quinta-feira, 22 de abril de 2021

Matemática 8° Ano A e B

        Disciplina

Série

Data

Matemática

8º Ano A E B

23-04-2021

 Colégio Estadual Princeza  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0     

Aluna(o): ___________________________________________________

Professor: Lucas Eugênio

Princípio fundamental da contagem

O princípio fundamental da contagem, também chamado de princípio multiplicativo, é utilizado para encontrar o número de possibilidades para um evento constituído de n etapas. Para isso, as etapas devem ser sucessivas e independentes.

Se a primeira etapa do evento possui x possibilidades e a segunda etapa é constituída de y possibilidades, então existem x . y possibilidades.

Portanto, o princípio fundamental da contagem é a multiplicação das opções dadas para determinar o total de possibilidades.

 

Exemplo 1

João está em um hotel e pretende ir visitar o centro histórico da cidade. Partindo do hotel existem 3 linhas de metrô que levam ao shopping e 4 ônibus que se deslocam do shopping para o centro histórico.


De quantas maneiras João pode sair do hotel e chegar até o centro histórico passando pelo shopping?

Solução: O diagrama de árvore ou árvore de possibilidades é útil para analisar a estrutura de um problema e visualizar o número de combinações.

Observe como a constatação das combinações foi feita utilizando o diagrama de árvore.

Se existem 3 possibilidades de sair do hotel e chegar até o shopping, e do shopping para o centro histórico temos 4 possibilidades, então o total de possibilidades é 12.

Outra maneira de resolver o exemplo seria pelo princípio fundamental da contagem, efetuando a multiplicação das possibilidades, ou seja, 3 x 4 = 12.

Exemplo 02.Um professor elaborou uma prova com 5 questões e os alunos deveriam respondê-la assinalando verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma das questões. De quantas maneiras distintas o teste poderia ser respondido?

Existem duas opções distintas de resposta numa seqüência de cinco questões.

Utilizando o princípio fundamental da contagem, temos:

2.2.2.2.2 = 32 respostas possíveis para o teste.

 

Atividades

01.  Uma moça possui 5 blusas e 6 saias. Quantos formas diferentes ela pode se vestir, usando uma saia e um blusa?

02.  Uma prova de 10 questões, são todas de marcar V ou F.  De quantas maneiras diferentes cada aluno poderá responder esta prova?

03.  Quantos números de 3 algarismos (iguais ou distintos) podemos formar com os dígitos1, 2, 3, 4 e 7?