Disciplina |
Série |
Data |
Matemática |
6º Ano A e B |
23-04-2021 |
Colégio Estadual Princeza Izabel - Taquaral de Goiás-G0
Aluna(o): ___________________________________________________
Professor: Lucas Eugênio
Fração
Fração é a representação de uma parte de algo inteiro, como
ocorre com as maçãs mostradas na figura anterior. Assim, podemos dizer que a
fração representa uma quantidade, isto é, uma forma numérica.
Sendo essa então um número, é possível considerar as operações
básicas da matemática, como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
O conjunto numérico no qual as frações estão contidas é chamado de conjunto
dos números racionais, que é representado geralmente da
seguinte maneira:
Como representar uma fração
Representar uma fração é bem simples, o denominador
indica a quantidade em que a parte inteira foi dividida, e o numerador indica a
quantidade de partes que consideramos.
- Exemplo
Perceba que, no exemplo 1, o hexágono foi divido em
seis partes iguais, ou seja, cada parte equivale a um sexto do total.
Fração equivalente
Dizemos que duas ou mais frações são equivalentes quando elas representam
a mesma quantidade. Para o processo de verificação entre duas ou mais
frações a fim de determinar se elas são ou não equivalentes, basta multiplicar
ou dividir o numerador e o denominador por um número diferente de 0.
Quando aplicamos a operação de divisão no numerador e no denominador, o
processo é denominado simplificação.
- Exemplo
Vamos determinar as frações equivalentes de 1 sobre 2, 1/2
Perceba
que multiplicamos tanto o numerador quanto denominador pelo mesmo número
sempre. A cada passo, ambos são multiplicados por 3, 5 e 2. Podemos escolher
qualquer número para multiplicar ou dividir, assim, encontramos sempre uma nova
fração equivalente.
Perceba que quando pegamos duas partes da circunferência que foi
dividida em quatro equivale a pegar a metade de toda a
circunferência.
Ou seja:
Atividades
01.Observe a barra de chocolate a seguir e
responda: quantos quadradinhos deve-se comer para consumir 5/6 da barra?
a) 15
b) 12
c) 14
d) 16
02. Escreva como se lê cada
fração a seguir.
a) 2/4
b) 3/5
c) 10/8
d) 11/20
03. Represente cada fração a
seguir em forma de desenho.
a) 2/5
b) 4/8
c) 7/15
d) 25/100