segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8° ano A e B


Disciplina

Série

Data

 

Página 1 de 2

 

 Língua Portuguesa

8° série A e B

  05- 04-2021

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Aluno (a): ______________________________________ Série: 8ª A e B          

Taquaral de Goiás, 05 de abril de 2021.

 

Atividades de Língua Portuguesa referentes ao 1º Bimestre

 Leia a tira a seguir e faça o que se pede.



Atividades:

 Tópicos de Descritores 
Questão 1-   D6 – Identificar o tema de um texto. 
Questão 2-  D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. 
Questão 3-  D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. 
Questão 4- D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 
Questões 5 e 8 - D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). 
Questão 6- D17 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. 
Questão 7 - D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa

1- Qual é o assunto da tira?


2- No contexto da tira, por que Sally chama Minduim de “irmãozão” no primeiro quadrinho? Reflita sobre o emprego do sufixo -zão: qual é a intenção da personagem?

 

3- Releia este trecho da fala de Minduim no terceiro quadrinho: “Não! O problema é seu! Se vira!”.

• O modo como a forma verbal em destaque foi empregada é uma marca da linguagem:

a) formal.

b) infantil.

c) adulta.

d) informal.

 

4- Qual é o significado de “Se vira!” empregado no trecho transcrito na atividade anterior?

 

5- Releia o último quadrinho e observe o desenho com atenção. É possível afirmar que Sally está:

a) cantando.

b) gritando.

c) chorando.

d) gargalhando.

 

6- No último quadrinho da tira, por que a fala da personagem está escrita  em letras maiores?

 

Releia os últimos quadrinhos da tira para responder às atividades 7 e 8.

7- O que gerou o conflito entre os irmãos?

 

8- De que maneira essa situação de conflito foi representada no último quadrinho?