segunda-feira, 3 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - Plano de Ação/SIGAE 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 03 de Maio de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 03/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Plano de Ação/SIGAE

Descritores:

Questão 01: D 20 - Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.

Questão 02: D 21- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.

Questão 03: D 25 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de recursos ortográficos e morfossintáticos.

Questão 04: D 06 - Identificar um gênero de um texto.

Questão05: D 10- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Questão 06: D 01 - Identificar um tema ou o sentido global de um texto.

Questão 07: D 10 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Questão 08: D 27 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

 INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 Leia a tirinha e responda às questões de 01 a 03

QUESTÃO O1.

Chamamos de intertextualidade à relação entre dois textos na qual um cita o outro. A tira lida tem relação intertextual com o conto maravilhoso A princesa e o sapo, pois faz referência a ele. Sobre essa relação entre os dois textos, é correto afirmar:

a)A tira não imita o conto, mas dialoga com ele, modifica o final da história para causar humor.

b)A tira imita o conto, mantém a versão original do desfecho e provoca humor.

c)A finalidade da tira não é imitar o conto nem dialogar com ele, mas modificar o final.

d)A tira imita o conto, mas não o modifica.

QUESTÃO 02

Na fala do príncipe e na fala da princesa, o emprego do ponto de exclamação tem a finalidade de expressar, respectivamente:

(A) Dúvida e espanto.                                     (C) Raiva e espanto.

(B) Surpresa e contentamento.                       (D) Espanto e raiva.

 QUESTÃO 03

Na tira, as onomatopeias smack e plim reproduzem, respectivamente, o som de:

(A) beijo e estouro                                         (C) beijo e transformação.

(B) beijo e o acender da luz.                         (D) beijo e raio. 

QUESTÃO 04

Leia o texto e responda:

Qual gênero textual está associado a esse cartum:

(A) biografia, pois retrata etapas e fatos importantes da vida de uma pessoa.

(B)  fotografia, pois é um texto constituído por imagens.

(C)  tirinha- apresenta uma narrativa que faz uso da linguagem não verbal.

(D)  história em quadrinhos, devido ao uso dos recursos gráficos, como exemplo: onomatopeias.

 Analise a imagem e responda às questões 05 e 06.

QUESTÃO 05

A seca nordestina foi tema de muitas obras de pintura, literatura, teatro e cinema no Brasil. Essa obra intitulada ‘’Criança morta’’ de Cândido Portinari retrata que além da arte exercer o papel social de denúncia, proporciona outros valores como o prazer estético.

 O fato que provocou o choro das pessoas que compõem a obra:

  (A) as pessoas fugiram de suas terras, deixando suas moradas.

 (B)  alguém da família tem um cadáver nos braços.

(C)  a família está faminta.

(D)  as pessoas estão descalças e molambentas.

 QUESTÃO 06

 Qual é o tema retratado na pintura de Cândido Portinari?

 (A) A solidão.                 (B) A tristeza.                 (C) A morte.                          (D) A fome.

QUESTÃO 07 

Leia o fragmento do texto, a seguir, e responda:

[...] Então vinham todos dormir em nossa casa. Isso para nós era uma festa, aquela faina de arrumar camas nas salas, aquela intimidade improvisada e alegre. Parecia que as pessoas ficavam todas contentes, riam muito; como se fazia café e se tomava café tarde da noite! E às vezes o rio atravessava a rua, entrava pelo nosso porão, e me lembro que nós, os meninos, torcíamos para ele subir mais e mais. Sim, éramos a favor da enchente, ficávamos tristes de manhãzinha quando, mal saltando da cama, íamos correndo para ver que o rio baixara um palmo – aquilo era uma traição, uma fraqueza do Itapemirim. Às vezes chegava alguém a cavalo, dizia que lá, para cima do Castelo, tinha caído chuva muita, anunciava águas nas cabeceiras, então dormíamos sonhando que a enchente ia outra vez crescer, queríamos sempre que aquela fosse a maior de todas as enchentes.

Rubem Braga, Ai de ti, Copacabana. 3. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 1962. P. 157

A expressão que revela uma opinião para o fato “...vinham todos dormir em nossa casa” é:

(A) “Às vezes chegava alguém a cavalo...”

(B)    “...isso para nós era uma festa...”

(C)  “...e se tomava café tarde da noite...”

(D) “E às vezes o rio atravessava a rua...”

QUESTÃO 08

Leia a história em quadrinhos a seguir e responda:


A história em quadrinhos tem relação com uma significativa mudança na vida dos alunos nas escolas. Essa mudança consiste:

 (A) no uso de livros didáticos em todas as escolas do país.

(B)  na contraposição entre o uso de duas tecnologias: a do papel e a digital.

(C)  na introdução de meios mais eficazes de aprendizagem.

(D)  na contraposição entre materiais naturais e industrializados.