quarta-feira, 12 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B - Plano de Ação/SIGAE

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 7ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 13 de Maio de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 13/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Plano de Ação/SIGAE

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 Objetivo A1: Analisar elementos constitutivos do gênero narrativa de memória, identificar elementos explícitos do texto, identificar os verbos e classificar seus tempos e modos; Objetivo A2: Analisar os elementos composicionais do gênero crônica; Objetivo A3: comparar e diferenciar o os gêneros lenda e narrativa mítica, apontando para seus elementos composicionais; Objetivo A4: Produzir um relato de memória utilizando os elementos da narrativa.

O que são memórias literárias?

Memórias são textos produzidos para rememorar o passado, vivido ou imaginado.

Essas narrativas têm como ponto de partida, experiências vividas pelo autor no passado, contadas como são lembradas no presente. Há situações em que a memória se apresenta por meio de perguntas que fazemos ou que fazem para nós, em outras, a memória é despertada por uma imagem, um cheiro, um som.

 Valores perdidos

        Minha infância foi em Corumbá-MS, onde nasci e vivi, era repleta de brincadeiras como “pega-pega”, “amarelinha”, “passa anel” “peteca”, “roda” e várias outras que cercavam as crianças da época. Lembro-me que havia uma inocência no brincar em que a amizade e o respeito eram valorizados.

        Esse respeito estava presente, também, na minha relação com meus pais que era muito boa. Brincávamos, conversávamos, mas quando chegava visita, não podíamos entrar no meio da conversa, entrar na sala jamais era permitido, caso desobedecêssemos, éramos colocados de castigo, além de levarmos algumas palmadas.

        Na minha época, a sociedade era tranquila, não havia brigas, rebeldias. A sociedade vivia em harmonia. Isso devido aos cuidados dos pais ou responsáveis, pois se quiséssemos sair, só podíamos acompanhados da mãe ou do pai. Andar sozinho era sinônimo de falta de respeito.

        Quando cheguei aqui em campo Grande, não tinha prédios, poucas ruas asfaltadas, o bairro onde vivo até hoje, era tranquilo, não tinha muitos bandidos ou qualquer outro tipo de vandalismo. Caminhávamos tranquilamente pelas ruas admirando os passantes e os lugares. Tomar o chimarrão e o tererê nas calçadas era algo mais comum.

        Lembro-me de algo que marcou bastante minha vida, foi o dia em que minha mãe morreu. Fiquei muito triste, senti-me mal e cheguei a pensar: “o que seria de mim?”, mas com o passar do tempo superei e hoje ficaram as boas lembranças de quem amo muito.

        Diante desses fatos, para mim a vida de antigamente era bem melhor, pois não existia tanta desgraça como hoje, não tinha tanta droga, vândalos, gangues e o estresse da sociedade atual.

     Outra diferença está na tecnologia, naquela época era composta por Discos de músicas (os chamados LP’S) e rádios, lembro-me que em casa tínhamos fogão à lenha, o ferro de passar a roupa era aquecido com brasas feitas de carvão. Não tínhamos televisão, geladeira e várias outras mordomias de hoje.

         Comparando a sociedade atual e a de antigamente muitas coisas se perderam as pessoas ficaram mais violentas além de fofocas caluniosas. Sou Gilma Flores, tenho 60 anos, nasci em 23 de maio de 1952 e esse é o meu sentimento ligado ao aprendizado dos anos que apesar de às vezes lamentar, alegro-me em ver tudo que posso ensinar e continuar aprendendo.

 01.Quem escreveu o texto?

_____________________________________________________________

02.Com qual intenção o texto foi escrito?      ___________________________________________________________________________________

03. No texto você consegue identificar marcadores temporais (naquele tempo, na minha infância etc), trechos ou palavras que remetem à memória? Quais?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. A autora fala da infância com saudosismo (saudade). Quais brincadeiras cercavam as crianças da época? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05.Como era a relação com seus pais? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06.Quais as tecnologias que a autora menciona que havia na época? Elas ainda existem hoje em dia?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

07.Qual a impressão da autora quando compara o passado com o presente? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


08. Reflita sobre os verbos utilizados no texto: Na narrativa de memória há a predominância de qual tempo e modo verbal? Por que isso acontece?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________