segunda-feira, 3 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - Plano de Ação/SIGAE - 7ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princeza  Izabel

Taquaral de Goiás, 03 de Maio de 2021.

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre                                   

Série: 7ª Ano A e B                                          

Aluna(o): ______________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 03/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Plano de Ação/SIGAE

Descritores:

Questão 01: D 27 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

Questão 02: D 12 - Estabelecer a relação causa/ consequência entre partes e elementos do texto.

Questão 03: D 13 - Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Questão 04: D 07 - Identificar a função de textos de diferentes gêneros.

Questão 05: D 15 - Estabelecer a relação entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.

Questão 06: D 28  Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

Questão 07: D 21 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

Leia o texto a seguir e responda às questões de 01 a 04.

QUESTÃO 01

A informação principal do texto é:

(A) A bicicleta Footloose dispõe de energia gerada por pedaladas.

(B)  A bicicleta Footloose é um meio de transporte alternativo para as grandes cidades.

 (C)    A bicicleta Footloose tem sensores que monitoram o terreno e ajustam a energia do motor quando necessário.

 (D)  A bicicleta Footloose foi desenvolvida pelo designer britânico Mark Sanders.

 QUESTÃO 02

De acordo com o texto, quais são os benefícios do uso da Footloose para as pessoas?

(A)   Diminuição do tempo gasto no trânsito e da poluição nas cidades e, consequentemente, melhora da qualidade de vida.

 

(B)  Consistir em um meio de transporte alternativo e poluir menos a cidade.

 

(C)   Consistir em uma bicicleta importada que tem muitos recursos tecnológicos e possibilitar melhora na qualidade de vida.

 

(D)  Possibilitar a realização de exercícios físicos diários e o desfrute da tecnologia sul-coreana.

 QUESTÃO 03

A linguagem do texto é:

(A)  formal, pois se dirige a um leitor adulto.

(B)  informal, pois se dirige a um leitor jovem.

 (C)  regional, pois se dirige a um leitor de certa região de um país.

(D)  informal, pois se dirige ao leitor que é ciclista.

 QUESTÃO 04

A finalidade do texto é:

(A)É contar a história da bicicleta.

(B)É informar sobre um novo tipo de bicicleta.

(C)É descrever como funcionam as bicicletas sul-coreanas.

(D)É motivar as pessoas a usar bicicletas em vez de carro como meio de transporte no dia a dia.

Leia o texto e responda.


QUESTÃO 05

Analise as palavras em destaque nestes versos:

‘’ Eles sabem nada nada

_ e só por isso é que descobrem tudo. ’’

As palavras eles e isso substituem, nos versos, respectivamente:

(A)poetas/eles não sabem nada

(B)marcianos/mundo

(C)poetas/mundo

(D)marcianos/invadiram o mundo

Leia o texto e responda as questões 06 e 07. 


QUESTÃO 06

No trecho ‘’_Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar’’, o emprego do termo destacado sugere que a personagem, no contexto:

(A)era gentil.

(B)era curioso.

(C )desconhecia a outra pessoa.

(D)revelava impaciência.

 QUESTÃO 07

A fala inicial é do narrador e os demais parágrafos que se seguem, alternam entre fala de narrador e um diálogo que ocorre entre duas pessoas. Os parágrafos iniciados pelos travessões indicam:

A)    uma conversa telefônica.

B)    uma entrevista.

C)     um relato pessoal.

D)    uma apresentação de telejornal.