quarta-feira, 19 de maio de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B - Plano de Ação do SIGAE

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre

Aluno (a):___________________________________________________

Série: 6ª Ano A e B

Taquaral de Goiás, 20 de Maio de 2021

Data da entrega: Ainda hoje 20/05/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades complementares de Língua Portuguesa referente ao 2º Bimestre de 2021 – Plano de ação/SIGAE

v    Objeto de conhecimento/conteúdo: Biografia.

v    Objetivo da aula: Identificar a função social de noticiar acontecimentos/fatos da sociedade, pelos meios de comunicação impresso e digital.

 

Ação do SIGAE/ Redescobrindo Frankenstein na sala de aula.

T

Resumo do livro Frankestein, escrito por Mary Shelley



Victor Frankenstein era um rapaz inteligente desde criança. Ele tinha paixão por ciências naturais e estudava tudo sobre o assunto. Depois de muitos anos de estudo, ele resolveu que queria fazer algo que fosse memorável para a humanidade, algo nunca feito antes: construir um ser humano sem utilizar esperma ou óvulos. Para muitos, isso era um sonho impossível, mas não para Victor, ele tinha uma enorme ânsia e vontade para com isso. Durante meses vasculhou cemitérios recolhendo órgãos para realizar sua façanha.
Durante todo o seu projeto, ele afastou-se completamente de sua vida social; família e amigos não tiveram qualquer importância. Após aproximadamente dois anos de um trabalho árduo, Victor finalmente conclui sua criatura, mas assim que ela acorda, ele se assusta com o monstro que criou. Ela era tão horrenda que o único impulso do criador foi ir para longe o mais rápido possível.
Passado este episódio, a criatura começa a atormentar Victor fazendo aparições esporádicas em sua casa.
Certo dia, ela (a criatura) resolve desaparecer e ir para a floresta, onde não tinha dificuldades para encontrar comida e, no meio desta floresta, encontrou uma casa com um celeiro ao lado. A criatura passou muito tempo nesse celeiro observando a família que morava na casa. Com a família, aprendeu a falar, ler, ter sentimentos e ser uma pessoa íntegra. Não apenas um monstro.
Depois de muito tempo observando essa família, a criatura decide falar com o senhor da casa, dizer que o amava e que queria ter uma família para chamar de sua.
O velho se assusta, mas não consegue vê-lo, pois era cego. Porém, ao chegarem em casa, seus filhos vêem aquela cena estranha e acuam o monstro para fora da casa devido à sua tamanha feiúra.
Sentindo-se rejeitado, até mesmo por seu criador, a criatura vai embora do celeiro para começar a matar os entes queridos de Victor, para que assim ele sinta a mesma dor que ele sentia por não ter uma família. O primeiro a ser atacado pelo monstro foi William, o irmão mais novo de Victor. Ao receber uma carta de seu pai, Victor volta à sua terra natal, Genebra, para velar o irmão falecido.
Enquanto passeava pelas montanhas ele encontrou sua criatura, que estava completamente diferente desta vez: muito mais articulada do que quando Victor a abandonou. Ela diz que pretende sair da vida de Victor e de todos os seres humanos, mas com uma única condição: que ele construa uma fêmea para ela.
Mesmo muito relutante Victor aceita a condição imposta pelo monstro.
Retornando à sua família, ele encontra Elizabeth, uma amiga de infância a qual sempre amou e a pede em casamento.
Logo após isso, ele volta com seu amigo Clerval para a Inglaterra e de lá vai para uma ilha onde começa a construir a fêmea para sua criatura, porém assim que começa seu novo projeto, ele resolve cancelá-lo com medo de que assim ele crie uma geração de monstros que assombrem a humanidade.
O monstro descobre o descumprimento do acordo e fica tão furioso que mata Clerval.
Victor é incriminado pelo assassinato, mas consegue provar que não foi o autor e assim volta para a sua família em Genebra e mesmo com medo de que o monstro tente matar Elizabeth, eles se casam. No mesmo dia vão para a lua de mel e na noite de núpcias, enquanto Victor sai para vigiar o lugar, o monstro aparece e estrangula a esposa de seu criador.
Desolado, Victor volta para casa e conta a notícia ao seu pai, que fica tão chocado que adoece e morre. Sem mais nenhum parente, Victor resolve ir à caça ao monstro. As pistas seguidas o levam ao Pólo Norte quando encontra um navio que o resgata, pois ele se encontrava com uma aparência muito doentia.
Victor, mesmo muito fraco, consegue contar sua história ao Capitão do navio e logo depois morre. O Capitão se surpreende ao encontrar a criatura dentro da cabine do navio chorando pela morte de seu criador. Ela promete continuar seguindo ao Norte e de lá não voltar mais, dando paz a todos os seres humanos.





0. 2.Os gêneros textuais AUTOBIOGRAFIA E BIOBRAFIA possuem características parecidas,

 principalmente no que diz respeito ao que está sendo contado no texto. Porém, a principal diferença entre eles é:

a) Os narradores: enquanto a autobiografia é narrada na primeira pessoa, a biografia é narrada na terceira pessoa.

b) A história: a autobiografia narra os principais acontecimentos de um determinado dia de uma pessoa, enquanto a biografia narra os principais acontecimentos da vida inteira.

c) A forma de se contar os fatos: a autobiografia é necessariamente escrita em versos, enquanto a biografia é escrita em prosa.

d) Os personagens: a autobiografia só pode ser escrita sobre pessoas que tenham alguma importância social, enquanto a biografia pode ser escrita por qualquer um.

e) Nenhuma das alternativas acima.

 

0 3. Dentre as características abaixo, marque aquela que NÃO diz respeito à AUTOBIOGRAFIA:

a) É um texto escrito em primeira pessoa.

b) Narra os principais acontecimentos da vida do narrador.

c) Faz parte da categoria de gêneros da escrita de si.

d) É um texto escrito em terceira pessoa.

e) É comum que as autobiografias publicadas sejam escritas por autores consagrados.

 

0 4. Dentre as características abaixo, marque aquela que NÃO diz respeito à BIOGRAFIA:

a) É um texto escrito em terceira pessoa.

b) Narra os principais acontecimentos da vida de alguém.

c) Faz parte da categoria de gêneros que contam sobre a vida de outra pessoa.

d) É um texto escrito em primeira pessoa.

e) É comum que as biografias publicadas sejam sobre pessoas conhecidas socialmente.

 

0 5. Ao ler à biográfica, você percebeu que o texto:

(   ) traz informação sobre a data de nascimento e morte do biografado.

(   ) faz descrições dos fatos mais importantes da vida.

(   ) apresenta pouca preocupação com a precisão dos fatos narrados.

(   ) discute a vida com destaque para a infância e juventude.

 

0  6. Pode-se afirmar que o texto acima é:

a) uma notícia.

b) uma biografia.

c) uma entrevista.

d) um artigo de opinião.


( 07. Escreva sua BIOGRAFIA e depois revise a pontuação e ortografia, prestando atenção na forma de corrigir seu texto.

Minha biografia...


    08. Faça um desenho do Frankenstein (monstro). Atenção: pinte o seu desenho! E capriche, você é capaz!