quarta-feira, 19 de maio de 2021

7º anos A e B Atividade de Matemática referente ao 2º Ciclo de 2.021 dos dias 20 e 21 de maio de 2.021.

 

        Disciplina

Série

Data

Matemática

7º Ano A

7° Ano B

21-05-21

20-05-21

Colégio Estadual Princesa Izabel – Taquaral de Goiás-GO, 20 de maio de 2.021. (7º ano B)

Taquaral de Goiás - GO, 21 de maio de 2.021. (7º ano A)

Aluno (a):_______________________________________ nº ___

Professor: Rafael Camargo de Souza Neto. Série: 7° Ano turma: A Curso: Matutino

Professor: Lucas Eugênio Rosa. Série: 7° Ano turma: B Curso: Vespertino.

Atividades de Matemática referente ao 2º Ciclo de 2021

MATEMÁTICA


Multiplicação de Números Inteiros

O conjunto dos números inteiros surgiu da necessidade de o homem manipular valores negativos, relacionados a assuntos comerciais e financeiros. Nesse conjunto, cada número inteiro positivo possui sua representação negativa. Na multiplicação de números inteiros, devemos seguir algumas condições de acordo com o sinal dos números. Nessas operações o jogo de sinal é usado de forma sistemática, de acordo com o seguinte quadro de sinais:

(+) * (+) =+
(+) *
(–) =–
(-) * (+) = –
(–) * (–) = +


Os dois números possuem o mesmo sinal.

Número positivo multiplicado por número positivo.

(+3) * (+7) = +21
(+5) * (+9) = +45
(+21)
* (+10) = + 210
(+4) * (+9) = +36
(+8) * (+10) = +80
(+22) * (+5) = +110

Número negativo multiplicado por número negativo

(–9) * (–5) = + 45
(–12) * (–4) = + 48
(–3) * (–7) = +21
(–8) * (–9) = +72
(–10) * (–7) = +70
(–12) * (–5) = +60


O dois números possuem o sinal diferente

Número positivo multiplicado por negativo e vice-versa

(+7) * (–9) = – 63
(–4) * (+7) = – 28
(–6) * (+7) = – 42
(+8) * (–6) = – 48
(+6) * (–5) = –30
(–120) * (+3) = – 360

Vale ressaltar que o elemento neutro da multiplicação é o número 1 (um). Veja:

(+1) * (+96) = +96
(–1) * (–98) = +98
(–14) * (+1) = –14
(–1) * (+9) = –9
(+2) * (+1) = +2
(–32) * (–1) = +32

Podemos verificar que na multiplicação de números inteiros ao multiplicamos números com sinais iguais, temos que o resultado é um número positivo, e quando multiplicamos números com sinais diferentes, o resultado é um número negativo.

Atividades

Questão 01 Em uma caminhada matinal, nada como ouvir uma boa música. Para isso, Clara comprou um aparelho de MP3, que pagará em 4 prestações de R$ 65,00. Qual é o valor da dívida de Clara?



Questão 02 Resolva os produtos:

a) (+2) . (– 10) =

b) (+ 3) . (-5) =

c) (-5) . (+1) =

d) (-1) . (– 7) =

e) 0 . ( - 3) =

f) (+12) . ( - 5) =

g) 3 . ( -15) =

h) (+100) . (- 1) =

Questão 03 Em quais das alternativas o resultado da operação é um número positivo?

a) (-10) . (-4) =

b) (- 8) . ( +2) =

c) (+ 6) . ( +1) =

d) ( + 7) . ( - 3) =

Questão 04 Represente cada uma das situações a seguir por meio de uma operação com números inteiros e, depois, responda às questões:

a) Um submarino estava na superfície do mar quando começou a descer 100 m a cada intervalo de meia hora. Após 2 horas, a quantos metros abaixo do nível do mar o submarino se encontrava?.

b) Um avião voava à altitude de 500 m. Para escapar de uma tempestade, o piloto começou a subir 25 m a cada minuto. Que altitude o avião atingiu após 8 minutos?

c) Hugo é mergulhador e estava na superfície do mar e desceu 4 m. Depois de 25 minutos, desceu 3 vezes essa profundidade. A que profundidade Hugo chegou?

d) César pratica salto ornamental e está a 1 m do nível da água e salta e consegue descer, abaixo do nível da água, até 3 vezes essa distância. A que profundidade César consegue descer?

e) Para pagar um cheque de R$ 50,00 em 30 dias, outro cheque em 60 dias e um terceiro para 90 dias, todos com esse mesmo valor. Qual é o valor total que vai pagar com esses três cheques?