Unidade Educacional: Colégio Estadual Princeza Izabel
Taquaral de Goiás,
10 de Maio de 2021.
Diretor: Wattson
Mamedes de Souza
Professora:
Luciene Aparecida Silvestre
Série: 7ª Ano A e B
Aluna(o):
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Data
da entrega: Ainda hoje 10/05/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente
ao 2ª Bimestre de 2021.
Plano de Ação/SIGAE
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça
letra legível.
3. Leia as questões com
atenção antes de respondê-las;
Tema: Contos populares e peças teatrais |
(EF67LP28-A) Ler, de forma autônoma, peças teatrais, crônicas
críticas, romances infanto-juvenis, contos de suspense, contos de esperteza,
contos do folclore goiano, entre outros, levando em conta suportes e
características.(EF69LP54-B) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do
emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora,
personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese
e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões
denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações
subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo
sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações
próprios de cada gênero narrativo |
O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta,
tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém o
suficiente para contar a história completa.
O conto possui elementos e estrutura bem marcados, sendo que o tipo de
história pode indicar o tipo de conto que estamos lendo. Vamos aprender um
pouco mais sobre esse gênero narrativo.
O conto apresenta as seguintes características:
Espaço delimitado: o local em que se desenvolve a história é
delimitado, como uma determinada casa, rua, parque, praça. Isso acontece pelo
fato de o conto ser uma narrativa breve, em que não é possível se falar em
muitos espaços diferentes.
Tempo marcado: o tempo do conto é marcado. Isso quer dizer que é possível saber em que
momento a história acontece. Esse tempo pode ser:
cronológico - quando as coisas acontecem numa sequência normal, de horas, dias,
anos.
psicológico - quando as coisas não acontecem numa sequência normal, mas de acordo com
a imaginação do narrador ou de um personagem.
Narrador: a história do conto é contada por um narrador, que pode ser:
narrador observador, aquele que conhece a história, mas não participa
dela.
narrador personagem, aquele que além de narrar a história, também é um
dos seus personagens.
narrador onisciente, aquele que conhece a história e todos os
personagens envolvidos nela.
Personagens: o conto contém
poucos personagens, porque como é um texto breve, não é possível incluir muitos
participantes na história. Os personagens podem ser principais ou secundários.
Enredo: o conto apresenta
sempre um enredo, que é um problema ou situação que dá origem aos
acontecimentos de uma história. Ele pode ser:
linear - quando os fatos
seguem uma sequência lógica, ou seja: apresentação, desenvolvimento, momento de
tensão - clímax, e solução - desfecho.
não linear - quando os fatos
não seguem uma sequência lógica, ou seja, em vez de começar pela apresentação
do problema ou da situação, pode começar pela sua solução e os acontecimentos
são narrados ao longo do conto.
O livro mágico
Há muito tempo,
numa época em que as letras ainda falavam, existia um livro mágico carregado de
surpresas e aventuras. Nele, todas as letras viviam felizes, porque aguardavam
a grande assembleia. Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar
novas palavras. Era uma alegria sem tamanho! Afinal, todas as palavras que
existem hoje vieram daqueles encontros dentro do livro mágico.
Chegou o grande
dia esperado por todas, o dia em que elas ganhariam novas combinações e
formariam novas palavras para a nossa língua. Todas estavam ansiosas, menos a
letra W que se considerava desnecessária, pois pouco era usada.
Mas para formar
novas palavras, as letras precisavam dar uma volta ao redor do mundo, a fim de
realizar descobertas e fazer novas amizades. E assim foi feito. Quando chegou a
hora de retornar para o livro mágico, todas estavam felizes, pois haviam
concretizado seus desejos e feito novas amizades. Inúmeras palavras foram
criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia
retornado.
Então as letras
resolveram fazer uma busca pelo mundo, foram em todos os lugares onde
acreditavam que o W poderia estar. Foram ao Brasil, ao Chile, à Espanha, e
nada. Finalmente, já no fim do dia, a letra T o encontrou numa pequena ilha,
muito triste, no Tawian. O T foi logo perguntando:
__ Por
que você não foi com a gente de volta para o livro mágico?
Enfaticamente
a letra W respondeu:
__ Sou
desnecessário, pois sou pouco usado, as palavras não gostam de me utilizar, e
quando me usam, é somente para substituir a letra U ou a letra V.
__ Você é
importante – retrucou o T, o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem
você, estaríamos truncados e tristes. Volte conosco, precisamos de você!
A letra W
pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro
mágico e jurou diante de todo o alfabeto que algum dia encontraria uma palavra
importante que fosse conhecida por todos os seres humanos.
01. O conto:
a) conta a história das letras que se reuniam para discutir sobre o
livro mágico.
b) narra as aventuras dos livros mágicos e de suas letras cheias de
surpresas.
c) conta a história empolgante de um livro mágico que pertencia ao mundo
das letras.
d) narra a história de um livro mágico e de uma letra que vivia triste.
02. A letra W é personificada pois,
a) são atribuídas características humanas à letra W.
b) é uma letra do alfabeto.
c) serve para formar uma palavra.
d) é utilizada para formar diferentes palavras.
03.O conflito central do enredo é desencadeado
a) pela assembleia que acontecia anualmente.
b) pelo sentimento de inferioridade da letra W.
c) pela busca feita pelas letras ao redor do mundo.
d) pelo juramento feito pela letra W diante do alfabeto.
04. O desfecho do texto gira em torno de
a) uma aventura.
b) uma promessa.
c) um pacto.
d) uma descoberta.
05. Observa-se, no conto literário, a predominância de qual
tempo verbal? Por que isso ocorreu?
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06. Retome as características
do conto literário, observe o quadro das figuras de linguagem.
Continue o conto popular iniciado.
Elabore um título diferente.
O
macaco e a cotia
O
macaco foi dançar na casa da cotia; a cotia, de sabida, mandou o macaco tocar,
dando-lhe uma rabeca. A cotia começou a dançar, e, no virar à roda, deu uma
umbigada na parede e partiu o rabo. Todos os que tinham rabo ficaram vendo
isto, com medo de dançar. Então, o preá disse:
-“Ora,
vocês estão com medo de dançar! Mandem tocar, e vão ver obra!”
O
macaco ficou logo desconfiado, e trepou-se num banco e pôs-se a tocar para o
preá dançar. O preá deu umas voltas e foi dar sua umbigada no mestre macaco,
que não teve outro jeito senão entrar também na dança das cotias e dos outros
animais, e todos lhe pisaram no rabo. (...)
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