Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 04 de Maio de 2021
Série: 8º A e B
Nome:
CONTEÚDO: Revolução Francesa
OBJETIVO: Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Data de entrega: 04-05-2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
A Revolução Francesa
A Revolução Francesa foi um marco histórico
importante. Por esse motivo, o ENEM coloca frequentemente essa matéria na prova
de Ciências Humanas e suas Tecnologias, então revisar e fazer questões vai te
preparar ainda mais.
São questões de
vestibular sobre a Revolução Francesa e ajudam os alunos do ensino médio.
A Revolução Francesa teve
seu início no ano de 1789 no dia 17 de
junho, motivada pela burguesia e com uma
participação importante dos camponeses e trabalhadores. No dia 14 de julho de 1789, Paris sofreu mudanças marcantes no governo
francês, após a massa urbana tomar a prisão da Bastilha.
Para
responder aos exercícios sobre a Revolução Francesa é importante saber qual era o contexto
histórico da França no final do século XVIII.
A França era
considerado um país agrário, inspirado na produção do modelo feudal. O governo
era absolutista, ou seja, o poder da economia, da justiça, da política, da
religião era designada ao rei.
Naquela
época o rei da França era Luís
XVI, sendo acusado pela burguesia e por
uma parte da nobreza de arruinar
a economia francesa. Por conta de tanta insatisfação, o
povo queria acabar com o seu poder.
A Inglaterra era
considerada uma grande inimiga da França. Isso que causou ainda mais
insatisfação para a população francesa, uma vez que a Inglaterra estava
passando por um momento histórico: a Revolução Industrial.
A
Revolução Francesa pode ser dividida em três partes:
·
Monarquia Constitucional (1789-1792);
·
Convenção (1792-1794);
·
Diretório (1794-1799).
A causa da Revolução Francesa foi, principalmente, a insatisfação com a economia. A burguesia estava preocupada com o desenvolvimento da indústria, queriam mais liberdade de comércio internacional, desejando a implementação do liberalismo econômico e outras exigências. Lembre-se disso ao responder as questões sobre a revolução francesa.
A
sociedade francesa era hierarquizada. O clero estava posicionado no topa da pirâmide,
ou seja, o primeiro estado.
A
seguir, a nobreza, formada pelo rei e sua família, condes, duques, marqueses e
outros nobres. Eles formavam o segundo
estado.
Já
a base era constituída pelo terceiro
estado, formado pelos trabalhadores,
camponeses e a burguesia.
O
terceiro estado sustentava toda a sociedade francesa, com trabalho e pagamentos de impostos.
A
Revolução Francesa espalhou no mundo os ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade (Esse
lema é o mais famoso dentre as questões sobre Revolução Francesa).
Porém, foram aproximadamente 18.000
assassinatos em 10 anos e as decapitações eram realizadas em praça pública, sem
nenhum mistério.
ATIVIDADE
INTERPRETATIVA
1 - A imagem abaixo mostra a Queda da Bastilha que ocorreu em 14 de Julho de 1789; qual o significado desse fato histórico para a Revolução Francesa?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Leia os dois artigos seguintes, extraídos da Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789.
“Artigo 1º: Os homens nascem e permanecem livres e iguais em
direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a
utilidade comum.
Artigo 6º: A lei é a expressão da vontade geral. Todos os
cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou pelos seus representantes,
na sua formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja protegendo, quer
seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais aos seus olhos, são igualmente
admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a
capacidade deles, e sem outra distinção que a de suas virtudes e talentos.”
a) Em qual contexto histórico foi elaborada a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão?
b) Cite duas ideias expressas na Declaração que representaram
uma ruptura da prática política até então vigente.
3 – Como era organizada a sociedade francesa no período anterior
a revolução? Quais eram as diferenças entre as classes sociais?
4 – Quais foram os motivos que levaram o 3º estado a revolução?
5 – Explique o que foi a Assembleia dos Estados Gerais? Qual era
o objetivo da aliança entre o Clero e a Nobreza?
6 – A Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e estendeu-se até
1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder da França com o Golpe de 18 de
Brumário. Esse acontecimento foi influenciado pelos ideais do:
a) Romantismo
b) Iluminismo
c) Socialismo
d) Anarquismo
e) Niilismo
7 - Grande parte dos acontecimentos e das grandes decisões
tomadas durante a Revolução Francesa foram realizados pelo povo, a massa
formada principalmente de camponeses. Além do povo, outra classe que teve
grande peso com o deflagrar da Revolução e sua condução foi:
a) a burguesia.
b) a nobreza.
c) o clero.
d) os vassalos.
e) nenhuma das respostas acima