segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atividades de Língua Portuguesa 6ª Ano A e B


Disciplina

Série

Data

 

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Língua Portuguesa

6ª Ano A e B

 

05-04-2021

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princeza  Izabel

Taquaral de Goiás-G0     05 de Abril de 2021.

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Luciene Aparecida Silvestre                                                            Série: 6ª Ano A e B

Aluna(o): ___________________________________________________

 Data da entrega: Ainda hoje 05/04/2021 até as 22:30 horas da noite.

  Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;

 Tema/ Conhecimento: Contos populares

Habilidade: (EF69LP47-A) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, as escolhas lexicais típicas de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo.

Texto I

Contos populares (ou folclóricos) são narrativas passadas de geração em geração. Elas não têm autor conhecido. Cada história é aumentada e modificada à medida que vai sendo repetida. A autoria é atribuída ao povo — folk, em inglês. Daí se origina a palavra folclore. Muitos contos populares são bastante antigos. Passando de boca em boca, não eram escritos. Mantinham-se vivos graças à memória dos contadores de histórias. No Brasil, alguns contos populares foram trazidos pelos europeus, particularmente da península Ibérica. É o caso das histórias do personagem Pedro Malasartes, um astuto herói popular cheio de artimanhas. Outros contos brasileiros se originaram nas lendas e mitos dos povos indígenas e dos escravos africanos. As histórias do boto, da Iara, do curupira, do saci, do Cobra Norato e do menino do pastoreio são só alguns exemplos.

TIPOS DE CONTOS POPULARES

Contos de Encantamento

TIPOS DE CONTOS POPULARES

Contos de Encantamento

Contos de Animais

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Língua Portuguesa

6ª Ano A e B

 

05-04-2021

Contos de Exemplo

Contos Religiosos

 Causos

Contos de Anedotas/Facécias

Contos de mistérios

Hoje trabalharemos com os causos, mas o que são os causos?

Os causos são histórias cobertas de fantasia, nas quais se misturam elementos míticos e lendários, contadas, sobretudo por pescadores, tropeiros, vaqueiros, peões de fazenda e caçadores (extraordinários contadores de causos). Geralmente, o contador é o personagem principal.

Sua família gosta de contar causos? Escreva um causo que seus familiares contam no ambiente familiar.

Para compreendermos os contos populares, precisamos entender a sua estrutura, ou seja, os elementos que compõem os textos narrativos. Veja a seguir:

Elementos da narrativa

Personagens: são pessoas que estão presentes na história.

Narrador: é aquele que conta a história ao leitor, possui tipos, conforme se explica a seguir.

Narrador personagem: é aquele que participa do enredo que narra.

Narrador observador: não participa da história, é alguém externo a ela, desconhecido das personagens e irrelevante ao conflito. É importante dizer: esse narrador conta apenas o que vê, desconhecendo o futuro ou os pensamentos das personagens.

Tempo: toda narrativa tem um tempo que determina o período em que a história se passa, podendo ser cronológico (segue uma ordem dos acontecimentos) ou psicológico (não segue uma linearidade dos fatos, sendo um tempo interior que ocorre na mente dos personagens).

Espaço: é o local onde ela se desenvolve.

Enredo: é o tema ou o assunto da história que pode ser contada de maneira linear ou não linear.

 O Menino e o Padre

Um padre andava pelo sertão, e certa vez com muita sede, aproximou-se duma cabana, e chamou por alguém de dentro.

Veio então lhe atender, um menino muito mirrado.

– Bom dia meu filho, você não tem por aí uma aguinha aqui pro padre?

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Língua Portuguesa

6ª Ano A e B

 

05-04-2021

– Água tem não senhor, aqui só tem um pote cheio de garapa de açúcar, se o senhor quiser… – disse o menino.

– Serve, vá buscar. – pediu-lhe o padre.

E o menino trouxe a garapa dentro de uma cabaça. O padre bebeu bastante e o menino ofereceu mais. Meio desconfiado, mas como estava com muita sede o padre aceitou.

Depois de beber, o padre curioso perguntou ao menino:

– Me diga uma coisa, sua mãe não vai brigar com você por causa dessa garapa?

– Briga não senhor. Ela não quer mais essa garapa, porque tinha uma barata morta dentro do pote.

Surpreso e revoltado, o padre atirou a cabaça no chão e esta quebrou-se em mil pedaços, e exclamou:

– Moleque danado, por que não me avisou antes?

O menino olhou desesperado para o padre, e então disse em tom de lamento:

– Agora sim eu vou levar uma surra das grandes, o senhor acaba de quebrar a cabacinha de vovó fazer xixi dentro!

1-Sabemos que os contos populares são pequenas narrativas com vários personagens e que contém início, meio e fim. Cite os personagens que fazem parte deste conto.

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2- Como você avalia a atitude do menino quando o padre lhe pediu água? Ele agiu certo ou não? Justifique.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Que tipo de narrador predomina neste conto? Justifique.

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4-  Classifique o conto apresentado e justifique sua resposta.

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5-  Na expressão “menino muito mirrado”, (2º parágrafo), autor quis dizer “que menino_______

6- Neste conto, há a predominância do sinal de pontuação travessão. Retire do texto uma frase com travessão e explique quando usamos este sinal na escrita.

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