Disciplina |
Série |
Data |
Matemática |
8º Ano A e B |
07-05-2021 |
Colégio Estadual Princeza Izabel -
Taquaral de Goiás-G0 07/05/2021
Aluna(o): ___________________________________________________
Série: 8° Ano A e B
Professor: Lucas Eugênio
Atividades
Equação do Primeiro Grau
As equações de primeiro grau são
sentenças matemáticas que estabelecem relações de igualdade entre termos
conhecidos e desconhecidos, representadas sob a forma:
ax+b = 0
Donde a e b são números reais, sendo a um valor
diferente de zero (a ≠ 0) e x representa o valor desconhecido.
O valor desconhecido é chamado de incógnita que significa "termo a
determinar". As equações do 1º grau podem apresentar uma ou mais
incógnitas.
As incógnitas são expressas por uma letra qualquer,
sendo que as mais utilizadas são x, y, z. Nas equações do primeiro grau, o
expoente das incógnitas é sempre igual a 1.
As igualdades 2.x = 4, 9x + 3 y = 2 e 5 = 20a + b
são exemplos de equações do 1º grau. Já as equações 3x2+5x-3 =0, x3+5y=
9 não são deste tipo.
O lado esquerdo de uma igualdade é chamado de 1º
membro da equação e o lado direito é chamado de 2º membro.
Como resolver uma equação de primeiro grau?
O
objetivo de resolver uma equação de primeiro grau é descobrir o valor
desconhecido, ou seja, encontrar o valor da incógnita que torna a igualdade
verdadeira.
Para
isso, deve-se isolar os elementos desconhecidos em um dos lados do sinal de
igual e os valores constantes do outro lado.
Contudo,
é importante observar que a mudança de posição desses elementos deve ser feita
de forma que a igualdade continue sendo verdadeira.
Quando um
termo da equação mudar de lado do sinal de igual, devemos inverter a operação.
Assim, se tiver multiplicando, passará dividindo, se tiver somando, passará
subtraindo e vice-versa.
Exemplo
Qual
o valor da incógnita x que torna a igualdade 8x - 3 = 5 verdadeira?
Solução
Para
resolver a equação, devemos isolar o x. Para isso, vamos primeiro passar o 3
para o outro lado do sinal de igual. Como ele está subtraindo, passará somando.
Assim:
8x = 5 + 3
8x = 8
Agora podemos passar o 8, que está multiplicando o x,
para o outro lado dividindo:
x = 8/8
x = 1
Outra
regra básica para o desenvolvimento das equações de primeiro grau determina o
seguinte:
Se
a parte da variável ou a incógnita da equação for negativa, devemos multiplicar
todos os membros da equação por –1. Por exemplo:
– 9x = – 90 . (-1)
9x = 90
x = 10
Atividades
01.Resolva as equações abaixo: (deixar os
cálculos)
a) 12 – 7 + 4x = 25
b) 5x – 3x = 30
c) 4x + 10 = 45 – 3x
02. Seja a equação do 1º grau 2x + 4 = 2 – 3x, responda:
a) Qual o primeiro membro desta equação?
b) Qual o segundo membro?
c) Qual o valor de x que torna a equação
verdadeira?
03. Entre as equações a
seguir, qual delas tem valor igual a 6? (deixar os cálculos)
a)18x - 43 = 65
b) 4x +
2 = 38
c) 9x = 6x + 12