segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atividade de História para 6ª A e B

 

Unidade Escolar: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza

Professora: Rayssa Garcia Silva 

Taquaral de Goiás, 06 de Abril de 2021

Série: 6º A e B

NOME COMPLETO :

OBJETIVO: (EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.

CONTEÚDO: Pré-História / Surgimento da espécie humana no Continente Africano

Data de entrega: 06-04-2021

 Instrumento avaliativo de História referente ao 1º Bimestre de 2021

- Faça o cabeçalho no caderno

- Copiar e Responder no caderno

- Não precisa copiar textos / as imagens são somente para visualizar, não precisa copia-las

- Dê respostas completas

- Faça letra legível

*Caro aluno (a): Ao realizar as atividades escolha um ambiente agradável, sem barulho. Leia

Silenciosamente os textos, depois leia em voz alta para seus pais e discuta o que foi lido. Em seguida realize as atividades propostas com muito capricho e atenção.

Pesquise nos textos que já estudamos no decorrer do bimestre;

 

                                                ATIVIDADE DE RETOMADA DE CONTEÚDO

 1-A origem dos seres humanos é um tema fascinante. Descobrir de onde viemos, como viemos e o que somos provocou e continua provocando a curiosidade das pessoas. A partir da afirmativa, relacione a seguir a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

a) Teoria Criacionista                 

b) Teoria Evolucionista

(    ) Desenvolvida por Charles Darwin. Ele afirmou, após estudos e pesquisas, que o homem primitivo e o macaco descendem de um ancestral comum.

(    ) Deus teria criado o homem, a Terra e todo o Universo. “Então Deus disse: faça-se o homem à minha imagem e semelhança. Que reine sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do ar, sobre os animais domésticos da terra e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.”

 

2- Sobre a origem do ser humano, as duas explicações mais conhecidas são o Criacionismo e o Evolucionismo. Nas afirmativas abaixo, escreva “C” para criacionismo ou “E” para evolucionismo. 

(    ) A criação do mundo aconteceu cerca de seis mil anos atrás.

(    ) Tem como base as teorias desenvolvidas por Charles Darwin e Alfred Wallace.

(    ) Tanto o universo quanto o ser humano foram criados por um ser superior.

(  ) Parte do princípio de que as espécies mais bem adaptadas ao ambiente tendem a sobreviver e  a reproduzir-se.

(   ) Explicação sobre a origem da vida que tem como uma das obras fundamentais a Bíblia.

(    ) Não tem fundamentação religiosa.

 

3-“Fazemos parte de um grupo de mamíferos chamados primatas. Eles deram origem aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam algumas características humanas.

A hipótese explicativa sobre a sequência da evolução do ser humano é:

( )  Australopitecus - Homem de Neanderthal - Homo sapiens sapiens –Homo habilis- Homo erectus.

( ) Australopitecus - Homo habilis -Homo sapiens sapiens - Homo erectus - Homem de Neanderthal.

(  ) Australopitecus - Homo erectus – Homo sapiens sapiens - Homo habilis- Homem de Neanderthal.

( ) Australopitecus - Homo habilis - Homo erectus – Homem de Neanderthal –Homo sapiens sapiens

 

3-Muitos livros apresentam esquemas que dão a impressão de que a evolução do ser humano teria ocorrido de forma linear. Não foi isso, porém, o que aconteceu; cada espécie de hominídeo tem sua história. Com base na afirmação, associe corretamente cada período a sua principal característica:

1 Período Paleolítico

2 Período Neolítico

3 Idade dos Metais

(   ) O desenvolvimento de técnicas de fundir e moldar metais (cobre, ferro e bronze) trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.

(   )  Os homens habitavam cavernas, viviam da caça de animais e coleta de vegetais, usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas

(   ) Neste período ocorreu a sedentarizarão com a prática da agricultura e a domesticação de animais. 

 

4- Ao longo de milhões de anos, foram ocorrendo mudanças no meio ambiente. Os seres vivos que conseguiram adaptar-se sobreviveram e evoluíram, enquanto aqueles que não conseguiram se adaptar desapareceu. Qual o nome atribuído a este processo de evolução e adaptação?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- “A conquista e domesticação do fogo foram de suma importância no processo de humanização. Há cerca de 500 mil anos, há indícios de que os homens soubessem controlá-lo e provocá-lo. Note bem, uma coisa é o fogo provocado por um raio, outra é o fogo produzido intencionalmente pela combustão decorrente da madeira friccionada ou da madeira batida contra a pedra.” Quais os benefícios obtidos pelo homem primitivo após o domínio do fogo?


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Inicialmente, por viver da caça, da pesca e da coleta de frutas e raízes, o homem vivia se deslocando de uma região para outra, em busca de alimentos. A partir de suas leituras e das discussões em sala de aula, como ficou conhecido esse homem primitivo que vivia em constante mudança?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Na idade dos metais os hominídeos desenvolveram os conhecimentos necessários para fundir ou derreter metais, um dos primeiros metias foi o cobre, depois veio o bronze que passou também a fazer parte da fabricação de materiais de caça. Que tipo de instrumentos era feito desses metais?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8-Com base nas técnicas e nos materiais utilizados pelos nossos ancestrais, os cientistas dividem a chamada Pré-História em dois períodos: Paleolítico e Neolítico. A partir da afirmativa, coloque nas sentenças abaixo “P” para o que se refere a Período Paleolítico e “N” para o que se refere a Período Neolítico.

(    ) Desenvolveram a metalurgia.
(    ) Descobriram como produzir o fogo.
(    ) Aprenderam a polir a pedra.
   ) Eram caçadores e coletores.
   ) Tornaram-se sedentários.
(    ) Eram agricultores e pastores.
(    ) Passaram a produzir o próprio alimento.
(    ) Desenvolveram arco e flecha.

9- Os cientistas acreditam que, por ter um cérebro maior que o das outras espécies de Homo, a espécie a qual pertencemos era também mais inteligente. Foi graças à sua inteligência que desenvolveu a fala, além de outras habilidades. De acordo com os seus conhecimentos e das discussões, a qual das espécies nós pertencemos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10-Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago quente do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a PANSPERMIA, representada na imagem ao lado.


O que diz a referida teoria acerca da origem da vida?

a) (  ) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.
b) (  ) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.
c) (  ) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.
d) (  ) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.
e) (   ) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.