sexta-feira, 21 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 24 de Maio de 2021

 Data da entrega: Ainda hoje 24/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.  Plano de Ação/SIGAE

Objeto de conhecimento/conteúdo: Diário

Objetivo da aula: Compreender o gênero textual DIÁRIO, bem como identificar sua estrutura e finalidade.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 Leia um trecho do livro O DIÁRIO DE BILOCA:

15 de fevereiro

Ganhei este diário hoje. Bem... na verdade, eu ganhei no ano passado, no dia da troca do presente de amigo secreto. Fiquei super feliz de ter sido amiga da Dri. Além do diário, ganhei uma pulseira lindíssima. Adorei o diário... mas só estou começando a escrever hoje porque vieram as férias... o início das aulas... Não tinha começado ainda por pura preguiça — gostar de escrever eu até gosto. E prometo, de pés juntos e dedos cruzados, que a partir de hoje não falho mais um dia sequer... Só se... Espero realmente que aconteçam boas coisas para contar. Se for como o ano passado, cruz-credo. Nem gosto de lembrar, mas como não consigo controlar a portinha da lembrança, acabo pensando tudo outra vez. A pior de todas foi mesmo a recuperação que eu peguei em Português. Por pouco, muito pouco, não termino o ano com uma preciosa bomba que certamente iria explodir na minha casa. Ufa, ainda bem que passou, e o que passou, passou. Como diz minha avó: “águas passadas não movem moinho”. Se movem ou não movem não quero saber, este ano eu não vou marcar bobeira. Recuperação nunquinha, nunquinha. Vou tirar tudo de letra. Bem... chega de falar de coisa chata. Acho que para começar um diário é preciso coisas alegres, senão dá azar.

Biloca                               Fonte: GARCIA, Edson Gabriel. Diário de Biloca. São Paulo: Atual, 2003. p. 5.

ATIVIDADES

1. Que fato é marcante no relato de Biloca?

a) ( ) Ela ter ganhado uma pulseira.

b) ( )A fala da avó sobre as águas não moverem moinhos.

c) ( ) ) O fato de ela quase ter levado bomba em português.

2. O que Biloca declara sobre o ato de escrever?

a) (  ) Que ela gosta de escrever.                                                         

b) (  ) Que não iria escrever durante suas férias.

c) (  ) Que escrever só se faz na aula de português.

3. Para quem Biloca conta suas experiências?

a) ( ) Para a avó.  

b) ( ) Para a mãe.

c) ( ) Para o diário.

Observe as palavras destacadas no trecho a seguir:

“GANHEI este diário hoje. Bem... na verdade, eu GANHEI no ano passado, no dia da troca do presente de amigo secreto. Fiquei super feliz de TER SIDO amiga da Dri. Além do diário, GANHEI uma pulseira lindíssima. ADOREI o diário...”

4.Explique por que o diário de Biloca está escrito no passado?

 __________________________________________________________________________________

5.Observe novamente os verbos destacados no trecho acima: GANHEI… ADOREI... Embora não apareça o pronome pessoal, podemos perceber no verbo a pessoa do discurso. Indique qual pessoa do discurso os verbos apontam:

a)      ( ) 3.ª pessoa do singular

b)     ( ) 3.ª pessoa do plural

c)      ( ) 1.ª pessoa do singular

d)     ( ) 2.ª pessoa do plural

e)      ( ) 1.ª pessoa do plural

f)       ( ) 2.ª pessoa do singular

 Leia o trecho abaixo:

" Por pouco, muito pouco, não termino o ano com uma preciosa bomba que certamente iria explodir na minha casa."

6. Há nesse trecho um pronome. Qual?    

a) (  )por         

b  (  ) muito

c) (  ) não       

d) (  ) minha   

e) (  ) explodir

7. Como podemos classificar o pronome da questão 6?

a) ( ) pronome pessoal do caso reto

 b) ( ) pronome pessoal do caso oblíquo

c) ( ) pronome possessivo

d) ( ) pronome de tratamento

Leia o seguinte trecho do diário de Anne:

Domingo, 27 de setembro de 1942

 Querida Kitty 

Acabo de ter uma tremenda discussão com mamãe; simplesmente não NOS estamos entendendo mais. Minhas relações com Margot também não são das mais cordiais. Em geral, não costumamos ter desses estouros em nossa família, e confesso que acho isso muito desagradável mesmo. Os temperamentos de Margot e de mamãe são totalmente diferentes do MEU. Compreendo MEUS amigos muito melhor do que MINHA própria mãe — e ISSO não é nada bom. [...]

8. Anne fala com Kitty. Quem é Kitty?

a) (  ) seu diário

b) (  ) sua mãe

c) (  ) sua amiga

9.  Antes de começar seu relato, no diário, Anne preocupa-se em informar quando a situação relatada ocorreu. Quando?

___________________________________________________________________________________

10.Podemos dizer que temperamento é o mesmo que:

a) jeito

b) tempero