sexta-feira, 21 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 24 de Maio de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 24/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Plano de Ação/SIGAE

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

Conteúdo: Gênero lenda; elementos explícitos e implícitos da narrativa.

Objetivos : Ler e inferir elementos explícitos e implícitos da narrativa;

Leia o texto a seguir:

ERVA-MATE

    Um cacique guarani, considerado o mais sábio da tribo, andava infeliz. Caá-yari, única filha, queria se casar com um jovem guerreiro. Não iria mais morar com o velho pai e, para acompanhar o marido, viveria longe. Como não teria a filha a seu lado nos anos que lhe restavam, o cacique rezou pedindo um companheiro para as horas de solidão. Tupã ouviu a prece e mostrou para o índio um erval, com árvore de folhas muito verdes e lustrosas. Ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas. E assim nasceu a erva-mate. Servido com água quente, o pó forneceu uma bebida de gosto agradável.

    Tupã também ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia para acomodar a erva e a fazer um canudo de taquara trançada numa ponta para sorver o líquido quente. O mate e o apetrecho para tomar o chimarrão nasceram juntos. No decorrer dos séculos, os gaúchos substituíram as taquarinhas pelas bombas de metal e criaram enfeites para as cuias.

    O velho guerreiro recebeu de Tupã o melhor companheiro que poderia imaginar. Quando ia se sentir só, preparava um mate amargo. Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho pelo pai a transformou na protetora de todos os ervais do Rio Grande do Sul.

    Até hoje, os gaúchos apreciadores de erva-mate juram que nas horas de solidão e tristeza o chimarrão é o amigo e conselheiro. Faz bem para a saúde do corpo e da alma, ninguém pode negar. Nas rodas de galpão, anima a conversa e mantém todo mundo alegre.

Agora responda às questões abaixo:

1 – Quem conta a história acima?

a) um cacique guarani.

b) Caá-yari, única filha do cacique guarani.

c) Tupã.

d) o narrador-observador.

2 – Segundo o texto, um cacique guarani andava infeliz. Por quê?

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3 – Diante da situação de infelicidade, o cacique guarani tomou uma atitude para resolver o seu problema. Identifique-a:

a) proibiu a filha de se casar.

b) decidiu que moraria com a sua filha.

c) rezou ao deus Tupã, pedindo um companheiro.

d) aprendeu a cultivar a erva-mate

4 – O problema do cacique guarani começou a ser resolvido quando o deus Tupã:

a) “ouviu a prece e mostrou para o índio um erval”.

b) “ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas”.

c) “nasceu a erva-mate”.

d) “ensinou o cacique a cortar um porongo em forma de cuia”.

5 – Ao final da história, o cacique guarani conseguiu o que desejava? Conte com suas palavras o desfecho da história:

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 6 – Assinale a frase em que a expressão sublinhada se refere ao cacique guarani:

a) “[…] queria se casar com um jovem guerreiro.”

b) “Como não teria a filha a seu lado nos anos […]”

c) “[…] um companheiro para as horas de solidão.”

d) “Caá-yari pôde casar e acompanhar o marido, mas seu carinho […]”

7 – Qual é o gênero do texto lido e qual é o seu propósito (para que o texto serve)?

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8 – Você conhece mais algum texto desse gênero? Se conhece, conte para nós um pouquinho sobre ele:

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Leia a tirinha a seguir:


09– Por que Mafalda resolveu passar os cremes de beleza da mãe no globo terrestre?

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10– a) Identifique, no último quadrinho da tirinha, o substantivo omitido (o substantivo que não foi dito) na fala da Mafalda:

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b) – Retire da tirinha um exemplo de substantivo:

próprio: _________________________.

derivado: ________________________.

abstrato: ________________________.

concreto: ________________________.