Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 13 de Maio de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 13/05/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.
Plano
de Ação/SIGAE
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
O Gato de Botas
Era uma vez
um velho moleiro que tinha três filhos. Antes de morrer, reuniu os seus filhos
e diante deles dividiu os seus bens pelos três.
Ao filho
mais velho, o moleiro deu-lhe o moinho. Ao filho do meio deixou-lhe o burro. E
ao mais novo entregou-lhe um gato. O filho mais novo, com o gato no seu colo,
comentou desiludido:
– Que vou eu
fazer com um simples gato?
Qual não foi
a sua surpresa quando ouviu o gato responder-lhe:
– Se me
deres umas botas pretas, um fato e um saco, farei de ti um homem rico!
Assim fez o rapaz e o gato, todo aperaltado, partiu deixando o seu novo
dono muito baralhado. O gato das botas dirigiu-se ao bosque e caçou duas
perdizes, que meteu dentro do saco. Dirigiu-se depois ao castelo do rei e
ofereceu-as ao rei, em nome do seu amo, o marquês de Carabás. Dia após dia, o
gato continuou a oferecer presentes ao rei, em nome do marquês, o que fez com
que o rei ficasse curioso em saber quem era o marquês de Carabás.
Numa bela tarde, enquanto o rapaz e o seu
gato descansavam à beira rio, a carruagem do rei aproxima-se. O gato,
rapidamente acorda o seu amo e diz-lhe para se despir e atirar-se ao rio. O
rapaz, meio confuso, faz o que o gato lhe diz. Então o gato das botas corre em
direção à carruagem, com ar aflito, e grita:
– Socorro majestade! Roubaram as roupas ao meu amo, o marquês de
Carabás!
O rei, reconhecendo o nome do marquês, para prontamente e empresta ao
jovem nobres roupas, oferecendo-lhe boleia até à sua casa. O jovem entra na
carruagem, meio embaraçado e aflito, pois não sabia o que dizer, sentando-se
entre o rei e a sua bela filha, que o acompanhava. O gato prontamente indica o
caminho ao cocheiro do rei e, depois de a carruagem arrancar, corre desenfreado
até às terras junto ao castelo do Ogro. Quando lá chegou, viu os camponeses, a
quem disse:
– Se querem livrar-se do Ogro malvado, quando o rei passar digam que
todas estas terras pertencem ao marquês de Carabás. E continuou a correr, em
direção ao castelo. Quando chegou, encontrou o Ogro, que era o dono de todas
aquelas terras, sentado a descansar. O Ogro ao vê-lo, perguntou:
– Quem és tu? E que fazes no meu castelo?
Ao que o gato respondeu:
– Eu sou o gato das botas, um humilde servo vosso… ouvi dizer que
possuís poderes mágicos. É verdade? Será que vós conseguiríeis transformar-vos
num leão? Ao ouvir isto, o Ogro transforma-se imediatamente num enorme leão! O
gato, cheio de medo, responde:
– Que maravilha… mas será que conseguiríeis transformar-vos num
minúsculo ratinho?
E o Ogro, orgulhoso e imprudente, transforma-se logo num pequeno
ratinho. O gato das botas, sem perder tempo, salta em direção ao ratinho e
come-o. Nessa altura, chega o coche do rei às portas do castelo, e o gato das
botas dirige-se a eles para os receber:
– Bem-vindo ao castelo do meu amo, o marquês de Carabás!
Agora responda às questões abaixo:
01.Quem é a personagem principal da história?
a ( ) o príncipe b ( ) a filha do rei c ( ) o Gato de Botas
02.Neste conto o narrador é:
a ( ) narrador observador b (
) narrador personagem
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.Marque V para verdadeiro e
F para falso.
a ( ) “O
Gato de Botas” é um conto maravilhoso que narra as aventuras de um gato esperto
que transforma seu dono, um pobre
camponês, em um nobre marquês.
b ( ) O filho mais novo do
camponês ganhou um coelho como herança.
c ( ) O Ogro malvado morava em uma
cabana.
d ( ) No final da história o filho do camponês se tornou o marquês de Carabás.
Substantivo é a classe de
palavras que nomeia seres, objetos, sentimentos e emoções.
São 9 as suas
classificações:
ü substantivo simples (que apresenta só uma
palavra) ex.: Lápis;
ü substantivo comum (algo genérico, que
todos conhecem) ex.: árvore;
ü substantivo próprio (nome de pessoas,
empresas, cidades...) ex.: Pamela;
ü substantivo coletivo (indica o nome do
grupo de determinada espécie) ex.: alcateia;
ü substantivo primitivo (do qual derivam
outros substantivos) ex.: terra;
ü substantivo derivado (que derivam dos
substantivos primitivos) ex.: terreno;
ü substantivo composto (que apresenta mais
de uma palavra, mas que tem um sentido só) ex.: beija-flor;
ü substantivo concreto (que nomeia tudo
aquilo que é possível “ver” ou “pegar” concretamente, seja um ser existente no
mundo real ou não) ex.: madeira;
ü substantivo abstrato (que dá nomes a sentimentos e emoções) ex.: fome.
05.Agora retire do texto 10 substantivos e classifique-os de acordo com a explicação acima:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A Linguagem verbal é expressa
por meio de palavras escritas ou faladas.
A Linguagem não verbal utiliza
signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas,
músicas.
E a Linguagem mista é aquela que utiliza os dois tipos: verbal e
não-verbal.
_____________________ __________________ ____________________________