Unidade Educacional: Colégio Estadual Princeza Izabel
Taquaral de Goiás,
03 de Maio de 2021.
Diretor: Wattson
Mamedes de Souza
Professora:
Luciene Aparecida Silvestre
Série: 7ª Ano A e B
Aluna(o):
______________________________________
Data
da entrega: Ainda hoje 03/05/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente
ao 2ª Bimestre de 2021.
Plano de Ação/SIGAE
Descritores:
Questão 01: D 27 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Questão 02: D 12 - Estabelecer a relação causa/ consequência entre partes e elementos do texto.
Questão 03: D 13 - Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Questão 04: D 07 - Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
Questão 05: D 15 - Estabelecer a relação entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
Questão 06: D 28 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
Questão 07: D 21 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça
letra legível.
3. Leia as questões com
atenção antes de respondê-las;
QUESTÃO 01
A informação principal do texto é:
(A) A bicicleta Footloose dispõe de energia gerada por pedaladas.
(B)
A bicicleta Footloose é um meio de transporte
alternativo para as grandes cidades.
(C) A bicicleta Footloose tem sensores que monitoram o terreno e ajustam a energia do motor quando necessário.
(D) A bicicleta Footloose foi desenvolvida pelo designer britânico Mark Sanders.
QUESTÃO 02
De acordo com o texto, quais são os benefícios
do uso da Footloose para as pessoas?
(A)
Diminuição do tempo gasto no trânsito e da
poluição nas cidades e, consequentemente, melhora da qualidade de vida.
(B) Consistir em um meio de
transporte alternativo e poluir menos a cidade.
(C)
Consistir em uma bicicleta importada que tem
muitos recursos tecnológicos e possibilitar melhora na qualidade de vida.
(D) Possibilitar a realização de
exercícios físicos diários e o desfrute da tecnologia sul-coreana.
QUESTÃO 03
A linguagem do texto é:
(A) formal, pois se dirige a um leitor adulto.
(B) informal, pois se dirige a um
leitor jovem.
(C) regional, pois se dirige a um leitor de certa região de um país.
(D) informal, pois se dirige ao
leitor que é ciclista.
QUESTÃO 04
A finalidade do texto é:
(A)É contar a história da bicicleta.
(B)É
informar sobre um novo tipo de bicicleta.
(C)É descrever como funcionam as bicicletas sul-coreanas.
(D)É
motivar as pessoas a usar bicicletas em vez de carro como meio de transporte no
dia a dia.
Leia o texto e responda.
QUESTÃO
05
Analise as palavras em
destaque nestes versos:
‘’ Eles sabem nada nada
_ e só por isso é que descobrem tudo. ’’
As palavras eles e isso substituem,
nos versos, respectivamente:
(A)poetas/eles não sabem nada
(B)marcianos/mundo
(C)poetas/mundo
(D)marcianos/invadiram
o mundo
Leia o texto e responda as questões 06 e 07.
QUESTÃO 06
No trecho
‘’_Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum
Valdemar’’, o emprego do termo destacado sugere que a personagem, no contexto:
(A)era gentil.
(B)era curioso.
(C )desconhecia a outra pessoa.
(D)revelava impaciência.
QUESTÃO 07
A fala
inicial é do narrador e os demais parágrafos que se seguem, alternam entre fala
de narrador e um diálogo que ocorre entre duas pessoas. Os parágrafos iniciados
pelos travessões indicam:
A)
uma conversa telefônica.
B)
uma entrevista.
C)
um relato pessoal.
D)
uma apresentação de telejornal.