segunda-feira, 3 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8º ano A e B

 

Disciplina

Série

Data

 

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 Língua Portuguesa

8° série A e B

  03- 05-2021

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Aluno (a): ______________________________________ Série: 8ª A e B.         

Taquaral de Goiás, 03 de maio de 2021.

Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre

 Objeto de conhecimento: Miniconto

ESTRUTURA E LINGUAGEM DE MINICONTO

     O surgimento e a consagração dos gêneros literários dependem do contexto em que são produzidos. O romance teve seu auge no século XIX, quando as pessoas tinham mais tempo para a leitura. O conto, narrativa mais curta, tornou-se frequente no início do século XX, quando a velocidade passou a fazer parte da vida do homem. O século XXI, marcado pela vida apressada, é berço de outro gênero: o miniconto, também denominado microconto.

Embora o prefixo “mini-” remeta ao tamanho do texto, o miniconto não é só um conto pequeno: é um texto marcado pela concisão, no qual sugerir é mais importante que descrever. Mantendo-se os principais elementos do conto (de tempo e espaço), e a estrutura de começo, meio e fim, pode-se variar de uma frase até uma página e deve-se produzir no leitor efeito semelhante àquele proporcionado pelo conto tradicional. Como em toda obra literária, nos mini e nos microcontos a participação do leitor é fundamental, pois este preencherá as lacunas deixadas pelo autor, com sua vivência, com seu repertório de leituras.

São características do miniconto:

Concisão – somente a ideia principal deve estar presente.

Narratividade - deve ser possível ao leitor identificar uma narrativa, não uma descrição.

Efeito – o efeito do miniconto sobre o leitor deve ser semelhante ao de um conto longo.

Abertura – o conto deve prender a atenção do leitor logo no início.

Exatidão – as palavras são escolhidas minuciosamente, para que nada exceda o essencial.

“A velha insônia tossiu às três da manhã”. (Dalton Trevisan)

“A mulher que amei se transformou em fantasma. Eu sou o lugar das aparições”. (Juan José Arreola)

 

Exemplo de miniconto:

A coceira no ouvido atormentava. Pegou o molho de chaves, enfiou a mais fininha na cavidade. Coçou de leve o pavilhão, depois afundou no orifício encerado. E rodou, virou a pontinha da chave em beatitude, à procura daquele ponto exato em que cessaria a coceira.

Até que, traque, ouviu o leve estalo e a chave enfim no seu encaixe percebeu que a cabeça lentamente se abria.

(COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgado. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 11.)

Na década de 1990, Dalton Trevisan publicou Ah, é?, considerado o marco do gênero no país. Em 2004, Os cem menores contos, livro organizado por Marcelino Freire, consagrou definitivamente o gênero                              na literatura brasileira contemporânea.

Disponível em: http://especialistas.aprendebrasil.com.br/miniconto/. Acesso em 30 de março de 2021.

 


Leia o miniconto abaixo para responder as questões 1 e 2:


Mesquinhez

Nemésio era um homem tão mesquinho que, quando decidiu se enforcar, pendurou seus escassos sentimentos no galho mais baixo de um bonsai.

Jorge Timossi

 

1. Na expressão “escassos sentimentos”, a palavra “escassos” tem o mesmo sentido de:

a) muitos.

b) excessivos.

c) poucos.

d) comuns.



2.O momento mais importante da narrativa, aquele que causa uma grande mudança na vida do personagem, está exemplificado no trecho:

a) “quando decidiu se enforcar”.

b) “Nemésio era um homem tão mesquinho”.

c) “no galho mais baixo de um bonsai”.

d) “pendurou seus escassos sentimentos”.

 

       Texto 2:

 Tic, tic, tic,lá vem o ceguinho, óculos preto e bengala branca.

Alguém bate bola na calçada – Tac, tac, tac --, como ele sabe que é menino? Tic, tic, segue em frente.                            Na esquina, quem batuca na caixinha de fósforo – tec, tec, tec?

O vento lhe sopra que é um malandro? Tic, tic, tic, nada o distrai. Quem arrasta a sandália de couro – chap, chap, chap?

Você lhe disse que é uma pobre velhinha? Tic, tic, sempre adiante.

Agora o salto alto retinindo na pedra – toc, toc, toc. Uma voz lhe conta que é uma mocinha e bonita? Tic, tic, ti... a bengala no ar titubeia e para. Lá vai o saltinho faceiro, toc, toc, toc. Ele faz meia volta.

Tic, tic, tic, tic. Depressinha. Toc.

Tic, tic.

Toc, tic. Toc, tic. Toc, tic.

(Dalton Trevisan)

Disponível em: https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2019/05/atividade-sobre-os-minicontos. Acesso em 29 de março de 2021.

 

3.A personagem principal é identificada já no início do conto pelo som: tic, tic, tic.

a)  Quem é a personagem?

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b)  A que se refere esse som que identifica a personagem? Qual é a figura de linguagem utilizada para representar                   esse som?

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4.A cada som, corresponde uma personagem: tac, tec, toc, chap. Não é possível conhecer cada uma das personagens apenas por esses sons porque eles indicam ações, mas não pessoas. As pistas sobre as personagens   são dadas ao leitor no decorrer do texto. De que forma isso ocorre? Transcreva um exemplo:

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5-Leia o conto 189. Reescreva-o, colocando detalhes. Acrescente informações, mas não mude a história. Coloque breves descrições de personagens. Desenvolva as frases.

 

Ao sair do banheiro, ele cruza com ela na cozinha.

-- Oi – ela diz.

na porta, sem se virar: -- Oi – ele diz.

Assim ano após ano até que, um dia, ela se vai. Toda manhã ele entra na cozinha e diz “Oi”. Mas você               responde? Nem ela.

(Dalton Trevisan)