segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atividade de História para 8ª A e B


Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 06 de Abril de 2021

Série: 8º A e B

Nome:

CONTEÚDO: Revolução Francesa

OBJETIVO: Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Data de entrega: 06-04-2020

Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível                               

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

 

 

                                                 REVOLUÇÃO FRANCESA

 

Na imagem a seguir, temos a Bandeira da França.

Essa bandeira foi adotada em 1794, cinco anos após o início da Revolução.

A cor azul fica na posição que fica próxima do mastro. É uma representação de Paris, também vista como uma possível representante de São Martinho de Tours. Essa cor é também associada ao termo “Liberdade” do lema oficial da Revolução Francesa.

A cor branca, no centro do retângulo, representa o termo “Igualdade” do lema oficial da Revolução Francesa. Essa cor é atribuída aos sentimentos de pacificação, purificação, ideais que fazem parte da conquista de independência e libertação de vários países.

A cor vermelha fica na posição mais longe do mastro. É uma representação de Paris, entendida ainda como uma possível representação de São Dinis de Paris. A cor vermelha é também relacionada ao termo “Fraternidade” do lema oficial da Revolução Francesa.

“A Liberdade guiando o povo”, pintura símbolo da Revolução Francesa. Autor: Eugènne Delacroix, 1830. Museu do Louvre, Paris.

A França às vésperas da revolução

Por volta de 1780, a população da França dividia-se em três ordens ou estados: o primeiro estado, composto pelo clero, o segundo estado, formado pela nobreza, e o terceiro estado, constituído pela burguesia e as camadas populares.


 





Ao longo do século XVIII, a agricultura e o comércio passaram por um desenvolvimento extraordinário e o movimento iluminista, com suas ideias sobre o homem, a natureza e a sociedade transformaram a França numa referência cultural para os outros países. No entanto, as bases conservadores do Antigo Regime mantinham-se, controlando o comércio, a produção industrial e preservando os privilégios da nobreza e do clero.

As desigualdades sociais na França eram profundas. A maioria da população vivia em péssimas condições, no campo e nas cidades, enquanto os membros da corte levavam uma vida luxuosa. Muitos camponeses eram mantidos na condição servil, e prósperos burgueses, enriquecidos com o comercio e a indústria, permaneciam fora dos principais postos do governo.

No final do século XVIII, a França foi vítima de uma grave crise econômica. Uma sequência de safras agrícolas ruins gerou uma alta geral dos preços, fome entre a população pobre do campo e da cidade e a arrecadação dos impostos recolhidos pelo governo.

Para agravar as dificuldades, o governo francês aliou-se às treze colônias da América na guerra de independência contra a Inglaterra, o que gerou mais despesas e dividas cada vez maiores, minando a força da monarquia.

Assembleia Nacional Constituinte

Em 1789, o rei Luís XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais, órgão em que cada Estado tinha direito a um voto, o que garantia o domínio da nobreza e do clero. Cansado de não ter voz ativa, e ao ver a aristocracia abalada pela crise econômica, o Terceiro Estado se rebelou e proclamou-se Assembleia Nacional Constituinte, dedicando-se a uma nova Constituição para a França.

Em 14 de julho, os parisienses tomaram a Bastilha – prisão que simbolizava o poder monárquico -, no episódio que marcou o início da revolução. Em agosto, A Assembleia Constituinte aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que estipulava liberdades individuais e estabelecia a igualdade de todos perante a lei.

Assembleia Nacional Legislativa

Em 1791, foi eleita a Assembleia Nacional Legislativa, com voto censitário, de modo que a maioria dos deputados pertenciam à elite burguesa. Os deputados dividiam-se em três grupos:

Girondinos: representantes da alta burguesia, sentados à direita do plenário, eram mais conservadores;

Sans-culottes: os que não usavam culotes, traje da nobreza, ou seja, o povo;

Jacobinos: ficavam à esquerda do plenário, representava a média e pequena burguesia, eram apoiados pelas classes populares e buscavam ampliar a participação do povo no governo.

Os deputados do centro, a maioria, eram chamados de planície ou pântano, e oscilavam entre jacobinos e girondinos.

Preocupados com os eventos ocorridos na França, Áustria e Prússia invadiram o país vizinho, em 1792. Luís XVI tentou fugir, mas foi preso e os jacobinos, liderados por Robespierre, Jean Paul Marat e Danton, implantaram a República.

A Convenção

A Convenção (1792-1795), passou a controlar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dirigida pelo Comitê de Salvação Pública. Em 1793, Luís XVI foi guilhotinado.

Começava o Período do Terror. Foi criado o Tribunal Revolucionário que prendia e julgava os

Traidores da Revolução. Milhares de pessoas foram guilhotinadas, inclusive jacobinos como Danton, acusados de conspiração. A violência levou os jacobinos a perderem o apoio popular. Robespierre foi preso e executado. Os girondinos, com apoio do pântano, instalaram novamente no poder a alta burguesia.

O Diretório (1795-1799)


Nesse período, a França sofreu ameaças do exterior. Para manter seus privilégios, a burguesia entregou o poder ao general Napoleão Bonaparte que, em 1799 deu um golpe de estado - o 18 Brumário -, instalando o governo do Consulado. Nesse sistema, a França era governada por três cônsules, sendo napoleão o mais influente. Em 1804, Napoleão coroou-se imperador.

Napoleão promoveu a expansão territorial da França e formou um grande império que incluía a Áustria, a Holanda, a Suíça, a Itália, a Bélgica e a Espanha. Implementou o Código Civil, que confirmou a vitória da revolução e influenciou a legislação de quase todos os países europeus no século XIX.

A derrota de Napoleão

Napoleão foi derrotado por uma coalizão de potências europeias em 1815. Nesse mesmo ano, o Congresso de Viena redefiniu o mapa da Europa e do mundo. A Santa Aliança, organização política internacional é fundada com o objetivo de manter a França sob vigilância, deter novos movimentos revolucionários e garantir o equilíbrio de poder estabelecido entre as grandes potências europeias.

No entanto, a partir de 1830, com as Revoluções Liberais, que começaram na França e se espalharam pela Europa, o Estado burguês concretizado por

Napoleão foi reerguido. As mudanças trazidas pela Revolução Francesa tinham vindo para ficar.

Consequências da Revolução Francesa

A Revolução Francesa foi um marco para a humanidade e causou uma série de mudanças, a curto prazo e a longo prazo, na França e no mundo. Entre as várias consequências, podem-se destacar algumas:

• Universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais • Fim dos privilégios e dos resquícios do feudalismo na França

• Início da queda do absolutismo na Europa

• Separação entre os poderes legislativo, executivo e judiciário

• Influenciou os processos de independência no continente americano. No Brasil, a Conjuração Baiana (ou Revolta dos Alfaiates) de 1798 também foi fortemente influenciada pelos acontecimentos da Revolução Francesa.

• Influenciou simbolicamente as nações emergentes da Europa do século XIX com as bandeiras tricolores.

• O conceito e o vocabulário do nacionalismo, desenvolvido com educação universal, e o recrutamento de cidadãos de todas as classes para o exército foram mais umas das influências da Revolução Francesa.

• O modelo de organização técnica e científica, além do sistema métrico de medidas (metro, centímetro, decímetro etc.), foi outra contribuição desenvolvida nesse período.

 

                                            EXERCÍCIOS

1 A Revolução Francesa e as mudanças colocadas em prática com a queda do absolutismo naquele país foram influenciadas pelo:

a) ( ) Anarquismo

b) ( ) Comunismo

c) ( ) Socialismo

d) ( ) Iluminismo

e) ( ) Capitalismo

 

2 “[...] pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que outros fenômenos contemporâneos, e suas consequências foram, portanto, mais profundas. Em primeiro lugar ela se deu no mais populoso e poderoso Estado da Europa (não considerando a Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cinco europeus era francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente de todas as revoluções que a precederam e a seguiram, uma revolução social de massa, e incomensuravelmente mais radical do que qualquer levante comparável. [...] Em terceiro lugar, entre todas as revoluções [...] foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; suas ideias de fato o revolucionaram.” (HOBSBAWM, Eric J. – A Era das Revoluções. 4ª edição. RJ: Paz e Terra, 1982, p. 72).

“[...] pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que outros fenômenos contemporâneos, e suas consequências foram, portanto, mais profundas. Em primeiro lugar ela se deu no mais populoso e poderoso Estado da Europa (não considerando a Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cinco europeus era francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente de todas as revoluções que a precederam e a seguiram, uma revolução social de massa, e incomensuravelmente mais radical do que qualquer levante comparável. [...] Em terceiro lugar, entre todas as revoluções [...] foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; suas ideias de fato o revolucionaram.”

(HOBSBAWM, Eric J. – A Era das Revoluções. 4ª edição. RJ: Paz e Terra, 1982, p. 72).

A respeito do evento revolucionário tratado no texto, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s).

A ( ) A enorme influência internacional dessa revolução está relacionada ao fato de ela ter sido a primeira experiência bem sucedida de coletivização das terras, de estatização dos meios de produção e de estabilização política por meio da implantação de um regime de partido único.

B ( ) Com a revolução, e inspirados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, os camponeses e as classes populares francesas viram reconhecidas as suas principais reivindicações como, por exemplo, a partilha da terra.

C ( ) Inspirada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, essa revolução pôs fim aos entraves que representavam, para o desenvolvimento econômico da burguesia, a estrutura de propriedade e os direitos da aristocracia do Antigo Regime.

D ( ) A condução do processo revolucionário pelos membros da alta burguesia, após 1794 com o chamado “golpe do Termidor”, assegurou lhes a efetivação do projeto político mais moderado de sua classe, em detrimento do projeto político radical dos representantes da pequena burguesia e das camadas populares.

E ( ) Dentre as ideias que revolucionaram o mundo, resultantes dessa revolução, podem ser arroladas a implantação de um tipo de codificação legal atualmente seguida por metade dos sistemas legais do mundo, o surgimento de Estados nacionais territoriais estruturados no modelo trazido ao mundo contemporâneo por ela, além do uso de um sistema métrico que ela criou e propagou.

 

3 A Revolução Francesa teve numerosos desdobramentos, possibilitando transformações políticas no Estado e na sociedade em vários países. Considerando os impactos sociais e políticos da Revolução Francesa, identifique as afirmativas corretas:

A ( ) O fim do Absolutismo e a instauração de Monarquias e Repúblicas constitucionais, especialmente na Europa.

B ( ) O fim da propriedade privada, como resultado direto dos ideais inscritos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de clara inspiração socialista.

C ( ) Uma base político-ideológica, a partir do jacobinismo, para os modernos movimentos de origem popular de contestação à ordem burguesa.

D ( ) O fim da servidão e a afirmação da igualdade jurídica entre todos os cidadãos, independente da sua origem social.

E ( ) O fortalecimento do domínio ideológico da Igreja, especialmente sobre o ensino, e a consolidação da sua hegemonia nas questões de Estado.

 

 4 Desenvolva um mapa mental sobre a revolução Francesa, atendendo todos os critérios já praticados nos nossos mapas construídos anteriormente.

- Após a leitura do texto, desenvolva um mapa mental descrevendo o que chamou sua atenção no texto acima, lembrando que podem usar a criatividade, ler outros textos, criar algo bem interessante, confio na criatividade de vocês;

ATENÇÃO

- As palavras em negrito no texto são para ajudá-los no desenvolver do mapa .

-enviar no privado da professora 

-essa atividade tem um valor diferenciado, portanto capriche

-Use cores e desenhos

-Não vou avaliar trabalho mal feito, não aceito desculpas.

-trabalho avaliativo do plano de ação: capriche