Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 17 de Junho de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 17/06/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Objetivos: Compreender alguns aspectos e
características do gênero crônicas;
conhecer alguns autores de crônicas.
Identificar e interpretar a tipologia narração no gênero textual
crônica;
Analisar e refletir sobre a escrita da língua padrão por meio da
gramática.
Dentre os inúmeros gêneros textuais existentes, um dos mais populares e utilizados para descrever situações do cotidiano é a crônica. Mas você sabe identificar esse tipo de texto? Conhece suas principais características? Fica com a gente que vamos te contar tudo o que você precisa saber.
Muito usado em textos jornalísticos publicados em jornais e revistas, é escrita com uma linguagem simples e coloquial, que torna a leitura mais fácil e agradável. E também permite que o leitor se sinta amigo do cronista, já que o texto é desenvolvido em tom de conversa informal.
A crônica é um tipo de texto que tem prazo de validade por se tratar de um assunto contemporâneo, geralmente uma crítica ou comentário sobre algo que está sendo debatido no momento.
CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA
Entre as principais características da crônica, é possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. Além de se tratar de uma abordagem que geralmente retrata temas contemporâneos.
Em seu eixo temático, é um texto que retrata acontecimentos do cotidiano, sempre com um caráter crítico (sobre comportamentos sociais, leis, instituições etc). É um gênero textual que passeia entre o jornalístico e o literário, trazendo temas reais trabalhados de forma mais subjetiva.
A crônica é um tipo de texto que chama atenção pelo seu tom mais leve, muitas vezes irônico e humorístico, prendendo a atenção do leitor por contar a história de forma rápida e sem grandes detalhamentos.
A essência da crônica é:
Trata de assuntos contemporâneos;
Utiliza linguagem simples e coloquial;
uso de pouco ou nenhum personagem;
Tom irônico e humorístico;
Bastante usado no jornalismo;
Textos rápidos e objetivos.
PRINCIPAIS CRONISTAS
O Brasil tem muitos cronistas populares. Entre os principais nomes, vale
destacar os seguintes autores:
Antônio Prata; Machado de Assis; Luís Fernando Veríssimo; Carlos Heitor Cony; Rubem Braga.
Apesar de se tratar de um texto narrativo-descritivo, a crônica pode ser escrita de formas diferentes e tratar os assuntos de formas distintas. Entre os principais tipos de crônica, é possível destacar:
Crônica narrativa: A crônica narrativa sempre contam com fatos do cotidiano, acontecimentos das últimas semanas e ações em geral. O texto conta uma história, seja em 1ª ou 3ª pessoa do singular, relacionada a diferentes fatos.
Crônica jornalística: Texto muito utilizado pela imprensa brasileira para retratar e refletir sobre temas da atualidade em uma linguagem um pouco mais leve. Esse tipo de crônica possui um caráter mais narrativo e argumentativo, mas sempre trazendo a leveza textual.
Copie as questões e responda no caderno
01.a)Qual gênero textual é citado?
____________________________________________________________________________
b)Quais a principais características desse gênero?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Quantos e quais os tipos de crônicas que existem?
___________________________________________________________________________________
d)Cite dois importantes cronistas.
___________________________________________________________________________________
e)Você já leu alguma crônica? Escreva o título e conte sobre essa
crônica.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade sobre a crônica "o Padeiro", de Rubem
Braga
Tomo o meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando:
— Não é ninguém, é o padeiro!
Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo?
— Então você não é ninguém?
Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém, não senhora, é o padeiro”. Assim ficara sabendo que não era ninguém…
Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo.
Rubem Braga. Ai de ti, Copacabana, Crônicas. Editora do autor,
Rio de Janeiro, 1960
02.Que
fato inspirou o narrador a escrever esta crônica?
___________________________________________________________________________________
03.O narrador está tomando
café com pão. Que expressão indica que o pão não foi feito naquele
dia?_____________________________________________________________________________
04.De
quem o narrador-personagem se lembra?
___________________________________________________________________________________
05.De
que fato o acontecimento desse dia fez o narrador-personagem se lembrar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06.O padeiro, ao gritar
“não é ninguém, é o padeiro!”, tranquilizava os moradores. Que queria dizer com
tal expressão?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. Em “Ele abriu um
sorriso largo”, a quem se refere o pronome ele?
___________________________________________________________________________________
08. Em sua opinião, a profissão de padeiro é importante? Por quê?
Escreva um pequeno texto de 10 a 20 linhas pensando sobre:
Você acredita que existe alguma profissão que não seja importante?
O que leva uma pessoa a não ser valorizada socialmente?
Por que existem profissões que não são valorizadas socialmente em nosso
país?
Por que algumas profissões são mais valorizadas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________