quinta-feira, 22 de abril de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8º ano A e B

                                                                               

Disciplina

Série

Data

 

Página 1 de 2

 

Língua Portuguesa

8° ano A e B

  22-04-2021

   Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

  Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

  Professora: Aline Lorrana Maia.

  Taquaral de Goiás, 22 de abril de 2021.  

 Aluno(a):_____________________________________________  Série: 8ª Ano A e B.                                                                            

Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 2º Bimestre de 2021. 


Objeto de conhecimento: Anúncio publicitário 

O QUE É O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E OUTDOOR?

Basta sairmos pelas ruas que tão logo nos deparamos com uma infinidade de faixas, cartazes, anúncios, outdoors... Todos envoltos por um único objetivo: o de atrair a atenção do leitor mediante o ato comunicativo.

O discurso apresenta-se de forma variada – divulgando um determinado evento, como por exemplo, um show, uma feira cultural, de moda, anunciando uma promoção referente ao comércio e lucratividade, anunciando um produto que acabara de ser lançado no mercado. Enfim, vários são os objetivos traçados por parte do emissor, tentando persuadi-lo de alguma forma.

Diante de tal finalidade discursiva, a linguagem, necessariamente, precisa não somente ser clara e objetiva, mas também, bastante atrativa. Para tanto, torna-se indispensável o predomínio de uma linguagem não verbal, uma vez que imagens tendem a ser mais chamativas e, consequentemente, contribuem para a concretização dos objetivos propostos. E, falando sobre linguagem, é essencial que saibamos sobre um aspecto bastante peculiar – a presença de alguns recursos estilísticos voltados para a conotação (sentido figurado), ou seja, passíveis de múltiplas interpretações. Assim, metáforas, comparações, hipérboles, dentre outras, são indispensáveis.

 

Analisemos, pois, um caso representativo:

        Defrontamo-nos com uma linguagem bastante persuasiva, pois muitos brasileiros estão morrendo, vítimas da COVID. Observa-se um apelo às pessoas para que fiquem em casa para evitar a contaminação do vírus. Nessa               campanha, no outdoor, nota-se a linguagem verbal com o emprego de um verbo (destacado) no modo imperativo                             que expressa comando/instrução. A linguagem não verbal é a colocação da imagem do cemitério com o objetivo de persuadir/convencer as pessoas sobre a gravidade da situação.



Quanto aos elementos que constituem o gênero em pauta, destacamos:

 Título Compõe-se de frases concisas, porém atrativas.

Imagem – Representa um elemento de fundamental importância para o discurso, dado o seu caráter persuasivo. Corpo do texto – Trata-se do desenvolvimento da ideia em si, proporcionando uma interação entre os interlocutores por meio de um vocabulário sugestivo e adequado ao público-alvo./ Pode ser uma frase curta e carregada de sentido.

Identificação do produto ou marca Constitui-se de uma assinatura do próprio anunciante, podendo também haver um slogan – uma frase curta que defina o produto anunciado. No exemplo acima podemos perfeitamente  constatar este fato.

Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/o-anuncio-publicitario---uma-analise-linguistica-.html. Acesso em 12 de março de 2021

 

Leia a campanha no outdoor abaixo e responda as atividades 1, 2, 3 e 4.




Atividades:

1.  A campanha promove uma ideia ou um produto? Qual instituição patrocinou ou promoveu essa campanha?


 2.  Que tipo de público a propaganda tem o objetivo de atingir?


3.      Nessa campanha de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil, as palavras que expressam comandos/instruções são importantes. Quais são essas palavras e qual é a função das mesmas (na campanha)?  Por que esse tipo de palavra é importante em campanhas?

 

4.      Quais as linguagens foram utilizadas para construir essa campanha?

 Vejamos:

5- Observe os anúncios publicitários e responda o quadro abaixo.




Texto

Título

Slogan

Logótipo

01

 

 

 

02