Disciplina |
Série |
Data |
Página 1 de 2 |
Língua Portuguesa |
7ª Ano A e B |
05-04-2021 |
Taquaral de Goiás-G0 05 de Abril de 2021.
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora:
Luciene Aparecida Silvestre
Série: 7ª Ano A e B
Aluna(o):
___________________________________________________nº:_____________
Data da entrega: Ainda hoje 05/04/2021 até as 22:30 horas
da noite.
Atividades de Língua
Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.
1. Preencha o
cabeçalho.
2. Dê respostas
completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as
questões com atenção antes de respondê-las;
Tema/ Conhecimento: Tirinha
Habilidades: (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. (EF67LP13-A/B) Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado e explorar recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais. (EF69LP07-B) Utilizar estratégias de revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
Em algumas atividades anteriores, estudamos sobre as tirinhas. É um texto curto e a principal característica é a presença do humor, mas também pode trazer uma crítica. Tem formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas, entre outros), personagens fixos ou não, e desfecho inesperado. (RAMOS, P. A leitura das histórias em quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009).
1.O que acontece no primeiro quadrinho?
Disciplina |
Série |
Data |
Página 2 de 2
|
Língua Portuguesa |
7ª Ano A e B
|
05-04-2021 |
2.O que indica que o telefone está tocando?
___________________________________________________________________________________
3.No primeiro
quadrinho, a palavra “RING” representa o som do telefone, que também pode ser
representado pela onomatopeia “TRIM”. Assim, podemos definir onomatopeia como
recurso que se utiliza de:
( ) palavras
para representar sons estrangeiros.
( ) repetição de
sons para criar efeito de sentido.
( ) uma palavra
especial para representar um som específico.
( ) palavras que possuem som e escrita semelhantes, mas significados diferentes.
4. Você lembra de outras onomatopeias em outras tirinhas? Quando a pessoa que telefona diz “posso falar com seu pai, por favor?”, o que ela quer que o menino faça?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Como o menino, Calvin, entende o pedido da pessoa que telefona?_______________________________________________________________________________
6.Compare os balões das falas de Calvin e a fala da pessoa que telefona. Quais são as diferenças nos balões?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.Sobre os tipos
de linguagem, é correto afirmar
( ) a linguagem verbal é aquela que não utiliza palavras.
( ) as tirinhas apresentam apenas a linguagem não-verbal.
( ) linguagem verbal é aquela que transmite mensagem através de palavras e gestos.
( ) símbolos, gestos e expressões faciais são exemplos de linguagem não-verbal.
Mãos na massa!!!
8. Agora é sua vez! Crie a sua própria tirinha. Planeje quem serão seus
personagens, como será a aparência deles e o que eles falarão; a história deve
ser bem criativa.
Dicas:
Primeiramente, crie uma história com começo, meio e fim;
Crie seus personagens: definam as personalidades em seus aspectos
físicos com suas qualidades e defeitos, desenhando cada um deles em posições e
expressões corporais variadas;
Planeje quadro a quadro: primeiramente o desenho deve ser feito a lápis
e com a marcação de todos os elementos: personagens, cenário, balões,
onomatopeias e contornos dos quadrinhos.
Use caneta preta para escrever o texto dos balões, os elementos dos
recursos gráficos e o retângulo da legenda. O contorno preto mantém o
equilíbrio entre o texto e a imagem, podendo também corrigir alguma falha que
surgir. Faça a descrição das cenas e definição dos diálogos.
Se quiser colorir sua tirinha, este é o último passo; sombrear ou pontilhar uma imagem pode dar efeito de luz e sombra, as cores dão vida ao desenho e um toque especial do autor ao quadrinho.
Mãos
à obra!!