terça-feira, 4 de maio de 2021

Atividade de História para 8ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 04 de Maio de 2021

Série: 8º A e B

Nome:

CONTEÚDO: Revolução Francesa

OBJETIVO: Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo. 

Data de entrega: 04-05-2021

 Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível                               

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

 

Revolução Francesa

Revolução Francesa foi um marco histórico importante. Por esse motivo, o ENEM coloca frequentemente essa matéria na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, então revisar e fazer questões vai te preparar ainda mais.

São questões de vestibular sobre a Revolução Francesa e ajudam os alunos do ensino médio.

A Revolução Francesa teve seu início no ano de 1789 no dia 17 de junho, motivada pela burguesia e com uma participação importante dos camponeses e trabalhadores. No dia 14 de julho de 1789, Paris sofreu mudanças marcantes no governo francês, após a massa urbana tomar a prisão da Bastilha.

Para responder aos exercícios sobre a Revolução Francesa é importante saber qual era o contexto histórico da França no final do século XVIII.

França era considerado um país agrário, inspirado na produção do modelo feudal. O governo era absolutista, ou seja, o poder da economia, da justiça, da política, da religião era designada ao rei.

Naquela época o rei da França era Luís XVI, sendo acusado pela burguesia e por uma parte da nobreza de arruinar a economia francesa. Por conta de tanta insatisfação, o povo queria acabar com o seu poder.

A Inglaterra era considerada uma grande inimiga da França. Isso que causou ainda mais insatisfação para a população francesa, uma vez que a Inglaterra estava passando por um momento histórico: a Revolução Industrial.

A Revolução Francesa pode ser dividida em três partes:

·         Monarquia Constitucional (1789-1792);

·         Convenção (1792-1794);

·         Diretório (1794-1799).

A causa da Revolução Francesa foi, principalmente, a insatisfação com a economia. A burguesia estava preocupada com o desenvolvimento da indústria, queriam mais liberdade de comércio internacional, desejando a implementação do liberalismo econômico e outras exigências. Lembre-se disso ao responder as questões sobre a revolução francesa.


A sociedade francesa era hierarquizada. O clero estava posicionado no topa da pirâmide, ou seja, o primeiro estado.

A seguir, a nobreza, formada pelo rei e sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres. Eles formavam o segundo estado.

Já a base era constituída pelo terceiro estado, formado pelos trabalhadores, camponeses e a burguesia.

O terceiro estado sustentava toda a sociedade francesa, com trabalho e pagamentos de impostos.

A Revolução Francesa espalhou no mundo os ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade (Esse lema é o mais famoso dentre as questões sobre Revolução Francesa).

Porém, foram aproximadamente 18.000 assassinatos em 10 anos e as decapitações eram realizadas em praça pública, sem nenhum mistério.

                                    ATIVIDADE INTERPRETATIVA

1 - A imagem abaixo mostra a Queda da Bastilha que ocorreu em 14 de Julho de 1789; qual o significado desse fato histórico para a Revolução Francesa?







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2 - Leia os dois artigos seguintes, extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789.

“Artigo 1º: Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum.

Artigo 6º: A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja protegendo, quer seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a capacidade deles, e sem outra distinção que a de suas virtudes e talentos.”

a) Em qual contexto histórico foi elaborada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?

b) Cite duas ideias expressas na Declaração que representaram uma ruptura da prática política até então vigente.

3 – Como era organizada a sociedade francesa no período anterior a revolução? Quais eram as diferenças entre as classes sociais?

4 – Quais foram os motivos que levaram o 3º estado a revolução?

5 – Explique o que foi a Assembleia dos Estados Gerais? Qual era o objetivo da aliança entre o Clero e a Nobreza?

6 – A Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e estendeu-se até 1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder da França com o Golpe de 18 de Brumário. Esse acontecimento foi influenciado pelos ideais do:

a) Romantismo

b) Iluminismo

c) Socialismo

d) Anarquismo

e) Niilismo

7 - Grande parte dos acontecimentos e das grandes decisões tomadas durante a Revolução Francesa foram realizados pelo povo, a massa formada principalmente de camponeses. Além do povo, outra classe que teve grande peso com o deflagrar da Revolução e sua condução foi:

a) a burguesia.

b) a nobreza.

c) o clero.

d) os vassalos.

e) nenhuma das respostas acima