Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 17 de Junho de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 17/06/2021 até as 22:30 horas da noite.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
A MAGIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Turma da Mônica, Homem-Aranha, Cavaleiros
do Zodíaco, X-Men… Quem não fica encantado com uma boa história em quadrinhos?
A banda desenhada (BD), história em quadrinhos ou HQ (que em Portugal também é
conhecida como livro aos quadradinhos) é uma forma de arte sequencial ou continuada
que une texto e imagens, organizadas com o objetivo de contar histórias dos
mais variados gêneros e estilos. As HQs são, em geral, publicadas no formato de
revistinhas, livros ou de pequenos trechos editados em jornais e revistas.
(...) As revistas em quadrinhos ou revistinhas receberam o diminutivo por causa do
formato a partir dos anos 50 e do público-alvo – crianças e adolescentes. O
termo gibi, como muitos preferem chamar hoje, nasceu do título de uma famosa
revista semanal lançada por Roberto Marinho em 1939. [...].
Provavelmente,
você já leu ou conhece uma história em quadrinhos. Certo? Vamos relembrar o que
é
Além da
impressão própria ou gibis, podemos encontrá-las na internet, revistas, livros,
jornais etc.
Essas histórias têm uma
característica bem marcante: os balões de fala. Vamos conhecer alguns tipos de
balões? Observe abaixo os exemplos com suas respectivas explicações.
"As onomatopeias servem para descrever os sons do mundo, como o latido de um cachorro, o tocar de um telefone, o apito do trem, o canto de pássaros, batidas etc.
Alguns exemplos:
Bash! ou bow – queda Brrr booom! – trovão
Drip! pim! ping! plim! plic! – gota
Ding! dim! plim! trim! – campainha
Honk! fom! fom! – buzina
Knock! Knock! toc! toc! – batida
Pow! pou! – soco
Trim! trim! prim! – toque de telefone
Leia a história em quadrinhos em tira a seguir e responda às questões 01 a 04.
QUESTÃO 1
A expressão facial da personagem Mônica no 1º quadrinho, indica:
a)tristeza, pois não acreditava no que estava vendo.
b)alegria,
já que seu amigo estava tomando banho.
c)agonia, pois ela não percebeu que já estava no fim da tarde.
d)surpresa, por acreditar que se tratava de Cascão mergulhando no rio.
e)sentimento de espanto, pois acreditava que era Cebolinha mergulhando no rio.
QUESTÃO 2
Ironia é a utilização de
palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal. Desta
forma, a ironia afirma o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa.
A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa. Ela procura valorizar algo, mas quando na realidade quer desvalorizar, incluindo também um timbre de voz para caracterizar melhor o ato. Apesar disso, a ironia não é apenas usada em relação a uma pessoa, mas também para fazer referência a uma situação ou acontecimento engraçado ou curioso.
Considerando o conceito de ironia, pode-se dizer que a personagem Mônica foi irônica no último quadrinho utilizando o termo “sujinho”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 3
Considere as afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
I. Na tira temos a onomatopeia TCHIBUM que indica o som do mergulho de Cascão.
II. O contorno dos balões varia conforme a intenção do autor do desenho.
III. A finalidade da história em quadrinhos é, somente, entreter e divertir;
a)Somente as afirmações I e II estão corretas.
b)Somente as afirmações I e III estão corretas.
c)Nenhuma afirmação está correta.
d)Somente a afirmação II está correta.
e)Todas as afirmações estão corretas.
QUESTÃO 4
No texto, percebe-se certa informalidade na linguagem, evidente principalmente no uso de:
a)Acredito b)Como c)Humberto?
d)Não e)Tava
QUESTÃO 5
Indique a alternativa INCORRETA quanto à ortografia.
a)Relógio b)Gibi c) Jilete
d)Pegajento e)
Inteligência
Às
vésperas de completar 45 anos de que foram criados, os orelhões resistem ao
tempo e à concorrência gerada pela popularização dos celulares. É bem verdade
que a utilização dos telefones de uso público (TUPs) – como são chamados,
tecnicamente – vem em queda, mas ainda assim esses aparelhos são bastante
usados, especialmente para ligações mais curtas e emergenciais. Só no Paraná há
cerca de 43 mil orelhões, dos quais 7,5 mil estão instalados em Curitiba. (...)
__________________________________________________
b)De acordo com o texto, os “orelhões” ainda são bastante usados. Cite
as situações em que isso ocorre.
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
QUESTÃO 07
Frase é a palavra ou o conjunto organizado
de palavras, com sentido completo, que estabelece
comunicação. Sabendo disso, assinale a alternativa
que indica quantas frases há no texto:
a)6 b)7 c)5
d)8 e)10
QUESTÃO 08
Explique como se reconhece o início e o final de uma frase em um texto escrito:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tradicionalmente, a gramática classifica as frases em quatro tipos: Interrogativa, declarativa, exclamativa e imperativa. Considerando isto, escreva para cada frase a sua respectiva classificação.
a)“O telefone toca.” _____________________________________________________________________
b) “Tem oculista aí?” ____________________________________________________________________
c) “Sim, claro!” _________________________________________________________________________
d) “Não, não!” __________________________________________________________________________
QUESTÃO 10
Explique a diferença entre linguagem verbal, linguagem não verbal e linguagem multimodal. Exemplifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________