Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 03 de Maio de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 03/05/2021 até as 22:30 horas da noite.
Plano de Ação/SIGAE
Descritores:
Questão 01: D 20 - Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
Questão 02: D 21- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
Questão 03: D 25 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de recursos ortográficos e morfossintáticos.
Questão 04: D 06 - Identificar um gênero de um texto.
Questão05: D 10- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Questão 06: D 01 - Identificar um tema ou o sentido global de um texto.
Questão 07: D 10 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Questão 08: D 27 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
QUESTÃO O1.
Chamamos de intertextualidade à relação entre dois textos na qual um cita o outro. A tira lida tem relação intertextual com o conto maravilhoso A princesa e o sapo, pois faz referência a ele. Sobre essa relação entre os dois textos, é correto afirmar:
a)A tira não imita o conto, mas dialoga
com ele, modifica o final da história para causar humor.
b)A tira imita o conto, mantém a versão
original do desfecho e provoca humor.
c)A finalidade da tira não é imitar o
conto nem dialogar com ele, mas modificar o final.
d)A tira imita o conto, mas não o modifica.
QUESTÃO 02
Na fala do príncipe e na fala da princesa, o emprego do ponto de
exclamação tem a finalidade de expressar, respectivamente:
(A) Dúvida e espanto. (C) Raiva e espanto.
(B) Surpresa e contentamento. (D) Espanto e raiva.
Na tira, as onomatopeias smack e plim reproduzem, respectivamente, o som
de:
(A) beijo e estouro (C) beijo e transformação.
(B) beijo e o acender da luz. (D) beijo e raio.
QUESTÃO 04
Leia o texto e responda:
Qual gênero textual está associado a esse cartum:
(A) biografia, pois retrata etapas e fatos
importantes da vida de uma pessoa.
(B) fotografia, pois é um texto constituído por imagens.
(C) tirinha- apresenta uma narrativa que faz
uso da linguagem não verbal.
(D) história em quadrinhos, devido ao uso dos
recursos gráficos, como exemplo: onomatopeias.
Analise a imagem e responda às questões 05 e 06.
QUESTÃO 05
A seca nordestina foi tema de muitas
obras de pintura, literatura, teatro e cinema no Brasil. Essa obra intitulada
‘’Criança morta’’ de Cândido Portinari retrata que além da arte exercer o papel
social de denúncia, proporciona outros valores como o prazer estético.
(C) a família está faminta.
(D) as pessoas estão descalças e molambentas.
QUESTÃO 07
Leia o fragmento do texto, a seguir, e responda:
[...] Então vinham todos dormir em nossa
casa. Isso para nós era uma festa, aquela faina de arrumar camas nas salas,
aquela intimidade improvisada e alegre. Parecia que as pessoas ficavam todas
contentes, riam muito; como se fazia café e se tomava café tarde da noite! E às
vezes o rio atravessava a rua, entrava pelo nosso porão, e me lembro que nós,
os meninos, torcíamos para ele subir mais e mais. Sim, éramos a favor da
enchente, ficávamos tristes de manhãzinha quando, mal saltando da cama, íamos
correndo para ver que o rio baixara um palmo – aquilo era uma traição, uma
fraqueza do Itapemirim. Às vezes chegava alguém a cavalo, dizia que lá, para
cima do Castelo, tinha caído chuva muita, anunciava águas nas cabeceiras, então
dormíamos sonhando que a enchente ia outra vez crescer, queríamos sempre que aquela
fosse a maior de todas as enchentes.
Rubem Braga, Ai de ti, Copacabana. 3. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 1962. P. 157
A expressão que revela uma opinião para o fato “...vinham todos dormir em nossa casa” é:
(A) “Às vezes chegava alguém a cavalo...”
(B) “...isso para nós era uma festa...”
(C) “...e se tomava café tarde da noite...”
(D) “E às vezes o rio atravessava a rua...”
QUESTÃO 08
Leia a história em quadrinhos a
seguir e responda:
A história em quadrinhos tem relação com
uma significativa mudança na vida dos alunos nas escolas. Essa mudança
consiste:
(B) na contraposição entre o uso de duas
tecnologias: a do papel e a digital.
(C) na introdução de meios mais eficazes de
aprendizagem.
(D) na contraposição entre materiais naturais e industrializados.