sexta-feira, 7 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B /Plano de Ação/SIGAE

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 10 de Maio de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 10/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

  Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.

Plano de Ação/SIGAE

 INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

Tema: Contos, romances infanto-juvenis

(EF69LP47-A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, as escolhas lexicais típicas de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo.(EF69LP54-B) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas).

 ATENÇÃO: CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA ANTERIOR, SOBRE O TRECHO DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE.

01. REESCREVA a frase abaixo, eliminado a repetição do mesmo substantivo. 

O Pequeno Príncipe atravessou o deserto e o Pequeno Príncipe encontrou apenas uma flor.

________________________________________________________________________________

02.  Reescreva o trecho a seguir empregando uma linguagem mais informal.

“Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de ti. (...)”

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. No diálogo do príncipe com a raposa, é possível compreender, através de várias metáforas, que existe uma crítica sobre o comportamento humano? Qual é esse comportamento?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Leia o trecho, “Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos...”

Qual é a figura de linguagem que expressa exagero? Isso é observado no trecho do romance? Explique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia um fragmento de conto.

A Cidade Cinzenta

Existia um homem comum e cinzento que morava em uma cidade cinzenta. Ele usava um terno cinza e fazia as mesmas coisas: ia de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Nunca alguém havia visto esse homem dar um sorriso. Todas as pessoas que ali moravam eram assim, como aquele homem cinzento. A cidade onde viviam estava sempre nublada. Enormes nuvens cinza ficavam no céu, mostrando constantes ameaças de chuva, embora só chovesse às vezes.

Naquele mesmo dia, a caminho do trabalho, o homem cinzento encontrou um lápis de cor laranja no chão. Quando o viu, parou e ficou olhando fixamente para aquele objeto, até que finalmente decidiu pegá-lo. Com o lápis de cor laranja, desenhou um enorme sorriso em seu rosto e se sentiu diferente, muito melhor do que se sentia antes. Colocou então o lápis em seu bolso e continuou seu caminho. 

Depois, ele parou embaixo de uma árvore e começou a contemplar (...)

(Conto mexicano traduzido por Janaina Spolidorio)

05. Esse fragmento tem as características de um conto porque:

a (   ) apresenta apenas um protagonista e o tempo dos fatos é delimitado a um dia comum.

b (   ) apresenta protagonista e personagens secundários e o enredo apresenta diferentes desfechos.

c (   ) esse texto não apresenta personagem principal e não é possível quando os fatos ocorreram.

d (   ) apresenta a narração de um fato real e noticiado.

06. Seria eufemismo (suavização de uma mensagem chocante), se a fala sobre o homem cinzento fosse:

a (   ) Era um homem sem muitas cores.

b (   ) Era um homem com cores chocantes.

c (   ) Era um homem extremamente feio.

d (   ) Era um homem repugnante.

07. Agora é sua vez! Crie uma continuação para esta história. 

O que aconteceu depois daquele momento? 

Ele mudou de comportamento, como isso ocorreu? 

As pessoas continuaram cinzentas também? 

·     Retome as características do gênero (conto). 

·     Empregue o discurso direto (diálogo entre personagens).

·     O texto deve ter no mínimo 10 linhas de continuação. 

·     Compartilhe suas ideias com a turma.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________