Disciplina |
Série |
Data |
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Língua
Portuguesa |
8° série A e B |
03- 05-2021 |
Unidade Educacional: Colégio
Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Aluno (a):
______________________________________ Série: 8ª A e B.
Taquaral de Goiás, 03 de maio de
2021.
Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre
ESTRUTURA E
LINGUAGEM DE MINICONTO
Embora o
prefixo “mini-” remeta ao tamanho do texto, o miniconto não é só um conto
pequeno: é um texto marcado pela concisão, no qual sugerir é mais importante
que descrever. Mantendo-se os principais elementos do conto (de tempo e
espaço), e a estrutura de começo, meio e fim, pode-se variar de uma frase até
uma página e deve-se produzir no leitor efeito semelhante àquele proporcionado
pelo conto tradicional. Como em toda obra literária, nos mini e nos microcontos
a participação do leitor é fundamental, pois este preencherá as lacunas
deixadas pelo autor, com sua vivência, com seu repertório de leituras.
São
características do miniconto:
Concisão –
somente a ideia principal deve estar presente.
Narratividade -
deve ser possível ao leitor identificar uma narrativa, não uma descrição.
Efeito – o
efeito do miniconto sobre o leitor deve ser semelhante ao de um conto longo.
Abertura – o
conto deve prender a atenção do leitor logo no início.
Exatidão – as
palavras são escolhidas minuciosamente, para que nada exceda o essencial.
“A velha insônia tossiu às três
da manhã”. (Dalton Trevisan)
“A mulher
que amei se transformou em fantasma. Eu sou
o lugar das aparições”. (Juan José
Arreola)
Exemplo de
miniconto:
A coceira no ouvido atormentava. Pegou
o molho de chaves, enfiou a mais fininha na cavidade. Coçou de leve o pavilhão, depois afundou no orifício encerado. E rodou, virou a pontinha
da chave em beatitude, à procura daquele
ponto exato em que cessaria a
coceira.
Até que, traque, ouviu o leve estalo e
a chave enfim no seu encaixe percebeu que a cabeça lentamente se abria.
(COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgado. Rio
de Janeiro: Rocco, 1986. p. 11.)
Na década de 1990, Dalton Trevisan publicou
Ah, é?, considerado o marco do gênero no país. Em 2004,
Os cem menores contos, livro organizado por Marcelino Freire,
consagrou definitivamente o gênero na literatura brasileira
contemporânea.
Disponível em: http://especialistas.aprendebrasil.com.br/miniconto/. Acesso em 30 de março de 2021.
Leia o miniconto abaixo para responder as questões 1 e 2:
Mesquinhez
Nemésio era um homem tão mesquinho que, quando decidiu se
enforcar, pendurou seus escassos sentimentos no galho mais baixo de um bonsai.
Jorge Timossi
1. Na expressão “escassos sentimentos”, a palavra “escassos”
tem o mesmo sentido de:
a) muitos.
b) excessivos.
c) poucos.
d) comuns.
2.O momento mais importante da narrativa, aquele que causa
uma grande mudança na vida do personagem, está exemplificado no trecho:
a) “quando decidiu se enforcar”.
b) “Nemésio era um homem tão mesquinho”.
c) “no galho mais baixo de um bonsai”.
d) “pendurou seus escassos sentimentos”.
Texto 2:
Alguém
bate bola na calçada – Tac, tac, tac --, como ele sabe que é menino? Tic, tic,
segue em frente. Na esquina, quem batuca na caixinha de fósforo – tec, tec, tec?
O
vento lhe sopra que é um malandro? Tic, tic, tic, nada o distrai. Quem
arrasta a sandália
de couro – chap, chap, chap?
Você lhe disse
que é uma pobre velhinha? Tic, tic,
sempre adiante.
Agora o salto alto retinindo na pedra – toc, toc, toc. Uma
voz lhe conta que é uma mocinha e bonita? Tic,
tic, ti... a bengala no ar titubeia e
para. Lá vai o saltinho faceiro, toc, toc, toc. Ele faz meia volta.
Tic, tic, tic, tic. Depressinha. Toc.
Tic, tic.
Toc, tic. Toc, tic. Toc, tic.
(Dalton Trevisan)
Disponível em: https://arteemanhasdalingua.blogspot.com/2019/05/atividade-sobre-os-minicontos. Acesso
em 29 de março de 2021.
3.A personagem principal é identificada já no início do conto pelo
som: tic, tic, tic.
a) Quem é a personagem?
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b) A que se refere esse som que identifica a personagem? Qual é a figura de linguagem utilizada para representar esse
som?
4.A cada som,
corresponde uma personagem: tac, tec,
toc, chap. Não é possível conhecer cada uma das personagens apenas por esses sons porque eles indicam ações,
mas não pessoas. As pistas
sobre as personagens são dadas ao leitor
no decorrer do texto. De que forma
isso ocorre? Transcreva um exemplo:
5-Leia o conto 189. Reescreva-o, colocando detalhes. Acrescente
informações, mas não mude a história. Coloque breves descrições de personagens. Desenvolva as
frases.
Ao sair do banheiro,
ele cruza com ela na cozinha.
-- Oi – ela diz.
Já na porta, sem se virar: --
Oi – ele diz.
Assim ano após ano até que, um dia, ela se vai. Toda manhã ele entra na cozinha e diz “Oi”. Mas você responde? Nem ela.
(Dalton Trevisan)