quarta-feira, 19 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 8º ano A e B - – Plano de ação/SIGAE

 

Disciplina

Série

Data

 

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 Língua Portuguesa

8° série A e B

  20- 05-2021

 

                                 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professora: Aline Lorrana Maia.

                     Aluno (a): ______________________________________________

 

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 2º Bimestre de 2021 – Plano de ação/SIGAE

v    Objeto de conhecimento/conteúdo: Romance – Redescobrindo Frankenstein na sala de aula.

v    Objetivo da aula: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação) adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – contos contemporâneos, romances juvenis, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poemas concretos, ciberpoemas, entre outros.

 


Frankenstein Personagens

v Victor Frankenstein - protagonista cuja descoberta científica levou à criação de um "monstro".


O monstro - A criatura criada por Frankenstein tem dois metros e meio de altura e tem os pensamentos, sentimentos e emoções de um ser humano. Depois de ser rejeitado por seu criador e outros na sociedade, ele se volta para o assassinato para se vingar de Victor, a pessoa que ele considera responsável.

v William Frankenstein & Justine Moritz- O irmão mais novo de Victor, a primeira vítima do monstro, e a criada emoldurada pela morte de William.

v Elizabeth - Prima de Victor, com quem ele se casa. Ela é morta porque Victor não vai fazer uma noiva para seu monstro.

v Walton - Um explorador que encontra Victor perto da morte e ouve sua história. As lembranças de Walton abrem e fecham o romance.

v Henry Clerval - Melhor amigo de Victor e folha narrativa; ele é alegre e otimista.

v A Família De Lacey - Felix e Agatha são antigos aristocratas franceses. O monstro aprende com eles observando-os através de um olho mágico por mais de um ano.

 

01. Na carta que prepara para a Sra. Saville, Robert Walton escreve: “Ficará feliz ao saber que minha aventura começou sem nenhum grande desastre, apesar dos seus presságios sinistros”.

      a) Que aventura era essa?

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b         b ) “Aconteceu algo tão estranho que preciso registrar, ainda que seja provável que nos vejamos antes que tenha esta carta em mãos.” A que fato estranho Robert Walton se referia?

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02. Relacione as colunas para identificar os principais personagens da história.

 ( a ) Vítor Frankenstein        (   ) Camponês que morava em uma cabana com o pai e a irmã.

( b ) Robert Walton               (   ) Adotada pelos Frankenstein na infância, mais tarde se casou com Vítor.

( c ) Henry Clerval                (   ) Caçula da família Frankenstein encontrado morto na floresta.

( d ) Elizabeth                       (   ) Comandante de navio que contou a história de Vítor Frankenstein à irmã.

( e ) Justine                           (   ) Professor de ciências naturais, tinha baixa estatura e ombros largos.

( f ) Félix         (   ) Jovem cientista nascido em Nápoles, responsável pela criação de um ser monstruoso.

( g ) William                         (    ) Melhor amigo de Vítor, seu sonho era visitar a Arábia e a Índia.

( h ) Senhor Krempe              (   ) Criada acusada injustamente de matar o garoto William.

Leia o textos abaixo.

Texto I

                 “Aprendi como a morte destrói minuciosamente o que havia sido, até há pouco, um rosto rosado e sadio. Observei como estruturas maravilhosas, que tornam o homem uma criação insuperável, degradavam-se e transformavam-se em carniça para seres minúsculos, indignos daquela complexidade. Dediquei-me a observar como a vida se transformava em morte e a morte em vida — até que, no meio daquelas trevas, uma luz subitamente se impôs aos meus olhos. Uma luz tão esplendorosa e, ao mesmo tempo, tão simples que me deixou tonto com a imensidão de suas possibilidades. Era assustador — porque, entre tantos gênios que haviam se dedicado àquelas pesquisas, a mim somente parecia destinada a descoberta de um segredo tão impressionante. [...] Preparei-me para uma infinidade de derrotas. Seriam milhares de cirurgias a executar. Muitas delas iriam resultar frustradas e, no final, talvez meu trabalho saísse imperfeito. No entanto, quando pensava nos progressos diários feitos pela ciência, eu me lembrava das palavras de herrWaldman: minha tentativa no mínimo prepararia o terreno para que, no futuro, alguém fosse bem-sucedido. Foi com esses sentimentos que me decidi pela criação de um ser humano.”

(SHELLEY, Mary. Frankenstein; Adaptação de Ruy Castro; São Paulo, Companhia das Letras, 1994.)

Texto II

A Morte Absoluta

Morrer. 
Morrer de corpo e de alma.
Completamente.

Morrer sem deixar o triste despojo da carne,
A exangue máscara de cera,
Cercada de flores,
Que apodrecerão - felizes! - num dia,
Banhada de lágrimas
Nascidas menos da saudade do que do espanto da morte.

Morrer sem deixar porventura uma alma errante...
A caminho do céu?
Mas que céu pode satisfazer teu sonho de céu?

Morrer sem deixar um sulco, um risco, uma sombra,
A lembrança de uma sombra
Em nenhum coração, em nenhum pensamento,
Em nenhuma epiderme.

Morrer tão completamente
Que um dia ao lerem o teu nome num papel
Perguntem: "Quem foi?..."

Morrer mais completamente ainda,
- Sem deixar sequer esse nome. 


0     3. Sobre os dois textos acima, responda:

a) Em seu poema, Manuel Bandeira aponta para o esquecimento como uma consequência da morte, em alguns casos. É possível que, ao contrário do que diz o poema de Bandeira, “Victor Frankenstein”, Texto I, deseja impedir que fosse esquecido após a morte? Justifique.

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  4. Algumas vezes, a ciência aparece como um elemento que pode ajudar e facilitar a vida do homem, no entanto, essa interferência apresenta riscos. É possível afirmar que o romance Frankenstein, de Mary Shelley, ilustra algumas das possíveis consequências do uso da ciência na sociedade? Justifique sua resposta.

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  05. O cientista conseguiu a realização de algo jamais conquistado por um ser humano.

a)Qual foi a grande realização de Victor?

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b) Que conhecimentos foram necessários para que o cientista realizasse seus objetivos?

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