quarta-feira, 2 de junho de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8º ano A e B

Disciplina

Série

Data

 

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 Língua Portuguesa

8° série A e B

  07- 06-2021

  




Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline lorrana Maia.

Aluno (a):___________________________________________________ Série: 8º A e B


Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre de 2021

Conteúdo: Anúncio Publicitário

Objetivo: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários.


RETOMANDO O GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO

Os anúncios publicitários são de alta circulação social e tendem a se tornar mais e mais comuns em virtude das características da sociedade atual, baseada na produção e no consumo de mercadorias e ideias. São textos que atuam justamente no sentido de convencer o público a comprar determinado produto ou, ainda, no sentido de despertar a consciência do público para a não destruição do meio ambiente ou abordar quaisquer outros problemas sociais.

No segundo caso, os textos publicitários procuram "vender" uma ideia, ou estimular os leitores a mudar seu comportamento, suas atitudes acerca de algo.

Nesse sentido, existem textos publicitários que visam convencer o leitor a parar de fumar, a levar uma  vida mais saudável, a conservar o patrimônio cultural de uma cidade, a usar adequadamente o transporte público, etc.

 

A principal característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço.

Os publicitários, ou seja, aqueles que produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.

Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!

De acordo com as funções da linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores.

Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.

Características do Anúncio Publicitário

As principais características do Anúncio Publicitário são:

  • Caráter comercial
  • Linguagem verbal e não verbal
  • Linguagem simples
  • Textos relativamente curtos
  • Textos persuasivos e atrativos
  • Humor, ironia e criatividade
  • Verbos no modo imperativo
  • Uso de cores, imagens, fotografias

Característica do anúncio publicitário

É um texto curto, de linguagem mista, mesclando elementos verbais com não verbais. A linguagem visual

— com a exploração de cores, texturas, contrastes, luz — e a linguagem sonora podem ser exploradas de modo significativo nos textos publicitários.

Por sua linguagem concisa e curta, os textos trabalham a palavra como um recurso de forte poder expressivo, portanto fogem dos seus usos denotativos e mais “comuns” e passam a ser um “ícone” de alguma parte da mensagem. Isso também ocorre com os outros elementos, como as cores, que possuem uma simbologia, bem como a padronização dos corpos, do bom e mal, do bonito e feio, etc.

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/texto-publicitario-propaganda-tambem-vende-ideias-e-sugere-



O texto apresenta uma propaganda da nova bebida do “Café da Lu”. O nome do estabelecimento já é colocado em posição superior, algo que pode reforçar o vínculo entre produto, consumidor e marca. Há também o jogo de cores que mistura os tons de marrom, que remetem ao café e ao chocolate, ao mesmo tempo em que o fundo preto contribui para uma noção de seriedade ou sofisticação, que pode, inclusive, ser uma identidade da cafeteria. Mesclado a esses tons mais fechados, vê-se a marcação do verde das folhas e do     amarelo, contribuindo para o “clima de verão”, sem negar a identidade do estabelecimento.

O anúncio trabalha com frases curtas e incisivas que apresentam as dúvidas, necessidades, respostas e soluções: “VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU?”/ “AQUI TEM”. Além disso, embora não conste o preço da bebida, afirma-se que, na compra de uma bebida, ganha-se outra. Essas são algumas das estratégias de atração e convencimento que a publicidade pode utilizar para oferecer um produto ou serviço.

Imagem disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm Acesso em: 16, abr. 2021.


Atividades:

Leia os textos a seguir para resolver as atividades propostas:

Texto 1:



Texto 2:



1.    Qual a finalidade desses textos?

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2.    Sabe-se que o assunto de um texto é mais generalizado, tem um significado mais amplo, mais geral, pode ser desdobrado em diversos temas. Nesse sentido, qual é o assunto abordado nesse texto?

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3.    Qual é a ideia divulgada nesse texto?

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4.    Para qual público-alvo o texto foi destinado?

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5.    Que tipo de linguagem é predominante nesses dois textos?

a)  ( ) Literária.

b)  ( ) Verbal e não verbal.


c)  ( ) Subjetiva.

d)  ( ) Formal e informal.

 

6.  Os anúncios publicitários são direcionados:

a)  ( ) aos jovens.

b)  ( ) aos adultos.

c)  ( ) à todas as idades.

d)  ( ) aos idosos.

 

7.  Os textos em estudo são exemplos do gênero:

a)  ( ) publicitário.

b)  ( ) informativo.

c)  ( ) classificado.

d)  ( ) notícia.


PRODUÇÃO TEXTUAL

Leia este trecho da peça teatral Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare, para produzir o seu anúncio.

CENA II

 […] Jardim de Capuleto. Entra Romeu

ROMEU – Só ri das cicatrizes quem ferida nunca sofreu no corpo.

(Julieta aparece na janela.) Mas silêncio! Que luz se escoa agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso sol, e mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva, és mais formosa que ela. Deixa, pois, de servi-la; ela é invejosa. Somente os tolos usam sua túnica vestal, verde e doente; joga-a fora. Eis minha dama. Oh, sim! é meu amor. Se ela soubesse disso! Ela fala; contudo, não diz nada. Que importa? Com o olhar está falando. […]. Ah! se eu fosse uma luva dessa mão, para poder tocar naquela face!

JULIETA – Ai de mim!

ROMEU – Oh, falou! Fala de novo, anjo brilhante […].

JULIETA – Romeu, Romeu! Ah! Por que és tu Romeu? Renega o pai, despojate do nome; ou então, se não quiseres, jura ao menos que amor me tens, porque uma Capuleto deixarei de ser logo.

Disponível em: https://plurall-content.s3.amazonaws.com/oeds/NV_ORG/PNLD/PNLD20/Portugues_Linguagens/8ano/03_BIMESTRE/08_VERSAO_FINAL/03_PDFS/22_LING_LP_8ANO_3BIM_Gabarito_TRTART.pdf  Acesso em:14, abr. 2021.

8. Imagine que a sua turma se organizou para apresentar essa peça teatral para toda a comunidade escolar. Produza um anúncio publicitário divulgando esse evento e convencendo o público a prestigiá-lo.