Disciplina | Série | Data | Página 1 de 2 |
Língua Portuguesa | 8° série A e B | 07- 06-2021
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Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza.
Professora: Aline lorrana Maia.
Aluno (a):___________________________________________________ Série: 8º A e B
Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre de 2021
Conteúdo: Anúncio Publicitário
Objetivo: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários.
RETOMANDO O GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO
Os anúncios publicitários são de alta circulação social e tendem a se tornar mais e mais comuns em virtude
das características da sociedade atual, baseada na produção e no consumo de
mercadorias e ideias. São textos
que atuam justamente no sentido de convencer o público a comprar determinado
produto ou, ainda, no sentido de
despertar a consciência do público para a não destruição do meio ambiente ou
abordar quaisquer outros
problemas sociais.
No segundo caso, os textos
publicitários procuram "vender" uma ideia, ou estimular os leitores a
mudar seu comportamento, suas atitudes acerca de algo.
Nesse sentido, existem textos publicitários que visam convencer o leitor a parar de fumar, a levar uma vida
mais saudável, a conservar o patrimônio cultural de uma cidade, a usar
adequadamente o transporte público,
etc.
A principal característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço.
Os publicitários, ou seja, aqueles que produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.
Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!
De acordo com as funções da linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores.
Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.
Características do Anúncio Publicitário
As principais características do Anúncio Publicitário são:
- Caráter comercial
- Linguagem verbal e não verbal
- Linguagem simples
- Textos relativamente curtos
- Textos persuasivos e atrativos
- Humor, ironia e criatividade
- Verbos no modo imperativo
- Uso de cores, imagens, fotografias
Característica do anúncio publicitário
É um texto curto, de linguagem mista, mesclando elementos verbais com não verbais. A linguagem visual
— com a exploração de cores, texturas, contrastes,
luz — e a linguagem sonora podem ser exploradas de modo significativo nos
textos publicitários.
Por sua linguagem
concisa e curta, os textos trabalham a palavra como um recurso de forte
poder expressivo, portanto fogem
dos seus usos denotativos e mais “comuns” e passam a ser um “ícone” de alguma parte da mensagem. Isso também ocorre com os outros elementos, como as cores, que possuem uma simbologia, bem como
a padronização dos corpos, do bom
e mal, do bonito e feio, etc.
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/texto-publicitario-propaganda-tambem-vende-ideias-e-sugere-
O texto
apresenta uma propaganda da nova bebida do “Café da Lu”. O nome do estabelecimento já é colocado
em posição superior, algo que pode reforçar o vínculo entre produto,
consumidor e marca. Há também o jogo
de cores que mistura os tons de marrom,
que remetem ao café e ao chocolate, ao mesmo tempo em que o fundo preto contribui para uma noção de seriedade
ou sofisticação, que pode, inclusive, ser uma
identidade da cafeteria. Mesclado a esses tons mais fechados, vê-se a marcação
do verde das folhas e do amarelo, contribuindo para o “clima de verão”, sem negar
a identidade do estabelecimento.
O anúncio
trabalha com frases curtas e incisivas que apresentam as dúvidas, necessidades,
respostas e soluções: “VOCÊ JÁ
EXPERIMENTOU?”/ “AQUI TEM”. Além disso, embora não conste o preço da bebida, afirma-se que, na compra de uma
bebida, ganha-se outra. Essas são algumas das estratégias de atração
e convencimento que a publicidade pode utilizar para oferecer
um produto ou serviço.
Imagem disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm Acesso
em: 16, abr. 2021.
Atividades:
Leia os textos a seguir para resolver as
atividades propostas:
Texto 1:
1. Qual a finalidade desses
textos?
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2. Sabe-se que o assunto
de um texto é mais generalizado, tem um significado mais amplo, mais geral, pode ser desdobrado em diversos temas. Nesse
sentido, qual é o assunto abordado nesse texto?
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3. Qual é a ideia
divulgada nesse texto?
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4. Para qual público-alvo o texto foi destinado?
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5. Que tipo de linguagem é predominante nesses dois textos?
a) ( ) Literária.
b) ( ) Verbal
e não verbal.
c) ( ) Subjetiva.
d) ( ) Formal
e informal.
6. Os anúncios publicitários são direcionados:
a) ( ) aos
jovens.
b) ( ) aos adultos.
c) ( ) à todas
as idades.
d) ( ) aos idosos.
7. Os textos em estudo são exemplos do gênero:
a) ( ) publicitário.
b) ( ) informativo.
c) ( ) classificado.
d) ( ) notícia.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Leia este trecho da peça teatral Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare, para produzir o seu anúncio.
CENA II
[…] Jardim de Capuleto. Entra Romeu
ROMEU – Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo.
(Julieta aparece na janela.) Mas silêncio! Que luz se escoa agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso sol, e mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva, és mais formosa que ela. Deixa, pois, de servi-la; ela é invejosa. Somente os tolos usam sua túnica vestal, verde e doente; joga-a fora. Eis minha dama. Oh, sim! é meu amor. Se ela soubesse disso! Ela fala; contudo, não diz nada. Que importa? Com o olhar está falando. […]. Ah! se eu fosse uma luva dessa mão, para poder tocar naquela face!
JULIETA – Ai de mim!
ROMEU – Oh, falou! Fala de novo, anjo brilhante […].
JULIETA – Romeu, Romeu! Ah! Por que és tu Romeu? Renega o pai, despojate do nome; ou então, se não quiseres, jura ao menos que amor me tens, porque uma Capuleto deixarei de ser logo.
Disponível em: https://plurall-content.s3.amazonaws.com/oeds/NV_ORG/PNLD/PNLD20/Portugues_Linguagens/8ano/03_BIMESTRE/08_VERSAO_FINAL/03_PDFS/22_LING_LP_8ANO_3BIM_Gabarito_TRTART.pdf Acesso em:14, abr. 2021.
8. Imagine que a sua turma se organizou para apresentar essa peça teatral para toda a comunidade escolar. Produza um anúncio publicitário divulgando esse evento e convencendo o público a prestigiá-lo.