segunda-feira, 3 de maio de 2021

Atividade de História para 7ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 04 de Maio de 2021

Série: 7 º A e B

Nome:

CONTEÚDO: Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo Renascimentos artísticos e culturais:

OBJETIVO: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

Data de entrega: 04-05-2021

Instrumento avaliativo de História referente ao 2º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

 

 Pesquise a vontade, viaje nas novas propostas de textos virtuais ...     

                                                                                                  

VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO ERAM AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS E O PAPEL DESEMPENHADO PELAS MULHERES NO RENASCIMENTO?

Vamos conhecer um pouco sobre as representações e os papeis das mulheres neste período, para isso vamos ler o texto a seguir.

As mulheres Artistas do Renascimento

O número de mulheres pintoras na Europa entre os séculos XV e XVIII era muito pequeno. A principal razão disso é que os preconceitos sociais da época não permitiam que as mulheres perseguissem livremente suas carreiras artísticas, mesmo sendo talentosas. Além disso, não se dava suficiente atenção às mulheres pintoras naquele período.

Entretanto, desde a década de 1960 ou 70, há uma tendência em resgatar a importância do trabalho dessas mulheres artistas, e algumas delas são hoje mundialmente respeitadas e admiradas no mundo das artes. As artistas femininas mais importantes do Renascimento foram as italianas Sofonisba Anguissola (1532-1625), Catherine de Vigri (1413-1463), Lavinia Fontana (1552-1614) – filha do artista Prospero Fontana – e Artemisia Gentileschi (1593-1692) – filha do pintor Orazio Gentileschi.

Os papéis atribuídos pela sociedade às mulheres na Europa, durante os séculos XV e XVIII, não lhes permitiu a independência de seus pais ou maridos.

Isso afetou não apenas as artes, mas muitas outras áreas do conhecimento. Devemos lembrar, por exemplo, que as mulheres começaram a praticar a Medicina e o Direito na segunda metade do século XIX, e que não receberam os mesmos direitos de voto que os homens até o início do século XX.

 Como não era aceito que as mulheres pudessem trabalhar fora de casa, era muito difícil para elas se formarem como artistas. O treinamento padrão para pintores envolvia mudar para a casa de um pintor profissional aos doze anos de idade, por um período de três a quatro anos. O aprendiz iria trabalhar na oficina do mestre prestando assistência em questões práticas, em troca de instrução profissional e educação básica. Isto não era aceitável para uma menina naquela época. Outro problema relacionava-se à prática real necessária para se tornar um pintor.

A partir do Renascimento, tornou-se primordial aos aspirantes a artistas aprenderem a desenhar o corpo humano. Isso era feito a partir de moldes de estátuas antigas, de impressões e de modelos vivos, geralmente nus. As mulheres foram proibidas de explorar essa técnica porque não era conveniente que elas vissem um homem nu.

As poucas mulheres que se tornaram pintoras conseguiram prosseguir nessa carreira por duas razões principais: ou eram provenientes de famílias nobres que lhes permitiam uma liberdade excepcional para a época, ou eram filhas de pintores que foram ensinadas em casa. Assim, ao longo dos séculos XV e XVIII, pintoras mulheres eram realmente raras, não pela falta de talento, mas de oportunidades.

 

                         HORA DE TESTAR SEUS CONHECIMENTOS!!!

COPIE E RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO NO SEU CADERNO.

01.O número de mulheres pintoras na Europa entre os séculos XV e XVIII era muito pequeno. Com base no texto quais eram as razões para isso?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. Desde a década de 1960 ou 70, há uma tendência em resgatar a importância do trabalho das mulheres artistas, e algumas delas são hoje mundialmente respeitadas e admiradas no mundo das artes. Quais foram as artistas mais importantes do Renascimento.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Fale sobre as razões pelas quais, poucas mulheres que se tornaram pintoras, conseguiram prosseguir em suas carreiras.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Os papéis atribuídos pela sociedade às mulheres na Europa, durante os séculos XV e XVIII, não lhes permitiu a independência de seus pais ou maridos. Com base em suas convivências, em sua casa, nos grupos sociais que você frequenta, os papeis das mulheres hoje, é diferente deste período? Justifique.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05. Para que você fique bem entendido deste período, vamos fazer um pequeno glossário histórico dos principais conceitos que caracterizam este período. Para isso use o recurso que lhe é disponível, pode ser livro, internet e outros.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________