Acordar e não ter quem dizer bom-dia", acrescenta Odete.

Solidão é triste em qualquer idade. Mas na adolescência parece ser pior. O mundo será melhor quando   os adolescentes não mais se sentirem sós.

 

(SCLIAR,Moacyr. Minha ,mãe não dorme enquanto eu não chegar (e outras crônicas). Porto Alegre:L&PM,2002.)

Disponível em: https://folhetimavulso.blogspot.com/2013/06/moacyr-scliar-escreveu.html acesso: 08, abr. 2021.

 

1.  O principal propósito comunicativo desse texto é:

a)  criticar a forma contraditória como os adolescentes definem solidão.

b)  refletir sobre a relação que os jovens de hoje estabelecem com a solidão.

c)  divulgar os resultados de uma pesquisa sobre adolescência e solidão.

d)  promover uma discussão sobre o comportamento dos adolescentes.

 

2.  No texto, a voz dos adolescentes contribui, principalmente, para:

a)  garantir a veracidade dos resultados da pesquisa descrita.

b)  evidenciar o modo particular como cada um vivencia a solidão.

c)  esclarecer o posicionamento dos adolescentes sobre solidão.

d)  sustentar a ideia de que a solidão é própria da adolescência.

 3.  E para você, o que é a solidão? Em períodos difíceis sempre aprendemos preciosas lições. Que lições esse período de isolamento tem te  ensinado?

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4.  No fragmento “A professora Oraides, como outros professores e professoras deste Estado, desenvolve, em condições nem sempre fáceis, um trabalho criativo e ao mesmo tempo revelador.

Baseando-se numa reportagem da revista Nova Escola, ela perguntou aos alunos o que era, para eles, solidão.”, o pronome destacado foi utilizado para substituir a:


a)        reportagem.

b)        Revista Nova Escola.

c)        solidão.

d)       professora.


5.  Aponte as principais características do gênero textual crônica.

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 Produção textual

    Você já esteve em algum lugar que te deixasse extasiado? Um lugar de beleza inexplicável, que te deixasse sem fôlego? Quando, onde, quem estava presente? Escreva uma crônica narrando como foi esse acontecimento, insira detalhes descrevendo o lugar e as emoções que te envolveram.

    Para produzir sua crônica, é importante, antes de tudo, ser um bom observador dos detalhes, daquilo que te chamou a atenção. A observação da realidade por uma perspectiva inusitada leva o cronista a desenvolver bem seus textos. Ademais, um texto de qualidade deve ser projetado, rascunhado e revisado, não se esqueça de verificar aspectos relativos à ortografia, à concordância e, se necessário, reescrever seu texto, fazendo as devidas correções. Capriche!