|
Disciplina |
Série |
Data |
Página 1 de 6
|
|
Língua Portuguesa |
8º ano A e B |
13-05-2021 |
Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa
Izabel
Professora: Aline Lorrana Maia.
Aluno(a):
________________________________________________________
O que é crônica?
É um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano, ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.
– Textos curtos e de fácil compreensão
– Linguagem simples e descontraída
– Poucos (ou nenhum) personagens nas histórias
– Análise crítica sobre contextos e circunstâncias
– Humor crítico, irônico e sarcástico
– Linha cronológica estabelecida.
Para que serve uma crônica? Embora as crônicas retratem acontecimentos do dia a dia, elas não têm a finalidade exclusiva de informar. Seu objetivo é, na verdade, provocar uma reflexão sobre o assunto abordado. Os cronistas costumam identificar aspectos que, muitas vezes, passam despercebidos pelo restante da sociedade, mas que merecem observação e análise.
1: Leia a crônica a seguir e reflita: pelo título do texto, que situação ou acontecimento pode
ter inspirado a autora? O que você imagina que a cronista irá apresentar?
Depois da leitura verifique se suas hipóteses se confirmam.
Observação: Não é para responder essas perguntas da questão nº 1 no caderno, são apenas para
refletir e responder oralmente.
Sobre o texto, responda às questões abaixo:
2- Quais de suas hipóteses sobre o texto foram confirmadas?
3- Você conhece uma história parecida com a que foi apresentada na crônica?
Se conhece, conte como é:
4- A cronista narra um evento, um fato cotidiano, e o toma como inspiração
para discutir uma questão mais profunda. Que questão é essa?
5 – A cronista faz referência a duas ações realizadas pelo motorista do
ônibus. Quais são elas?
As crônicas são compostas, geralmente, de três partes:
1.
Introdução: apresentação do fato ou da situação sobre a qual o cronista tecerá seu texto;
2.
Desenvolvimento: o cronista discute os aspectos que
deseja enfatizar e emite opiniões;
3.
Conclusão: desfecho e opinião.
6-
Indique a que partes
da crônica lida pertencem os trechos abaixo:
I: O casal de velhinhos deixa em todos os passageiros a sensação de
que o amor andou no ônibus.
II:
O casal entra no ônibus
e desperta nos passageiros sorrisos,
ternura e a possibilidade de amar e ser amado
até o fim da vida.
III: Um casal de velhinhos como símbolo do amor eterno.
( ) Introdução:
( ) Desenvolvimento
( ) Conclusão



