Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Aluno
(a):___________________________________________________
Série: 6ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 12 de Abril de 2021
Data da entrega: Ainda hoje 12/04/2021 até as 22:30 horas da noite.
Atividades
de Língua Portuguesa referente ao 2ª Bimestre de 2021.
INSTRUÇÕES:
1.
Preencha o cabeçalho.
2.
Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3.
Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
Agora vamos conhecer as
características de mais um gênero textual. Desta vez, o nosso elemento de
estudo será o anúncio publicitário. Ah! Certamente você já matou a charada...
Por que publicitário? Os textos publicitários são aqueles que têm o objetivo de
anunciar alguma coisa, fazer com que uma informação torne-se pública, desde uma
campanha de vacinação até os anúncios de produtos e/ou prestação de serviços.
Podemos encontrar os textos publicitários circulando em diversos suportes de
comunicação, como os midiáticos (televisão, internet e rádio) e jornalísticos
(jornais, revistas), e espalhados pelas vias urbanas (outdoors, pontos de
ônibus, postes de iluminação pública etc.)
Como todo texto, ele também se estrutura de determinada forma. Que tal
conhecermos suas partes principais? Então vamos lá!
* O título – ele se compõe de pequenas frases, geralmente bastante
atrativas, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.
* Imagem – esta parte é de fundamental importância, pois muitas vezes
nos sentimos atraídos por ela, e com isso procuramos conhecer melhor o objeto
que está sendo anunciado.
* Corpo do texto – aqui, o anunciante desenvolve melhor sua ideia,
demonstrando um pouco mais sobre as qualidades e vantagens do produto.
Normalmente, o vocabulário é adequado ao público para o qual é destinado,
contendo frases também atraentes.
* Identificação do produto ou marca – muitas vezes, alguns anunciantes
já apresentam o slogan, isto é, uma frase com ou sem verbo que define e
caracteriza o produto. Semelhante a algumas das quais já temos conhecimento,
como por exemplo:
TIM, viver sem fronteira.
HAVAIANAS, as legítimas, e muitas outras.
Tipos de anúncio publicitário
Os
anúncios publicitários apresentam subgêneros em sua manifestação no mundo.
Essas subdivisões determinam variações na forma como os textos são construídos.
A princípio, existem duas grandes categorias nessa
diferenciação: os anúncios em texto/imagem e os anúncios em vídeo.
Os anúncios
em texto/imagem enquadram todos os tipos de textos publicitários
que apresentam uma forma “estática”, composta por elementos verbais e não
verbais, ou seja, não se referem somente à escrita, mas principalmente à falta
de movimento. Nessa categoria, enquadram-se outdoor, anúncios em margens de
sites, cartazes e até posts em redes sociais.
Os anúncios em vídeo enquadram
os textos que apresentam alguma cena ou animação responsável por, por meio da
figuração, representar um estado de espírito, ilustrar uma vantagem, apresentar
uma transformação ou explorar circunstâncias do cotidiano com outra
perspectiva, para, assim, conseguir convencer os consumidores de que aquele
produto ou marca é o melhor. Nesse sentido podem ocorrer diálogos, músicas,
danças e outras linguagens artísticas como elementos da linguagem.
1. Esse anuncio tem qual finalidade: anunciar e vender um produto ou
promover uma ideia
a ( ) O anúncio tem a finalidade de promover uma ideia –
campanha contra a enxaqueca
b ( ) O anúncio tem a finalidade de promover o extrapoder do
produto
c ( ) O anúncio tem a finalidade de anunciar e vender um
produto: remédio para enxaqueca
d ( ) O anúncio tema finalidade de apenas anunciar o produto
___________________________________________________________________________________
3. Que tipo de público a propaganda tem o objetivo de atingir?
___________________________________________________________________________________
4. Qual é a cor predominante na propaganda? Por que você acha que foi
utilizada essa cor?
___________________________________________________________________________________
5. Qual rima foi empregada na frase? Por que isso ocorreu?
___________________________________________________________________________________
06. Os verbos: tomou e sumiu concordam com qual pronome – pessoa
gramatical? Explique.
___________________________________________________________________________________
07. A palavra “extrapoder”, que aparece no anúncio, tem duplo sentido?
Ela é formada de quais palavras? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08. Na propaganda, o autor usou palavras que exprimem qualidade,
mostrando os aspectos positivos do produto para convencer o consumidor a
adquiri-lo. Que palavras são essas?
___________________________________________________________________________________