segunda-feira, 3 de maio de 2021

Atividade de História para 6ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 04 de Maio de 2021

Série: 6º A e B

Nome: 

OBJETIVO: Mesopotâmia

CONTEÚDO: Identificar o surgimento da escrita e sua utilização pelos Povos da Antiguidade, compreendendo sua importância no passado e no presente. 

Data de entrega: 04-05-2021 

Instrumento avaliativo de História referente ao 2º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção. 


TEXTO SOBRE A MESOPOTÂMIA - 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MESOPOTÂMIA – A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa “entre rios”, ou seja, nome dado a uma comprida faixa de terra cortada por dois grandes rios: Tigre Eufrates, que deságuam no Golfo Pérsico. Vários povos se estabeleceram nesta região e aproveitaram as águas destes rios para irrigar a terra e praticar a agricultura. Muitas cidades coram construídas, bem como reinos (unidades políticas governadas por um rei) e impérios (na antiguidade era um conjunto de cidades ou regiões subordinadas ao governante da cidade mais poderosa) que deixaram contribuições importantes para a humanidade. Mesopotâmia equivale ao atual Iraque. Dentre estes povos estavam os sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.

            SUMÉRIOS – Há cerca de 6 mil anos fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia, como Ur, Uruk e Lagash, para se defender construíram muralhas altas com vários quilômetros e com muitas torres. Outra construção que se destacou entre as cidades sumérias era o zigurates, monumento religioso em forma de pirâmide, com escadas e rampas para se chegar ao topo.

            Durante muito tempo, acreditou-se que a escrita surgiu primeiramente na Mesopotâmia, por volta de 3000 a.C., mas novos achados arqueológicos indicam que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes partes do planeta. Ela pode ter sido inventada na Suméria, Egito, Índia e China, como indicam os vestígios lá encontrados.

            Na Suméria a escrita era desenvolvida em tabuinhas feitas de argila úmida, que depois eram colocadas ao sol para secar. Para escrever, usavam uma espécie de palito afiado de extremidade triangular, com o qual faziam em formas de cunha. Por isso, essa escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme.

            ACÁDIOS – As cidades sumerianas foram perdendo sua força, o que facilitou a invasão e a conquista da região pelos acádios (assim chamados em razão do nome de sua principal cidade Acad). Os acádios expandiram-se em direção ao norte e, assim, constituiu-se o Império Acádio, o primeiro governo centralizado da região; as cidades conquistadas passaram a obedecer a uma única autoridade. Esse império, entretanto, durou pouco tempo.

            AMORITAS – Por volta de 1900 a.C., os amoritas, povo semita (grupo descendente de Sem, filho de Noé) vindos do deserto da Arábia, se estabeleceram no centro-sul da Mesopotâmia, onde construíram um poderosos império, conhecido como o Primeiro Império Babilônico, no qual se destacou Hamurabi (1792-1750 a.C.) que fez a sua obra célebre, um código de leis que influenciou e ainda influencia o mundo atual: o Código de Hamurabi. Algumas determinações deste código: *Se um médico tratou, com faca de metal, a ferida grave de um homem e lhe causou morte ou lhe inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas.  **Se um construtor fizer uma casa e esta não for sólida e caindo matar o dono, este construtor será morto.

            ASSÍRIOS – Se estabeleceram no norte da Mesopotâmia. Era um povo que desenvolveu tática e armas de guerra eficiente e organizaram um exército poderoso com carro de combate. Com isso, formaram um grande império que abrangia terra da Mesopotâmia, Síria, Fenícia, Palestina e Egito. O que tornou mais conhecidos os Assírios foi o uso da crueldade contra seus adversários. Era comum cortarem os dedos, mãos e orelhas dos prisioneiros. O uso da crueldade era para desencorajar a resistência e abalar a moral do inimigo. Apesar disso, os povos dominados pelos assírios se rebelavam com frequência. O Império Assírios desmoronou em 612 a.C., quando os caldeus (habitantes da Babilônia), aliados dos medos (originários do planalto do Irã), conseguiram ocupar Nínive, a capital assíria.

            CALDEUS (NOVOS BABILÔNICOS) - Construíram o Novo Império Babilônico, cujo rei principal foi Nabucodonosor que arrasou Jerusalém (586 a.C.) e levou os judeus para o cativeiro da Babilônia. Com as riquezas dos povos conquistados, este rei reconstruiu a antiga Babilônia que voltou a ser o principal centro cultural, político e econômico da Mesopotâmia. Uma das principais construções deste rei foram os Jardins Suspensos da Babilônia. Este império foi abalado por revoltas internas. Isso enfraqueceu o império e abriu caminho para os persas, chefiados por Ciro, o Grande, o conquistassem em 539 a.C.

            SOCIEDADE E PODER – A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos.  O rei residia no palácio (uma grandiosa construção). Os militares eram treinados para manter o domínio do rei sobre a população, defender o reino e realizar novas conquistas. O poder político era privilégio dos homens e passava de pai pra filho; as mulheres nunca chegavam ao poder. (Faça em seu caderno a pirâmide social da Mesopotâmia).

            ECONOMIA: o campo e a cidade – Os povos da Mesopotâmia se dedicavam à agricultura, pecuária e artesanato. As extraordinárias peças encontradas em sítios arqueológicos do Iraque, demonstra que na Mesopotâmia, havia um grande número de artesões especializados: tecelões, carpinteiros, ferreiros, joalheiros, entre outros. Parte da riqueza que circulava na Mesopotâmia era entregue ao rei na forma de impostos e ao sacerdote, na forma de oferenda ao templo.

            RELIGIÃO E MITOLOGIA – Os Mesopotâmicos eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Cada cidade tinha sua divindade. O principal deus dos babilônicos era Marduk. Assur era o senhor da guerra e o mais cultuado entre os Assírios. Enki era o senhor das águas doces. //// Os Mesopotâmicos também acreditavam em mitos (é uma história baseada em fatos reais ou inventados que explicam a origem do mundo, humanidade e os fenômenos naturais).

                                                                           ATIVIDADES:

1) Quais foram os povos que formaram a Mesopotâmia?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Qual dos povos da Mesopotâmia criou o sistema de escrita e como ela era chamada?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 3) Como estava constituía a pirâmide social da Antiga Mesopotâmia?  

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) O que significa a palavra Mesopotâmia? Por quê?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

5) No texto contém alguns artigos do Código de Hamurabi. Como ele também é conhecido popularmente?

___________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Observe a imagem abaixo e responda:









a) Por que a região destacada é chamada de crescente fértil? 

_________________________________________________________________________________

 

b) O crescente fértil está localizado em quais regiões?

 _________________________________________________________________________________

c) O crescente fértil é banhado por quais rios?

 ________________________________________________________________________________

d)  Qual a importância dos rios para civilizações como a mesopotâmica e a egípcia?

 ___________________________________________________________________________