segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 7ª Ano A e B

 

Disciplina

Série

Data

 

Página 1 de 2

 

Língua Portuguesa

7ª Ano A e B

 

05-04-2021

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princeza  Izabel -   

Taquaral de Goiás-G0     05 de Abril de 2021.

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre                                                            Série: 7ª Ano A e B

Aluna(o): ___________________________________________________nº:_____________    

 Data da entrega: Ainda hoje 05/04/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.

 INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

Tema/ Conhecimento: Tirinha

Habilidades: (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. (EF67LP13-A/B) Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado e explorar recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais. (EF69LP07-B) Utilizar estratégias de revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Em algumas atividades anteriores, estudamos sobre as tirinhas. É um texto curto e a principal característica é a presença do humor, mas também pode trazer uma crítica. Tem formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas, entre outros), personagens fixos ou não, e desfecho inesperado. (RAMOS, P. A leitura das histórias em quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009).

 Vamos reler mais uma? Em seguida, responda às atividades no seu caderno:


1.O que acontece no primeiro quadrinho? 

Disciplina

Série

Data

 

Página 2 de 2

 

Língua Portuguesa

7ª Ano A e B

 

05-04-2021

2.O que indica que o telefone está tocando?

___________________________________________________________________________________

3.No primeiro quadrinho, a palavra “RING” representa o som do telefone, que também pode ser representado pela onomatopeia “TRIM”. Assim, podemos definir onomatopeia como recurso que se utiliza de:

( ) palavras para representar sons estrangeiros.

( ) repetição de sons para criar efeito de sentido.

( ) uma palavra especial para representar um som específico.

( ) palavras que possuem som e escrita semelhantes, mas significados diferentes.

4. Você lembra de outras onomatopeias em outras tirinhas? Quando a pessoa que telefona diz “posso falar com seu pai, por favor?”, o que ela quer que o menino faça?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Como o menino, Calvin, entende o pedido da pessoa que telefona?_______________________________________________________________________________

6.Compare os balões das falas de Calvin e a fala da pessoa que telefona. Quais são as diferenças nos balões?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7.Sobre os tipos de linguagem, é correto afirmar

(  ) a linguagem verbal é aquela que não utiliza palavras.

(  ) as tirinhas apresentam apenas a linguagem não-verbal.

(  ) linguagem verbal é aquela que transmite mensagem através de palavras e gestos.

(  ) símbolos, gestos e expressões faciais são exemplos de linguagem não-verbal.

Mãos na massa!!!

8. Agora é sua vez! Crie a sua própria tirinha. Planeje quem serão seus personagens, como será a aparência deles e o que eles falarão; a história deve ser bem criativa.


Dicas:

Primeiramente, crie uma história com começo, meio e fim;

Crie seus personagens: definam as personalidades em seus aspectos físicos com suas qualidades e defeitos, desenhando cada um deles em posições e expressões corporais variadas;

Planeje quadro a quadro: primeiramente o desenho deve ser feito a lápis e com a marcação de todos os elementos: personagens, cenário, balões, onomatopeias e contornos dos quadrinhos.

Use caneta preta para escrever o texto dos balões, os elementos dos recursos gráficos e o retângulo da legenda. O contorno preto mantém o equilíbrio entre o texto e a imagem, podendo também corrigir alguma falha que surgir. Faça a descrição das cenas e definição dos diálogos.

Se quiser colorir sua tirinha, este é o último passo; sombrear ou pontilhar uma imagem pode dar efeito de luz e sombra, as cores dão vida ao desenho e um toque especial do autor ao quadrinho.

Mãos à obra!!