quarta-feira, 12 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B - Plano de Ação/SIGAE

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 13 de Maio de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 13/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Plano de Ação/SIGAE

 INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 Objetivo A1: Identificar elementos explícitos no texto do gênero conto maravilhoso, inferir no texto a presença dos elementos da narrativa; localizar substantivos no texto e classifica-los; Objetivo A2: Analisar elementos constitutivos do gênero biografia, como sua função social e meio de circulação, identificar elementos explícitos do texto; Objetivo A3: Identificar o uso da linguagem verbal, não-verbal e mista em textos; Objetivo A4: Produzir um texto do gênero notícia, respeitando sua estrutura, a partir de um conto maravilhoso.

 Leia o texto a seguir:

O Gato de Botas

Era uma vez um velho moleiro que tinha três filhos. Antes de morrer, reuniu os seus filhos e diante deles dividiu os seus bens pelos três.

Ao filho mais velho, o moleiro deu-lhe o moinho. Ao filho do meio deixou-lhe o burro. E ao mais novo entregou-lhe um gato. O filho mais novo, com o gato no seu colo, comentou desiludido:

– Que vou eu fazer com um simples gato?

Qual não foi a sua surpresa quando ouviu o gato responder-lhe:

– Se me deres umas botas pretas, um fato e um saco, farei de ti um homem rico!

        Assim fez o rapaz e o gato, todo aperaltado, partiu deixando o seu novo dono muito baralhado. O gato das botas dirigiu-se ao bosque e caçou duas perdizes, que meteu dentro do saco. Dirigiu-se depois ao castelo do rei e ofereceu-as ao rei, em nome do seu amo, o marquês de Carabás. Dia após dia, o gato continuou a oferecer presentes ao rei, em nome do marquês, o que fez com que o rei ficasse curioso em saber quem era o marquês de Carabás.

        Numa bela tarde, enquanto o rapaz e o seu gato descansavam à beira rio, a carruagem do rei aproxima-se. O gato, rapidamente acorda o seu amo e diz-lhe para se despir e atirar-se ao rio. O rapaz, meio confuso, faz o que o gato lhe diz. Então o gato das botas corre em direção à carruagem, com ar aflito, e grita:

        – Socorro majestade! Roubaram as roupas ao meu amo, o marquês de Carabás!

        O rei, reconhecendo o nome do marquês, para prontamente e empresta ao jovem nobres roupas, oferecendo-lhe boleia até à sua casa. O jovem entra na carruagem, meio embaraçado e aflito, pois não sabia o que dizer, sentando-se entre o rei e a sua bela filha, que o acompanhava. O gato prontamente indica o caminho ao cocheiro do rei e, depois de a carruagem arrancar, corre desenfreado até às terras junto ao castelo do Ogro. Quando lá chegou, viu os camponeses, a quem disse:

        – Se querem livrar-se do Ogro malvado, quando o rei passar digam que todas estas terras pertencem ao marquês de Carabás. E continuou a correr, em direção ao castelo. Quando chegou, encontrou o Ogro, que era o dono de todas aquelas terras, sentado a descansar. O Ogro ao vê-lo, perguntou:

        – Quem és tu? E que fazes no meu castelo?

        Ao que o gato respondeu:

        – Eu sou o gato das botas, um humilde servo vosso… ouvi dizer que possuís poderes mágicos. É verdade? Será que vós conseguiríeis transformar-vos num leão? Ao ouvir isto, o Ogro transforma-se imediatamente num enorme leão! O gato, cheio de medo, responde:

        – Que maravilha… mas será que conseguiríeis transformar-vos num minúsculo ratinho?

        E o Ogro, orgulhoso e imprudente, transforma-se logo num pequeno ratinho. O gato das botas, sem perder tempo, salta em direção ao ratinho e come-o. Nessa altura, chega o coche do rei às portas do castelo, e o gato das botas dirige-se a eles para os receber:

        – Bem-vindo ao castelo do meu amo, o marquês de Carabás!

 

Agora responda às questões abaixo:

01.Quem é a personagem principal da história?

 a (  ) o príncipe              b (  ) a filha do rei               c (  ) o Gato de Botas

 02.Neste conto o narrador é:

 a (  ) narrador observador       b (  ) narrador personagem 

 03.Os elementos da narrativa são 5: Espaço, tempo, personagens, narrador e enredo. Quais desses elementos você identificou no texto?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________ 

04.Marque V para verdadeiro e F para falso.

 a (   ) “O Gato de Botas” é um conto maravilhoso que narra as aventuras de um gato esperto que   transforma seu dono, um pobre camponês, em um nobre marquês.

b (   ) O filho mais novo do camponês ganhou um coelho como herança.

c (   ) O Ogro malvado morava em uma cabana.

d (   ) No final da história o filho do camponês se tornou o marquês de Carabás. 

Substantivo é a classe de palavras que nomeia seres, objetos, sentimentos e emoções.

São 9 as suas classificações:

ü  substantivo simples (que apresenta só uma palavra) ex.: Lápis;

ü  substantivo comum (algo genérico, que todos conhecem) ex.: árvore;

ü  substantivo próprio (nome de pessoas, empresas, cidades...) ex.: Pamela;

ü  substantivo coletivo (indica o nome do grupo de determinada espécie) ex.: alcateia;

ü  substantivo primitivo (do qual derivam outros substantivos) ex.: terra;

ü  substantivo derivado (que derivam dos substantivos primitivos) ex.: terreno;

ü  substantivo composto (que apresenta mais de uma palavra, mas que tem um sentido só) ex.: beija-flor;

ü  substantivo concreto (que nomeia tudo aquilo que é possível “ver” ou “pegar” concretamente, seja um ser existente no mundo real ou não) ex.: madeira;

ü  substantivo abstrato (que dá nomes a sentimentos e emoções) ex.: fome.

05.Agora retire do texto 10 substantivos e classifique-os de acordo com a explicação acima: 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Linguagem verbal é expressa por meio de palavras escritas ou faladas.

Linguagem não verbal utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

E a Linguagem mista é aquela que utiliza os dois tipos: verbal e não-verbal.

 06. Identifique, nas imagens abaixo, qual tipo de linguagem foi utilizada em cada uma delas:

_____________________       __________________         ____________________________