Disciplina |
Série |
Data |
Página 1 de 2 |
Língua Portuguesa |
8° ano A e
B |
22-04-2021 |
Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza.
Professora: Aline Lorrana Maia.
Taquaral de Goiás, 22 de abril de 2021.
Aluno(a):_____________________________________________ Série: 8ª Ano A e B.
Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre de 2021.Objeto de conhecimento: Anúncio publicitário
O QUE É O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E OUTDOOR?
Basta
sairmos pelas ruas que tão logo nos deparamos com uma infinidade de faixas, cartazes,
anúncios, outdoors... Todos
envoltos por um único objetivo: o de atrair a atenção do leitor mediante o ato comunicativo.
O discurso apresenta-se de forma variada
– divulgando um determinado evento, como por exemplo, um show, uma feira cultural, de moda, anunciando uma promoção referente
ao comércio e lucratividade, anunciando um produto que acabara de ser lançado
no mercado. Enfim,
vários são os objetivos traçados
por parte do emissor, tentando persuadi-lo de alguma forma.
Diante
de tal finalidade discursiva, a linguagem, necessariamente, precisa não somente
ser clara e objetiva, mas também, bastante atrativa. Para
tanto, torna-se indispensável o predomínio de uma linguagem não verbal, uma vez que imagens tendem a ser mais
chamativas e, consequentemente, contribuem para a concretização dos objetivos propostos. E, falando sobre linguagem,
é essencial que saibamos sobre um aspecto bastante peculiar – a presença de alguns recursos
estilísticos voltados para a conotação (sentido figurado), ou seja, passíveis
de múltiplas interpretações. Assim, metáforas, comparações, hipérboles, dentre
outras, são indispensáveis.
Analisemos, pois, um
caso representativo:
Defrontamo-nos com uma linguagem bastante persuasiva, pois muitos brasileiros estão morrendo, vítimas da COVID. Observa-se um apelo às pessoas para que fiquem em casa para evitar a contaminação do vírus. Nessa campanha, no outdoor, nota-se a linguagem verbal com o emprego de um verbo (destacado) no modo imperativo que expressa comando/instrução. A linguagem não verbal é a colocação da imagem do cemitério com o objetivo de persuadir/convencer as pessoas sobre a gravidade da situação.
Imagem – Representa um elemento de fundamental importância para o discurso, dado
o seu caráter persuasivo. Corpo do texto – Trata-se do
desenvolvimento da ideia em si, proporcionando uma interação entre os interlocutores por meio de um vocabulário
sugestivo e adequado ao público-alvo./ Pode ser uma frase curta e carregada
de sentido.
Identificação do produto ou marca – Constitui-se de uma assinatura do próprio anunciante, podendo também haver um slogan – uma frase curta que defina o produto anunciado. No exemplo acima podemos perfeitamente constatar este fato.
Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/o-anuncio-publicitario---uma-analise-linguistica-.html. Acesso em 12 de março de 2021
Leia a campanha no outdoor abaixo e
responda as atividades 1, 2, 3 e 4.
1. A campanha promove uma ideia ou um produto? Qual instituição patrocinou ou promoveu essa campanha?
3. Nessa campanha de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil, as palavras que expressam comandos/instruções são importantes. Quais são essas palavras e qual é a função das mesmas (na campanha)? Por que esse tipo de palavra é importante em campanhas?
4. Quais as linguagens
foram utilizadas para construir essa campanha?
5- Observe os anúncios publicitários e responda o quadro abaixo.
Texto |
Título |
Slogan |
Logótipo |
01 |
|
|
|
02 |
|
|
|