terça-feira, 4 de maio de 2021

Matemática 7° Ano A e B

Colégio Estadual Princesa Izabel – Taquaral de Goiás - GO,____ de _________ de 2.021.

Aluno (a): ______________________________________________ nº _____

Professor: Rafael Camargo    Série: 7° Ano  turma: A  turno:Matutino.

Professor: Lucas Eugênio       Série: 7° Ano turma: B turno: Vespertino.

Atividade de Matemática referente ao 2º Ciclo de 2021.

01) Adição de números positivos

A soma de dois números positivos é um número positivo.

EXEMPLOS:

a) (+2) + (+5) = +7
b) (+1) + (+4) = +5
c) (+6) + (+3) = +9

Observe que escrevemos a soma dos números inteiros sem colocar o sinal + da adição e eliminamos os parênteses das parcelas.

2) Adição de números negativos

A soma de dois números negativos é um número negativo

Exemplos:

a) (-2) + (-3) = -5
b) (-1) + (-1) = -2
c) (-7) + (-2) = -9

Observe que podemos simplificar a maneira de escrever deixando de colocar o sinal de + na operação e eliminando os parênteses das parcelas.

3) Adição de números com sinais diferentes

A soma de dois números inteiros de sinais diferentes é obtida subtraindo-se os valores absolutos, dando-se o sinal do número que tiver maior valor absoluto.

Exemplos:

a) (+6) + ( -1) = +5
b) (+2) + (-5) = -3
c) (-10) + ( +3) = -7

Simplificando a maneira de escrever:

a) +6 - 1 = +5
b) +2 - 5 = -3
c) -10 + 3 = -7

Note que o resultado da adição tem o mesmo sinal que o número de maior valor absoluto

Observação:

Quando as parcelas são números opostos, a soma é igual a zero.

Exemplos:

a) (+3) + (-3) = 0
b) (-8) + (+8) = 0
c) (+1) + (-1) = 0

Simplificando a maneira de escrever:

a) +3 - 3 = 0
b) -8 + 8 = 0
c) +1 - 1 = 0

4) Um dos números dados é zero:

Quando um dos números é zero , a soma é igual ao outro número.

Exemplos:

a) (+5) +0 = +5
b) 0 + (-3) = -3
c) (-7) + 0 = -7

Simplificando a maneira de escrever:

a) +5 + 0 = +5
b) 0 - 3 = -3
c) -7 + 0 = -7

Atividades

Questão 01 Represente os valores abaixo com números inteiros e efetue as adições:

a) No dia 3, havia R$ 120,00 em minha conta - corrente. No dia seguinte, depositei nela R$ 85,00. Quanto tenho agora?

b) O saldo da conta - corrente de Eva estava negativo em R$ 95,00 reais. Depois de pagar uma dívida de R$ 175,00, que saldo Eva tem na conta - corrente?

Questão 02 Encontre os resultados a seguir utilizando soma de sinais iguais.
a) +5 + 2 = 
b) +1 + 5 = 
c) -4 - 3 = 
d) -3 - 1 = 
e) +6 + 8 = 
f) +10 + 6 = 

Questão 03  Calcule os resultados em cada parcela a seguir eliminando os parênteses.
a) (+3) + (+6) = 
b) (+5) + (+4) = 
c) (+7) + ( +2) = 
d) (+2) + (+6) = 
e) (+9) + (+5) = 
f) (+6) + (+4) = 
g) (-3) + (-3) = 

Questão 04 Calcule cada parcela, observando eu são sinais diferentes. (Observe as parcelas com parênteses e as sem parênteses).
a) +1 - 7 = 
b) -9 + 5 = 
c) -3 + 7 = 
d) -8 + 4 =
e) -9 + 12 = 
f) (+9) + (-4) = 
g) (+3) + (-5) = 
h) (-8) + (+7) = 
i) (+5) + (-8) = 
j) (-6) + (+4) = 

Questão 5 O termômetro eletrônico de uma câmara fria mostrava - 40º C e estava com defeito e, por isso registrava 4 graus acima da temperatura real. Responda:

a) Qual é a temperatura real nessa câmara?

b) Qual será a temperatura real se o termômetro registrar - 2º C?