Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza
Professora: Rayssa Garcia Silva
Taquaral de Goiás, 06 de Abril de 2021
Série: 6º A e B
NOME COMPLETO :
OBJETIVO: (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento
da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de
fundação.
CONTEÚDO: Pré-História / Surgimento da espécie humana no Continente Africano
Data de entrega: 06-04-2021
-
Faça o cabeçalho no
caderno
- Copiar e
Responder no caderno
- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar,
não precisa copia-las
- Dê respostas
completas
- Faça letra
legível
*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente
agradável, sem barulho. Leia
Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.
Pesquise nos textos que já estudamos no decorrer
do bimestre;
ATIVIDADE DE RETOMADA DE CONTEÚDO
1-A origem dos seres humanos é um tema fascinante. Descobrir de onde viemos, como viemos e o que somos provocou e continua provocando a curiosidade das pessoas. A partir da afirmativa, relacione a seguir a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
a) Teoria Criacionista
(
) Desenvolvida por Charles Darwin. Ele afirmou, após estudos e
pesquisas, que o homem primitivo e o macaco descendem de um ancestral comum.
( ) Deus teria criado o homem, a
Terra e todo o Universo. “Então Deus disse: faça-se o homem à minha imagem
e semelhança. Que reine sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do ar, sobre
os animais domésticos da terra e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis
que se arrastam sobre a terra.”
2- Sobre a origem
do ser humano, as duas explicações mais conhecidas são o Criacionismo e o
Evolucionismo. Nas afirmativas abaixo, escreva “C” para criacionismo ou “E” para evolucionismo.
( ) A criação do mundo aconteceu cerca de
seis mil anos atrás.
( ) Tem como base as teorias desenvolvidas
por Charles Darwin e Alfred Wallace.
( ) Tanto o universo quanto o ser humano
foram criados por um ser superior.
( ) Parte do princípio de que as espécies mais
bem adaptadas ao ambiente tendem a sobreviver e a reproduzir-se.
( ) Explicação sobre a origem da vida que tem
como uma das obras fundamentais a Bíblia.
(
) Não tem fundamentação religiosa.
3-“Fazemos parte de um grupo de mamíferos chamados
primatas. Eles deram origem aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam
algumas características humanas.
( )
Australopitecus - Homem de Neanderthal - Homo sapiens sapiens –Homo
habilis- Homo erectus.
( ) Australopitecus - Homo habilis -Homo sapiens
sapiens - Homo erectus - Homem de Neanderthal.
( )
Australopitecus - Homo erectus – Homo sapiens sapiens - Homo habilis- Homem de
Neanderthal.
(
) Australopitecus - Homo habilis - Homo erectus – Homem de Neanderthal –Homo
sapiens sapiens
3-Muitos livros apresentam esquemas que dão a impressão de
que a evolução do ser humano teria ocorrido de forma linear. Não foi isso,
porém, o que aconteceu; cada espécie de hominídeo tem sua história. Com base na
afirmação, associe corretamente cada período a sua principal característica:
1 Período Paleolítico
2 Período Neolítico
3 Idade dos Metais
( ) O
desenvolvimento de técnicas de fundir e moldar metais (cobre, ferro e bronze)
trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.
( ) Os homens habitavam cavernas, viviam da caça
de animais e coleta de vegetais, usavam instrumentos feitos com ossos e pedras
lascadas
( ) Neste período
ocorreu a sedentarizarão com a prática da agricultura e a domesticação de
animais.
4- Ao longo de milhões de anos, foram ocorrendo
mudanças no meio ambiente. Os seres vivos que conseguiram adaptar-se
sobreviveram e evoluíram, enquanto aqueles que não conseguiram se adaptar
desapareceu. Qual o nome atribuído a este processo de evolução e adaptação?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Inicialmente, por viver da caça, da pesca e da
coleta de frutas e raízes, o homem vivia se deslocando de uma região para outra,
em busca de alimentos. A partir de suas leituras e das discussões em sala de
aula, como ficou conhecido esse homem primitivo que vivia em constante mudança?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Na idade dos metais os hominídeos desenvolveram os
conhecimentos necessários para fundir ou derreter metais, um dos primeiros
metias foi o cobre, depois veio o bronze que passou também a fazer parte da
fabricação de materiais de caça. Que tipo de instrumentos era feito desses
metais?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-Com base nas técnicas e nos materiais utilizados pelos
nossos ancestrais, os cientistas dividem a chamada Pré-História em dois
períodos: Paleolítico e Neolítico. A partir da afirmativa, coloque nas
sentenças abaixo “P” para o que se refere a Período Paleolítico e “N” para o
que se refere a Período Neolítico.
( ) Descobriram como produzir o fogo.
( ) Aprenderam a polir a pedra.
( ) Eram caçadores e coletores.
( ) Tornaram-se sedentários.
( ) Eram agricultores e pastores.
( ) Passaram a produzir o próprio alimento.
( ) Desenvolveram arco e flecha.
9- Os cientistas acreditam que, por ter um cérebro maior que
o das outras espécies de Homo, a espécie a qual pertencemos era também mais
inteligente. Foi graças à sua inteligência que desenvolveu a fala, além de
outras habilidades. De acordo com os seus conhecimentos e das discussões, a
qual das espécies nós pertencemos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10-Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago quente do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a PANSPERMIA, representada na imagem ao lado.
O que diz a referida teoria acerca da origem da vida?
a) ( ) As primeiras formas de vida podem ter
surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do
fundo dos oceanos.
b) ( )
Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de
maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.
c) ( )
Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos
mínimos necessários para a sua formação e subsistência.
d) ( ) A
capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu
que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.
e) ( ) A
vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos,
cometas ou então pela poeira espacial.