sexta-feira, 14 de maio de 2021

Atividade de Arte - 6°A e B - Plano de Ação SIGAE

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professoras:   Flausa Maria Rosa                            6ª Ano A. Matutino. 

Pabliny    Ribeiro Souto                                           6ª Ano B. Vespertino.

Aluno (a):___________________________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 17/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

Atividades complementares de Arte referente ao 2º Bimestre de 2021 – Plano de ação/SIGAE


Objeto de conhecimento/conteúdo: Biografia romanceada e texto biográfico - semelhanças e diferenças Finalidade Apreciação e réplica/estratégias de leitura.

Objetivo da aula: Redescobrindo Frankenstein na sala de aula.

   Prática de linguagem: Leitura.

 

Frankenstein

Mary Shelley escreveu a obra aos 18 anos, após ser desafiada pelo poeta romântico Lord Byron (1788-1824) a criar uma história de fantasma. O resultado teria um impacto monumental e seria a semente de onde surgiria um ícone da cultura popular.

O romance foi publicado inicialmente sem o nome da autora e recebeu críticas mistas, mas começou a se destacar ao ser adaptado por companhias de teatro alguns anos depois. Mas foi no cinema que se tornou um fenômeno. O primeiro filme foi feito em 1910 - desde então, houve cerca de 150 outras versões em diferentes meios.

 


Dois metros e meio de altura, mais forte que um ser humano e com pele amarelada mal cobrindo os músculos e as artérias do corpo. Assim, Mary Shelley descreve a sua criatura em um dos livros mais influentes da história: Frankenstein, ou o Prometeu Moderno. Na história, o cientista Victor Frankenstein descobre uma forma de dar vida a corpos inanimados e tenta criar um ser mais resistente do que os humanos usando partes de cadáveres. O resultado, porém, é uma criatura que destrói a vida de seu criador por vingança, após ser abandonada.

Para escrever a obra, que completa dois séculos este ano, Shelley inspirou-se em desenvolvimentos científicos, como os estudos do efeito da eletricidade no corpo de animais conduzidos por Luigi Galvani. Porém, a característica mais distinta do monstro; as partes costuradas de vários corpos humanos; parece baseada em um mito e sonho distante da ciência da época: substituir membros ou órgãos danificados por saudáveis.

E quem era eu? Tudo ignorava de minha criação e de meu criador; mas sabia que não tinha dinheiro, amigos ou espécie alguma e propriedade. Era, além do mais, dotado de um aspecto hediondo, deformado e repelente; eu nem era da mesma natureza que o homem. Era mais ágil do que ele e podia viver com alimentação mais parca; suportava quase sem problemas os extremos do frio e do calor; minha estatura era muito superior à dele. Quando olhava ao redor ninguém encontrava que se assemelhasse. Era eu, então, um monstro, uma nódoa sobre a terra, de quem todos fugiam e a quem todos renegavam?

Com essas palavras o monstro criado pelo Dr. Victor Frankenstein dá-se conta de sua triste condição. – Um ser incomum gerado por um cientista aparece de repente como um ser humano adulto, mas entra no mundo sem nada saber sobre si mesmo, à maneira de uma criança. Uma criatura delicada vem a amar a natureza e aprende sobre a humanidade observando as pessoas. No entanto, ao tentar se comunicar com o mundo é rejeitado pela sociedade devido à sua aparência grotesca.

Também seu criador, o jovem universitário e cientista, ao ver-se diante de sua criatura horrível, rejeita-a; esta rejeição, fruto do seu erro e da percepção deste erro, fará brotar no monstro a vingança e, consequentemente, a desgraça em sua vida.

   

                      

            Questões sobre o texto:

             

1.      1.Que tipo de personagem é o monstro?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      2.Quem é o culpado?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 3. O cientista conseguiu a realização de algo jamais conquistado por um ser humano.

            a)   Qual foi a grande realização de Victor?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      b) Após concretizar seus objetivos, o cientista se mostra decepcionado com sua criação. Explique quais foram os fatores que o levaram a ter esse sentimento.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.Descreva quem foi Mary Shelley;
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5. Agora a partir dos seus conhecimentos obtidos sobre o monstro criado pelo Dr. Victor Frankenstein faça um desenho representado o mostro; Capriche!

 

 

 

 

 

 

 

 


                                                                  BONS ESTUDOS!!!!!