Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professoras: Flausa Maria Rosa 7ª Ano A. Matutino.
Pabliny Ribeiro Souto 7ª Ano B. Vespertino.
Aluno (a):___________________________________________________
Data da entrega: Ainda hoje 17/05/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades complementares de Arte referente ao 2º Bimestre de 2021 – Plano de ação/SIGAE
Objeto de conhecimento/conteúdo: Biografia romanceada e texto biográfico - semelhanças e diferenças Finalidade Apreciação e réplica/estratégias de leitura.
Objetivo da aula: Redescobrindo Frankenstein na sala de aula.
Prática de linguagem: Leitura.
Frankenstein
Mary Shelley escreveu a obra aos 18 anos, após ser
desafiada pelo poeta romântico Lord Byron (1788-1824) a criar uma história de
fantasma. O resultado teria um impacto monumental e seria a semente de onde
surgiria um ícone da cultura popular.
O romance foi publicado inicialmente sem o nome da
autora e recebeu críticas mistas, mas começou a se destacar ao ser adaptado por
companhias de teatro alguns anos depois. Mas foi no cinema que se tornou um
fenômeno. O primeiro filme foi feito em 1910 - desde então, houve cerca de 150
outras versões em diferentes meios.
Dois metros e meio de altura, mais forte
que um ser humano e com pele amarelada mal cobrindo os músculos e as artérias
do corpo. Assim, Mary Shelley descreve a sua criatura em um dos livros mais influentes
da história: Frankenstein, ou o Prometeu Moderno. Na história, o
cientista Victor Frankenstein descobre uma forma de dar vida a corpos
inanimados e tenta criar um ser mais resistente do que os humanos usando partes
de cadáveres. O resultado, porém, é uma criatura que destrói a vida de seu
criador por vingança, após ser abandonada.
Para escrever a obra, que completa dois séculos este ano, Shelley inspirou-se
em desenvolvimentos científicos, como os estudos do efeito da eletricidade no
corpo de animais conduzidos por Luigi Galvani. Porém, a característica mais
distinta do monstro; as partes costuradas de vários corpos humanos; parece
baseada em um mito e sonho distante da ciência da época: substituir membros ou
órgãos danificados por saudáveis.
E quem era eu? Tudo
ignorava de minha criação e de meu criador; mas sabia que não tinha dinheiro,
amigos ou espécie alguma e propriedade. Era, além do mais, dotado de um aspecto
hediondo, deformado e repelente; eu nem era da mesma natureza que o homem. Era mais
ágil do que ele e podia viver com alimentação mais parca; suportava quase sem
problemas os extremos do frio e do calor; minha estatura era muito superior à
dele. Quando olhava ao redor ninguém encontrava que se assemelhasse. Era eu,
então, um monstro, uma nódoa sobre a terra, de quem todos fugiam e a quem todos
renegavam?
Com
essas palavras o monstro criado pelo Dr. Victor Frankenstein dá-se conta de sua
triste condição. – Um ser incomum gerado por um cientista aparece de repente
como um ser humano adulto, mas entra no mundo sem nada saber sobre si mesmo, à
maneira de uma criança. Uma criatura delicada vem a amar a natureza e aprende
sobre a humanidade observando as pessoas. No entanto, ao tentar se comunicar
com o mundo é rejeitado pela sociedade devido à sua aparência grotesca.
Também seu criador, o jovem universitário e
cientista, ao ver-se diante de sua criatura horrível, rejeita-a; esta rejeição,
fruto do seu erro e da percepção deste erro, fará brotar no monstro a vingança
e, consequentemente, a desgraça em sua vida.
Questões sobre o texto:
1. 1.Que tipo de personagem é o monstro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. 2.Quem é o culpado?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O cientista conseguiu a
realização de algo jamais conquistado por um ser humano.
a) Qual foi a
grande realização de Victor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Após concretizar seus objetivos, o cientista se
mostra decepcionado com sua criação. Explique quais foram os fatores que o
levaram a ter esse sentimento.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BONS ESTUDOS!!!!!