Disciplina |
Série |
Data |
Página 1 de 2
|
Língua Portuguesa |
8° série A e B |
20- 05-2021 |
Unidade Educacional: Colégio Estadual
Princesa Izabel
Professora: Aline Lorrana Maia.
Aluno (a):
______________________________________________
Atividades de Língua Portuguesa
referente ao 2º Bimestre de 2021 – Plano de ação/SIGAE
v Objeto
de conhecimento/conteúdo: Romance – Redescobrindo Frankenstein na
sala de aula.
v
Objetivo
da aula: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos
e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação)
adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros
e suportes – contos contemporâneos, romances juvenis, novelas, crônicas
visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de
forma livre e fixa (como haicai), poemas concretos, ciberpoemas, entre outros.
Frankenstein Personagens
v
Victor
Frankenstein - protagonista cuja descoberta científica levou à criação de
um "monstro".
v
William
Frankenstein & Justine Moritz- O irmão mais novo de Victor, a primeira
vítima do monstro, e a criada emoldurada pela morte de William.
v
Elizabeth
- Prima de Victor, com quem ele se casa. Ela é morta porque Victor não vai
fazer uma noiva para seu monstro.
v
Walton
- Um explorador que encontra Victor perto da morte e ouve sua história. As
lembranças de Walton abrem e fecham o romance.
v
Henry
Clerval - Melhor amigo de Victor e folha narrativa; ele é alegre e
otimista.
v
A Família
De Lacey - Felix e Agatha são antigos aristocratas franceses. O monstro
aprende com eles observando-os através de um olho mágico por mais de um ano.
01. Na carta que prepara para a Sra. Saville, Robert Walton escreve: “Ficará feliz ao saber que minha aventura começou sem nenhum grande desastre, apesar dos seus presságios sinistros”.
a) Que aventura era essa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b b ) “Aconteceu algo tão estranho que preciso
registrar, ainda que seja provável que nos vejamos antes que tenha esta carta
em mãos.” A que fato estranho Robert Walton se referia?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Relacione as colunas para
identificar os principais personagens da história.
(
a ) Vítor Frankenstein ( ) Camponês que morava em uma cabana com o
pai e a irmã.
( b ) Robert Walton ( ) Adotada pelos Frankenstein na infância,
mais tarde se casou com Vítor.
( c ) Henry Clerval ( ) Caçula da família Frankenstein encontrado
morto na floresta.
( d ) Elizabeth ( ) Comandante de navio que contou a história
de Vítor Frankenstein à irmã.
( e ) Justine ( ) Professor de ciências naturais, tinha
baixa estatura e ombros largos.
( f ) Félix (
) Jovem cientista nascido em Nápoles, responsável pela criação de um ser
monstruoso.
( g ) William ( ) Melhor amigo de Vítor, seu sonho era
visitar a Arábia e a Índia.
( h ) Senhor Krempe ( ) Criada acusada injustamente de matar o
garoto William.
Leia o textos abaixo.
Texto I
“Aprendi
como a morte destrói minuciosamente o que havia sido, até há pouco, um rosto
rosado e sadio. Observei como estruturas maravilhosas, que tornam o homem uma criação
insuperável, degradavam-se e transformavam-se em carniça para seres minúsculos,
indignos daquela complexidade. Dediquei-me a observar como a vida se
transformava em morte e a morte em vida — até que, no meio daquelas trevas, uma
luz subitamente se impôs aos meus olhos. Uma luz tão esplendorosa e, ao mesmo
tempo, tão simples que me deixou tonto com a imensidão de suas possibilidades.
Era assustador — porque, entre tantos gênios que haviam se dedicado àquelas
pesquisas, a mim somente parecia destinada a descoberta de um segredo tão
impressionante. [...] Preparei-me para uma infinidade de derrotas. Seriam
milhares de cirurgias a executar. Muitas delas iriam resultar frustradas e, no
final, talvez meu trabalho saísse imperfeito. No entanto, quando pensava nos
progressos diários feitos pela ciência, eu me lembrava das palavras de herrWaldman: minha tentativa no mínimo
prepararia o terreno para que, no futuro, alguém fosse bem-sucedido. Foi com
esses sentimentos que me decidi pela criação de um ser humano.”
(SHELLEY,
Mary. Frankenstein; Adaptação de Ruy Castro; São Paulo, Companhia das Letras,
1994.)
Texto
II
A
Morte Absoluta
Morrer.
Morrer de corpo e de alma.
Completamente.
Morrer sem deixar o triste despojo da carne,
A exangue máscara de cera,
Cercada de flores,
Que apodrecerão - felizes! - num dia,
Banhada de lágrimas
Nascidas menos da saudade do que do espanto da morte.
Morrer sem deixar porventura uma alma errante...
A caminho do céu?
Mas que céu pode satisfazer teu sonho de céu?
Morrer sem deixar um sulco, um risco, uma sombra,
A lembrança de uma sombra
Em nenhum coração, em nenhum pensamento,
Em nenhuma epiderme.
Morrer tão completamente
Que um dia ao lerem o teu nome num papel
Perguntem: "Quem foi?..."
Morrer mais completamente ainda,
- Sem deixar sequer esse nome.
0 3. Sobre os dois textos acima,
responda:
a) Em seu poema, Manuel Bandeira
aponta para o esquecimento como uma consequência da morte, em alguns casos. É
possível que, ao contrário do que diz o poema de Bandeira, “Victor
Frankenstein”, Texto I, deseja impedir que fosse esquecido após a morte?
Justifique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Algumas vezes, a ciência aparece como um elemento que pode ajudar e facilitar a vida do homem, no entanto, essa interferência apresenta riscos. É possível afirmar que o romance Frankenstein, de Mary Shelley, ilustra algumas das possíveis consequências do uso da ciência na sociedade? Justifique sua resposta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. O cientista conseguiu a realização de algo jamais conquistado por um ser humano.
a)Qual foi a grande realização de Victor?
___________________________________________________________________________________
b) Que conhecimentos foram necessários para que o cientista realizasse seus objetivos?
___________________________________________________________________________________