quinta-feira, 22 de abril de 2021

Matemática 6° Ano A e B

Disciplina

Série

Data

Matemática

6º Ano A e B

23-04-2021

 Colégio Estadual Princeza  Izabel -    Taquaral de Goiás-G0     

Aluna(o): ___________________________________________________

Professor: Lucas Eugênio

Fração

Fração é a representação de uma parte de algo inteiro, como ocorre com as maçãs mostradas na figura anterior. Assim, podemos dizer que a fração representa uma quantidade, isto é, uma forma numérica. Sendo essa então um número, é possível considerar as operações básicas da matemática, como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

O conjunto numérico no qual as frações estão contidas é chamado de conjunto dos números racionais, que é representado geralmente da seguinte maneira:

Como representar uma fração


Representar uma fração é bem simples, o denominador indica a quantidade em que a parte inteira foi dividida, e o numerador indica a quantidade de partes que consideramos.

- Exemplo

Perceba que, no exemplo 1, o hexágono foi divido em seis partes iguais, ou seja, cada parte equivale a um sexto do total.


Fração equivalente

Dizemos que duas ou mais frações são equivalentes quando elas representam a mesma quantidade. Para o processo de verificação entre duas ou mais frações a fim de determinar se elas são ou não equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e o denominador por um número diferente de 0.

Quando aplicamos a operação de divisão no numerador e no denominador, o processo é denominado simplificação.

- Exemplo 

Vamos determinar as frações equivalentes de 1 sobre 2, 1/2

Perceba que multiplicamos tanto o numerador quanto denominador pelo mesmo número sempre. A cada passo, ambos são multiplicados por 3, 5 e 2. Podemos escolher qualquer número para multiplicar ou dividir, assim, encontramos sempre uma nova fração equivalente.

Perceba que quando pegamos duas partes da circunferência que foi dividida em quatro equivale a pegar a metade de toda a circunferência.

Ou seja:




Atividades

 

01.Observe a barra de chocolate a seguir e responda: quantos quadradinhos deve-se comer para consumir 5/6 da barra?



a) 15
b) 12
c) 14
d) 16

 

02. Escreva como se lê cada fração a seguir.

a) 2/4

b) 3/5

c) 10/8

d) 11/20

 

03. Represente cada fração a seguir em forma de desenho.

a) 2/5

b) 4/8

c) 7/15

d) 25/100