segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atividade de História para 7ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 06 de Abril de 2021

Série: 7 º A e B

Nome Completo  

CONTEÚDO: Cultura material e imaterial dos Povos e etnias indígenas brasileiras

OBJETIVO: Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos. 

Data de entrega: 06-04-2021

Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

 Pesquise a vontade, viaje nas novas propostas de textos virtuais ...                                                                                                       

                      Uma breve história do Brasil

Leia o texto a seguir:

    Diferentemente dos intrusivos paulistas, os criadores de gado nordestinos adentraram não nas matas e alagados, mas nas vastas extensões de terra distantes do fértil litoral. Faziam-no mansamente. Faziam-no, aliás, desde a montagem dos primeiros engenhos. Em 1549, com a instalação do governo-geral, começou a lenta expansão da pecuária no Nordeste. Uma das figuras emblemáticas dessa forma de conquista do sertão foi o português Garcia d’Ávila, que, tendo recebido umas terras de pasto nos campos de Itapoã das mãos do governador Tomé de Souza, logo as estendeu até a enseada de Tatu apara, onde ergueu uma construção com traços medievais: A casa da Torre. Em poucos anos, tornou-se um dos mais ricos homens da Bahia. Devagarzinho, manadas baianas, imensas e silenciosas, percorreram léguas e léguas do território brasileiro, espalhando-se entre o que hoje é o Piauí e as nascentes do rio São Francisco, em Minas Gerais.

    O sertão, significando na época as terras apartadas do litoral, era o palco dessa nova ocupação. A vida ali não era fácil. O cotidiano desenrolava-se sob o sol causticante e solo árido. De agosto a dezembro, a falta d’água era tanta que muitas pessoas quase não tinham o que beber. Junto com a seca vinham as crises de abastecimento. Quase nada florescia, nem crescia. A regularidade das estiagens era apavorante: anos como os de 1660, 1671, 1673 ou 1735, deixaram marcas. Preocupadas, as autoridades anotavam em correspondências oficiais: “Há dois anos que se experimenta nesta capitania e em todo o Estado uma total falta d ‘água, por cuja causa se destruíram as plantas e não produziram as safras, além do que há grande falta de carne e farinha.”  As dificuldades alimentares em outros registros, como aquele de 1697, em que um padre anotava sobre os sertanejos: “comem esses homens só carne de vaca com laticínios e algum mel que tiram pelos paus “a carne ordinariamente se como assada, porque não há panelas em que se coza. Bebem água em poços e lagoas sempre turvas e muito assalitrada. Os ares são muito grossos e pouco sadios. Desta sorte vivem esses miseráveis homens, vestindo couros e parecendo tapuias. A pobreza sertaneja era um dado real, embora escapasse ao relato do padre europeu a luta dos homens para se adaptarem ao meio ambiente. Para ficar em poucos exemplos, que se pense no uso de fibras vegetais substituindo tecidos vestir, nas redes de fibras de caroá, no cardápio agreste de carne de tatu ou peba, a da paçoca de carne de sol pilada com farinha e rapadura.

DEL PRIORE, Mary e VENANCIO, Renato. Uma breve História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010. http://resumodaobra.com/mary-del-priore-renato-venancio-brasil-sertanejo/adaptado

 

 

                                               Atividade

Atividade de 1 a 5 Responda referente ao texto acima.

 

1) Qual é o principal assunto tratado no texto acima?

R:

 

2) De acordo com o texto, qual era o principal objetivo da ocupação das terras do interior?

R:

 

3) Explique como ocorreu essa ocupação. Faça a transcrição de frases do texto que mencionam esse processo.

R:

 

4) Explique como eram as condições de vida das pessoas que viviam na colônia.

R:


5) Analise a frase a seguir:

“O sertanejo é antes de tudo um forte”.

Essa frase faz parte da obra Os sertões, do escritor Euclides da Cunha(1866-1909).

Faça uma relação dessa citação com informações contidas no texto que descrevem a capacidade de adaptação dos habitantes do sertão.

R:

 

6) Analise as afirmações sobre os indígenas encontrados no Brasil pelos portugueses em 1500.

( ) Possuíam um pequeno desenvolvimento tecnológico e, também, era muito pequena a produção de excedente.

( ) Algumas tribos eram nômades e formavam comunidades nas quais reinava uma igualdade entre os indivíduos.

( ) Possuidores de cultura e vida distinta da dos portugueses, espalhavam-se por todo o litoral e interior do Brasil.

( ) Homens e mulheres participavam igualmente das tarefas de caça e pesca, para sustentação da tribo.

( ) A sociedade baseava-se numa divisão de classes, onde os chefes impunham impostos à população rural.

 

7) Durante o chamado Período Pré-colonizador, a ocupação portuguesa, a atividade econômica básica e a mão-de-obra nela empregada ficaram caracterizadas, respectivamente, pelas

a) Feitorias, exploração do pau-brasil e a mão-de-obra indígena.

b) Capitanias hereditárias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo índio sob regime de escravidão

c) Feitorias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra escrava

d) Capitanias hereditárias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra indígena submetida à orientação dos jesuítas.

e) Feitorias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo indígena pacificado.

 

8) Durante o Período Colonial, o ensino desenvolvia-se influenciado pela cultura religiosa do colonizador. Sobre os primeiros educadores nessa fase é correto afirmar que:

( ) Conseguiram dissociar a evangelização do processo colonizador luso-brasileiro.

( ) Permaneceram alheios ou indiferentes aos abusos praticados pelos senhores de escravos.

( ) Preso às ideias etnocêntricas europeias, ignoraram as línguas indígenas.

( ) Pretenderam divulgar a fé, formando novos súditos tementes a Deus e obedientes ao rei.

( ) Tinham por objetivo promover a Igreja Católica, mantendo intacta a cultura indígena.

 

9) A inserção do Brasil nos quadros do sistema colonial mercantilista caracterizou-se pelo(a):

( ) Existência de uma produção organizada que possibilitou, nos primeiros trinta anos do “descobrimento”, a imediata comercialização do pau-brasil.

( ) Organização de um sistema produtivo que privilegiava a produção de gêneros agrícolas de exportação, a atividade extrativa e o consumo de artigos europeus.

( ) Montagem da empresa açucareira, cujos elementos definidores de sua estrutura – latifúndio, monocultura e trabalho escravo – impediram aos portugueses grande lucratividade.

( ) Ocupação da região amazônica graças à extração e coleta das “drogas do sertão”, atividade que contou, basicamente, com a mão-de-obra indígena.

( ) Proibição, por força da assinatura do Trabalho de Methuen, do cultivo de fumo e algodão para impedir a concorrência com a produção das colônias inglesas.

 

10) Até 1530, o Brasil não desempenhou nenhum papel importante nos planos relativos à política colonial portuguesa. Tendo em vista tal afirmação, indique que teriam sido os principais fatores que levaram a Metrópole portuguesa, na década de 30 do século XVI, a desenvolver planos de colonizar o Brasil.

a) Necessidade de criar um mercado consumidor para os produtos manufaturados portugueses e de encontrar metal precioso para a cunhagem de moedas.

b) A crise econômica no Oriente, em virtude do fim do monopólio da pimenta, e o temor em relação aos projetos coloniais franceses.

c) A Reforma luterana e as consequentes guerras religiosas ocorridas em Portugal, que criaram a necessidade de encontrar ocupações econômicas para os protestantes.

d) A existência de uma grande quantidade de capital disponível para a colonização de novas áreas, resultado dos empréstimos realizados pelos cristãos-novos à Coroa portuguesa.

e) A necessidade de a Igreja Católica expandir-se no Novo Mundo, a fim de evitar que se propagasse aí a “heresia” protestante.