Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 06 de Abril de 2021
Série: 8º A e B
Nome:
CONTEÚDO: Revolução Francesa
OBJETIVO: Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Data de entrega: 06-04-2020
Instrumento
avaliativo de
História referente ao 1º Bimestre de 2021
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*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais
e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito
capricho e atenção.
REVOLUÇÃO
FRANCESA
Na imagem a seguir, temos a
Bandeira da França.
A cor azul fica na posição que
fica próxima do mastro. É uma representação de Paris, também vista como uma
possível representante de São Martinho de Tours. Essa cor é também associada ao
termo “Liberdade” do lema oficial da Revolução Francesa.
A cor branca, no centro do
retângulo, representa o termo “Igualdade” do lema oficial da Revolução
Francesa. Essa cor é atribuída aos sentimentos de pacificação, purificação,
ideais que fazem parte da conquista de independência e libertação de vários
países.
A cor vermelha fica na posição mais longe do mastro. É uma representação de Paris, entendida ainda como uma possível representação de São Dinis de Paris. A cor vermelha é também relacionada ao termo “Fraternidade” do lema oficial da Revolução Francesa.
“A Liberdade guiando o povo”, pintura símbolo da Revolução Francesa. Autor: Eugènne Delacroix, 1830. Museu do Louvre, Paris.A França às vésperas da revolução
Por volta de 1780, a população da França dividia-se em três ordens ou estados: o primeiro estado, composto pelo clero, o segundo estado, formado pela nobreza, e o terceiro estado, constituído pela burguesia e as camadas populares.
Ao longo do século XVIII, a
agricultura e o comércio passaram por um desenvolvimento extraordinário e o
movimento iluminista, com suas ideias sobre o homem, a natureza e a sociedade
transformaram a França numa referência cultural para os outros países. No
entanto, as bases conservadores do Antigo Regime mantinham-se, controlando o
comércio, a produção industrial e preservando os privilégios da nobreza e do
clero.
As desigualdades sociais na
França eram profundas. A maioria da população vivia em péssimas condições, no
campo e nas cidades, enquanto os membros da corte levavam uma vida luxuosa.
Muitos camponeses eram mantidos na condição servil, e prósperos burgueses,
enriquecidos com o comercio e a indústria, permaneciam fora dos principais
postos do governo.
No final do século XVIII, a
França foi vítima de uma grave crise econômica. Uma sequência de safras
agrícolas ruins gerou uma alta geral dos preços, fome entre a população pobre do
campo e da cidade e a arrecadação dos impostos recolhidos pelo governo.
Para agravar as dificuldades, o
governo francês aliou-se às treze colônias da América na guerra de
independência contra a Inglaterra, o que gerou mais despesas e dividas cada vez
maiores, minando a força da monarquia.
Assembleia Nacional Constituinte
Em 1789, o rei Luís XVI convocou
a Assembleia dos Estados Gerais, órgão em que cada Estado tinha direito
a um voto, o que garantia o domínio da nobreza e do clero. Cansado de não ter
voz ativa, e ao ver a aristocracia abalada pela crise econômica, o Terceiro
Estado se rebelou e proclamou-se Assembleia Nacional Constituinte, dedicando-se
a uma nova Constituição para a França.
Em 14 de julho, os parisienses tomaram
a Bastilha – prisão que simbolizava o poder monárquico -, no episódio que
marcou o início da revolução. Em agosto, A Assembleia Constituinte aprovou a Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão, que estipulava liberdades individuais e
estabelecia a igualdade de todos perante a lei.
Assembleia Nacional Legislativa
Em 1791, foi eleita a Assembleia
Nacional Legislativa, com voto censitário, de modo que a maioria dos deputados
pertenciam à elite burguesa. Os deputados dividiam-se em três grupos:
• Girondinos:
representantes da alta burguesia, sentados à direita do plenário, eram mais
conservadores;
• Sans-culottes: os que
não usavam culotes, traje da nobreza, ou seja, o povo;
• Jacobinos: ficavam à esquerda do plenário, representava a média e pequena burguesia, eram apoiados pelas classes populares e buscavam ampliar a participação do povo no governo.
Os deputados do centro, a
maioria, eram chamados de planície ou pântano, e oscilavam entre
jacobinos e girondinos.
Preocupados com os eventos
ocorridos na França, Áustria e Prússia invadiram o país vizinho, em 1792. Luís
XVI tentou fugir, mas foi preso e os jacobinos, liderados por Robespierre, Jean
Paul Marat e Danton, implantaram a República.
A Convenção
A Convenção (1792-1795), passou a
controlar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dirigida pelo Comitê
de Salvação Pública. Em 1793, Luís XVI foi guilhotinado.
Começava o Período do Terror. Foi
criado o Tribunal Revolucionário que prendia e julgava os
Traidores da Revolução. Milhares
de pessoas foram guilhotinadas, inclusive jacobinos como Danton, acusados de
conspiração. A violência levou os jacobinos a perderem o apoio popular.
Robespierre foi preso e executado. Os girondinos, com apoio do pântano,
instalaram novamente no poder a alta burguesia.
O Diretório (1795-1799)
Nesse período, a França sofreu
ameaças do exterior. Para manter seus privilégios, a burguesia entregou o poder
ao general Napoleão Bonaparte que, em 1799 deu um golpe de estado - o 18
Brumário -, instalando o governo do Consulado. Nesse sistema, a
França era governada por três cônsules, sendo napoleão o mais influente. Em
1804, Napoleão coroou-se imperador.
Napoleão promoveu a expansão
territorial da França e formou um grande império que incluía a Áustria, a
Holanda, a Suíça, a Itália, a Bélgica e a Espanha. Implementou o Código
Civil, que confirmou a vitória da revolução e influenciou a legislação de
quase todos os países europeus no século XIX.
A derrota de Napoleão
Napoleão foi derrotado por uma
coalizão de potências europeias em 1815. Nesse mesmo ano, o Congresso de
Viena redefiniu o mapa da Europa e do mundo. A Santa Aliança, organização
política internacional é fundada com o objetivo de manter a França sob
vigilância, deter novos movimentos revolucionários e garantir o equilíbrio de
poder estabelecido entre as grandes potências europeias.
No entanto, a partir de 1830, com
as Revoluções Liberais, que começaram na França e se espalharam pela Europa, o
Estado burguês concretizado por
Napoleão foi reerguido. As
mudanças trazidas pela Revolução Francesa tinham vindo para ficar.
Consequências da Revolução
Francesa
A Revolução Francesa foi um marco
para a humanidade e causou uma série de mudanças, a curto prazo e a longo
prazo, na França e no mundo. Entre as várias consequências, podem-se destacar
algumas:
• Universalização dos direitos
sociais e das liberdades individuais • Fim dos privilégios e dos resquícios do
feudalismo na França
• Início da queda do absolutismo
na Europa
• Separação entre os poderes
legislativo, executivo e judiciário
• Influenciou os processos de
independência no continente americano. No Brasil, a Conjuração Baiana (ou
Revolta dos Alfaiates) de 1798 também foi fortemente influenciada pelos
acontecimentos da Revolução Francesa.
• Influenciou simbolicamente as
nações emergentes da Europa do século XIX com as bandeiras tricolores.
• O conceito e o vocabulário do
nacionalismo, desenvolvido com educação universal, e o recrutamento de cidadãos
de todas as classes para o exército foram mais umas das influências da
Revolução Francesa.
• O modelo de organização técnica
e científica, além do sistema métrico de medidas (metro, centímetro, decímetro
etc.), foi outra contribuição desenvolvida nesse período.
EXERCÍCIOS
1 A Revolução Francesa e as
mudanças colocadas em prática com a queda do absolutismo naquele país foram
influenciadas pelo:
a) ( ) Anarquismo
b) ( ) Comunismo
c) ( ) Socialismo
d) ( ) Iluminismo
e) ( ) Capitalismo
2 “[...] pode não ter sido um
fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que outros fenômenos
contemporâneos, e suas consequências foram, portanto, mais profundas. Em
primeiro lugar ela se deu no mais populoso e poderoso Estado da Europa (não
considerando a Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cinco europeus era
francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente de todas as revoluções que a
precederam e a seguiram, uma revolução social de massa, e incomensuravelmente
mais radical do que qualquer levante comparável. [...] Em terceiro lugar, entre
todas as revoluções [...] foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para
revolucionar o mundo; suas ideias de fato o revolucionaram.” (HOBSBAWM, Eric J.
– A Era das Revoluções. 4ª edição. RJ: Paz e Terra, 1982, p. 72).
“[...] pode não ter sido um
fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que outros fenômenos
contemporâneos, e suas consequências foram, portanto, mais profundas. Em
primeiro lugar ela se deu no mais populoso e poderoso Estado da Europa (não
considerando a Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cinco europeus era
francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente de todas as revoluções que a
precederam e a seguiram, uma revolução social de massa, e incomensuravelmente
mais radical do que qualquer levante comparável. [...] Em terceiro lugar, entre
todas as revoluções [...] foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para
revolucionar o mundo; suas ideias de fato o revolucionaram.”
(HOBSBAWM, Eric J. – A Era das
Revoluções. 4ª edição. RJ: Paz e Terra, 1982, p. 72).
A respeito do evento
revolucionário tratado no texto, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s).
A ( ) A enorme influência internacional
dessa revolução está relacionada ao fato de ela ter sido a primeira experiência
bem sucedida de coletivização das terras, de estatização dos meios de produção
e de estabilização política por meio da implantação de um regime de partido
único.
B ( ) Com a revolução, e
inspirados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, os camponeses e as
classes populares francesas viram reconhecidas as suas principais
reivindicações como, por exemplo, a partilha da terra.
C ( ) Inspirada nos princípios de
liberdade, igualdade e fraternidade, essa revolução pôs fim aos entraves que
representavam, para o desenvolvimento econômico da burguesia, a estrutura de
propriedade e os direitos da aristocracia do Antigo Regime.
D ( ) A condução do processo
revolucionário pelos membros da alta burguesia, após 1794 com o chamado “golpe
do Termidor”, assegurou lhes a efetivação do projeto político mais moderado de
sua classe, em detrimento do projeto político radical dos representantes da
pequena burguesia e das camadas populares.
E ( ) Dentre as ideias que
revolucionaram o mundo, resultantes dessa revolução, podem ser arroladas a
implantação de um tipo de codificação legal atualmente seguida por metade dos
sistemas legais do mundo, o surgimento de Estados nacionais territoriais
estruturados no modelo trazido ao mundo contemporâneo por ela, além do uso de
um sistema métrico que ela criou e propagou.
3 A Revolução Francesa teve
numerosos desdobramentos, possibilitando transformações políticas no Estado e
na sociedade em vários países. Considerando os impactos sociais e políticos da
Revolução Francesa, identifique as afirmativas corretas:
A ( ) O fim do Absolutismo e a
instauração de Monarquias e Repúblicas constitucionais, especialmente na
Europa.
B ( ) O fim da propriedade
privada, como resultado direto dos ideais inscritos na Declaração dos Direitos
do Homem e do Cidadão, de clara inspiração socialista.
C ( ) Uma base
político-ideológica, a partir do jacobinismo, para os modernos movimentos de
origem popular de contestação à ordem burguesa.
D ( ) O fim da servidão e a
afirmação da igualdade jurídica entre todos os cidadãos, independente da sua
origem social.
E ( ) O fortalecimento do domínio
ideológico da Igreja, especialmente sobre o ensino, e a consolidação da sua
hegemonia nas questões de Estado.
4
Desenvolva um mapa mental sobre a revolução Francesa, atendendo todos os
critérios já praticados nos nossos mapas construídos anteriormente.
- Após a leitura do texto, desenvolva um mapa mental descrevendo o que
chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a criatividade, ler
outros textos, criar algo bem interessante, confio na criatividade de vocês;
ATENÇÃO
- As palavras em negrito no texto são para ajudá-los no desenvolver do
mapa .
-enviar no privado da professora
-essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche
-Use cores e desenhos
-Não vou avaliar trabalho mal feito, não aceito desculpas.
-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche