Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno (a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 10 de Maio de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 10/05/2021 até as 22:30 horas da noite.
Plano
de Ação/SIGAE
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
Tema: Contos,
romances infanto-juvenis |
(EF69LP47-A) Analisar, em textos narrativos
ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os
recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes,
as escolhas lexicais típicas de cada gênero para a caracterização dos
cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos
verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades
linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o
enredo e o foco narrativo.(EF69LP54-B) Analisar os efeitos de sentido
decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação,
metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e
antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e
expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas). |
01. REESCREVA a
frase abaixo, eliminado a repetição do mesmo substantivo.
O Pequeno Príncipe atravessou o deserto e o Pequeno Príncipe encontrou apenas uma flor.
________________________________________________________________________________
02. Reescreva
o trecho a seguir empregando uma linguagem mais informal.
“Tu
não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros
garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de
ti. (...)”
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. No diálogo do
príncipe com a raposa, é possível compreender, através de várias metáforas, que
existe uma crítica sobre o comportamento humano? Qual é esse comportamento?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. Leia o trecho,
“Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros
garotos...”
Qual
é a figura de linguagem que expressa exagero? Isso é observado no trecho do
romance? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia um fragmento de
conto.
A
Cidade Cinzenta
Existia
um homem comum e cinzento que morava em uma cidade cinzenta. Ele usava um terno
cinza e fazia as mesmas coisas: ia de casa para o trabalho e do trabalho para
casa. Nunca alguém havia visto esse homem dar um sorriso. Todas as pessoas que
ali moravam eram assim, como aquele homem cinzento. A cidade onde viviam estava
sempre nublada. Enormes nuvens cinza ficavam no céu, mostrando constantes
ameaças de chuva, embora só chovesse às vezes.
Naquele
mesmo dia, a caminho do trabalho, o homem cinzento encontrou um lápis de cor
laranja no chão. Quando o viu, parou e ficou olhando fixamente para aquele
objeto, até que finalmente decidiu pegá-lo. Com o lápis de cor laranja,
desenhou um enorme sorriso em seu rosto e se sentiu diferente, muito melhor do
que se sentia antes. Colocou então o lápis em seu bolso e continuou seu
caminho.
Depois,
ele parou embaixo de uma árvore e começou a contemplar (...)
(Conto mexicano traduzido por Janaina Spolidorio)
05. Esse fragmento tem as
características de um conto porque:
a
( ) apresenta apenas um protagonista e o tempo dos fatos é delimitado a
um dia comum.
b
( ) apresenta protagonista e personagens secundários e o enredo
apresenta diferentes desfechos.
c
( ) esse texto não apresenta personagem principal e não é possível
quando os fatos ocorreram.
d ( ) apresenta a narração de um fato real e noticiado.
06. Seria eufemismo (suavização
de uma mensagem chocante), se a fala sobre o homem cinzento fosse:
a
( ) Era um homem sem muitas cores.
b
( ) Era um homem com cores chocantes.
c
( ) Era um homem extremamente feio.
d ( ) Era um homem repugnante.
07.
Agora é sua vez! Crie uma continuação para esta história.
O
que aconteceu depois daquele momento?
Ele
mudou de comportamento, como isso ocorreu?
As
pessoas continuaram cinzentas também?
·
Retome as características do gênero (conto).
· Empregue o discurso direto
(diálogo entre personagens).
· O texto deve ter no mínimo 10
linhas de continuação.
· Compartilhe suas ideias com a
turma.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________