sexta-feira, 9 de abril de 2021

Atividades de Arte - 8°A e B

  Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professoras:   Flausa Maria Rosa                            8ª Ano A. Matutino. 

Pabliny Ribeiro Souto                                            8ª Ano B. Vespertino.

Aluno (a):___________________________________________________

Data da entrega: Ainda hoje 12/04/2021 até as 22:30 horas da noite.

 Atividades de Arte referente ao 1ª Bimestre de 2021.

INSTRUÇÕES:

1. Preencha o cabeçalho.

2. Dê respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.

3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las.

4. Use o dicionário.

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Conteúdo: Dança no Brasil

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

OBJETIVOS:
  • Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas;
  •  Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem;
  •  Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar;
  •  Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos;
  •  Compor uma dança: escolher os movimentos e organizar em sequências.

  As danças brasileiras surgiram da interação das culturas indígena, europeia e africana, mas  principalmente das culturas indígenas e africanas, tendo em vista as musicalidades, ritmos e movimentos corporais. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial. No Brasil, muitas tiveram grande destaque e se tornaram atrações populares, como as danças folclóricas, por exemplo.

Danças Folclóricas



As danças folclóricas são fortes elementos artísticos que contribuem para o acervo cultural do país. Elas são baseadas, principalmente, em tradições e costumes próprias das regiões. Realizada de diferentes maneiras de acordo com o estado, ela pode ser feita em pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma. No país, as danças brasileiras de caráter folclórico receberam influências dos povos africanos, árabes, indígenas e europeus. As religiões, sobretudo a Igreja Católica, tiveram forte influência no surgimento de personagens e contos da história brasileira. Uma das características marcantes das danças brasileiras folclóricas são as músicas simples e os personagens chamativos.
Algumas das principais danças folclóricas do Brasil:
Samba de Roda, Maracatu, Frevo, Bumba meu boi, Jongo, Baião, Catira, Quadrilha.

Maracatu

Estima-se que o Maracatu teve início no Brasil por volta de 1700 e quem o trouxe foram os portugueses. De origem afro-brasileira, essa expressão artística é uma das danças folclóricas mais conhecidas do país. O forte som dos seus grandes tambores, chamados de alfaias, além da zabumba e das ganzas, marcam o Maracatu. Muito presente na cultura pernambucana, especialmente nas cidades de Recife, Olinda e Nazaré da Mata, a dança mistura coreografias e teatro, acompanhada por músicos
e dançarinos.

Frevo

O frevo é uma das danças brasileiras advinda do estado do Pernambuco. Seu início ocorreu
por volta de 1910 e veio a se tornar hoje uma das grandes atrações do carnaval brasileiro, sobre tudo em Olinda, onde é considerado o carnaval mais popular do país. O ritmo do frevo é agitado e sua música, executada por bandas militares e charangas, fundamenta-se na união de gêneros como o tango brasileiro, a marcha, a contra dança, a polca e a música clássica. Apesar de não possuir letra, a manifestação é conduzida por uma banda que toca para divertir os foliões.

Bumba meu boi

A dança folclórica do bumba meu boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba meu boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.

Samba

O samba é uma das danças brasileiras de grande reconhecimento para a cultura do país. Seu início no Brasil se deu com a chegada dos negros. Intitulado como uma dança afro-baiana, o samba começou no país na região da Bahia, dançado pelos escravos nas senzalas. Essa manifestação artística estava associada a elementos religiosos que funcionavam como uma
forma de comunicação ritual por meio da dança e da música. Outro estado brasileiro que iniciou a difusão desse ritmo foi o Rio de Janeiro. A dança era marcada pelo potente som da percussão, além das batidas com os pés. Com o tempo o samba foi crescendo e ganhando novos formatos a exemplos do samba canção, samba de breque, samba-enredo, além de tantas outras derivações.

Catira

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. Com influências indígenas, africanas e européias, a catira (ou “o catira”) tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo. A coreografia é executada, na maioria das vezes, por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda. É uma dança típica do interior do Brasil, principal-
mente na área de influência da cultura caipira (São Paulo, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás e partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). A coreografia da catira é quase sempre fixa, havendo poucas
variações de uma região para outra. Normalmente é apresentada com dois violeiros e dez dançadores.

Mostre que você aprendeu e responda:

01. Com base no texto e em seus conhecimentos, explique o que é a manifestação artística da Dança.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. Como surgiram as Danças brasileiras? Comente sobre isso.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Comente com suas palavras sobre o que você aprendeu sobre o MARACATU?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. O samba brasileiro é reconhecido no mundo todo! Comente sobre suas características e sua história. Lembre-se de ler o material de apoio.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05. Leia com atenção as descrições abaixo e preencha as lacunas com os nomes correspondentes a cada Dança Folclórica e suas características.

a) (______________________) É uma das danças brasileiras de grande reconhecimento para a cultura do país. Seu início no Brasil se deu com a chegada dos negros. Intitulado como uma dança afro-baiana, começou no país na região da Bahia, dançado pelos escravos nas senzalas.

b) (______________________) A coreografia é executada, na maioria das vezes, por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda. É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira (São Paulo, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás e partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

c) (______________________) O ritmo da dança é agitado e sua música, executada por bandas militares e charangas, fundamenta-se na união de gêneros como o tango brasileiro, a marcha, a contradança, a polca e a música clássica.