Disciplina |
Série |
Data |
Matemática |
7º Ano A 7° Ano B |
21-05-21 20-05-21 |
Colégio Estadual Princesa Izabel – Taquaral de Goiás-GO, 20 de maio de 2.021. (7º ano B)
Taquaral de Goiás - GO, 21 de maio de 2.021. (7º ano A)
Aluno (a):_______________________________________ nº ___
Professor: Rafael Camargo de Souza Neto. Série: 7° Ano turma: A Curso: Matutino
Professor: Lucas Eugênio Rosa. Série: 7° Ano turma: B Curso: Vespertino.
Atividades de Matemática referente ao 2º Ciclo de 2021
MATEMÁTICA
Multiplicação de Números Inteiros
O
conjunto dos números inteiros surgiu da necessidade de o homem
manipular valores negativos, relacionados a assuntos comerciais e
financeiros. Nesse conjunto, cada número inteiro positivo possui sua
representação negativa. Na multiplicação de números inteiros,
devemos seguir algumas condições de acordo com o sinal dos números.
Nessas operações o jogo de sinal é usado de forma sistemática,
de acordo com o seguinte quadro de sinais:
(+)
* (+) =+
(+) * (–)
=–
(-) * (+) = –
(–) * (–) = +
Os
dois números possuem o mesmo sinal.
Número
positivo multiplicado por número positivo.
(+3)
* (+7) = +21
(+5) * (+9) = +45
(+21)
*
(+10)
=
+ 210
(+4) * (+9) = +36
(+8) * (+10)
= +80
(+22) * (+5) = +110
Número
negativo multiplicado por número negativo
(–9)
* (–5) = + 45
(–12) * (–4) = + 48
(–3) * (–7) =
+21
(–8) * (–9) = +72
(–10) * (–7) = +70
(–12)
* (–5) = +60
O
dois números possuem o sinal diferente
Número
positivo multiplicado por negativo e vice-versa
(+7)
* (–9) = – 63
(–4) * (+7) = – 28
(–6) * (+7) = –
42
(+8) * (–6) = – 48
(+6) * (–5) = –30
(–120)
* (+3) = – 360
Vale
ressaltar que o elemento neutro da multiplicação é o número 1
(um). Veja:
(+1)
* (+96) = +96
(–1) * (–98) = +98
(–14) * (+1) =
–14
(–1) * (+9) = –9
(+2) * (+1) = +2
(–32) *
(–1) = +32
Podemos
verificar que na multiplicação de números inteiros ao
multiplicamos números com sinais iguais, temos que o resultado é um
número positivo, e quando multiplicamos números com sinais
diferentes, o resultado é um número negativo.
Atividades
Questão 01 Em uma caminhada matinal, nada como ouvir uma boa música. Para isso, Clara comprou um aparelho de MP3, que pagará em 4 prestações de R$ 65,00. Qual é o valor da dívida de Clara?
Questão 02 Resolva os produtos:
a) (+2) . (– 10) =
b) (+ 3) . (-5) =
c) (-5) . (+1) =
d) (-1) . (– 7) =
e) 0 . ( - 3) =
f) (+12) . ( - 5) =
g) 3 . ( -15) =
h) (+100) . (- 1) =
Questão 03 Em quais das alternativas o resultado da operação é um número positivo?
a) (-10) . (-4) =
b) (- 8) . ( +2) =
c) (+ 6) . ( +1) =
d) ( + 7) . ( - 3) =
Questão 04 Represente cada uma das situações a seguir por meio de uma operação com números inteiros e, depois, responda às questões:
a) Um submarino estava na superfície do mar quando começou a descer 100 m a cada intervalo de meia hora. Após 2 horas, a quantos metros abaixo do nível do mar o submarino se encontrava?.
b) Um avião voava à altitude de 500 m. Para escapar de uma tempestade, o piloto começou a subir 25 m a cada minuto. Que altitude o avião atingiu após 8 minutos?
c) Hugo é mergulhador e estava na superfície do mar e desceu 4 m. Depois de 25 minutos, desceu 3 vezes essa profundidade. A que profundidade Hugo chegou?
d) César pratica salto ornamental e está a 1 m do nível da água e salta e consegue descer, abaixo do nível da água, até 3 vezes essa distância. A que profundidade César consegue descer?
e) Para pagar um cheque de R$ 50,00 em 30 dias, outro cheque em 60 dias e um terceiro para 90 dias, todos com esse mesmo valor. Qual é o valor total que vai pagar com esses três cheques?