Atividade de
Educação Física referente ao 2°Bimestre de 2021
Unidade
Educacional: Colégio Estadual Princesa
Izabel
Professora: Pabliny Ribeiro Souto
Série: 8° A e
B Turno:
Matutino e Vespertino
Aluno (a):__________________________________________________
Data da entrega: 29/04/2021
Tema/Objeto do Conhecimento:
Esportes/ Conceito e Valores.
Habilidade: (EF89EF05)
Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir
alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as
mídias os apresentam
Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e animados/as para aprenderem um pouco mais. Hoje começaremos nossa jornada por uma das práticas corporais mais conhecidas em todo o mundo, os esportes.
Os Esportes
Na nossa sociedade podemos
observar diferentes formas de manifestações esportivas, é um fenômeno que vem acompanhando
o ser humano há muito tempo. Muitas vezes chamado apenas de jogo, ou confundido
como único conteúdo da Educação física, os esportes têm finalidades e
características próprias que veremos a seguir. Quando nos referimos a um jogo
de futebol, será que estamos falando do jogo em que jogamos na nossa rua, com
nosso/as amigos/as ou no esporte que é transmitido pelas mídias, em que todos
usam uniformes, onde existem federações que determinam regras, campos com
tamanhos padronizados, e tantas outras regulamentações? Podemos dizer que jogo
são aquelas práticas corporais em que nós, participantes, determinamos as
regras, o jeito de jogar. Um exemplo é o futebol que jogamos na rua, geralmente
utilizamos os pés para medir o espaço do campo, as traves podem ser chinelos ou
outros objetos, o tempo de jogo pode ser determinado por alguém que tenha um
relógio, ou até mesmo pelo time que fizer dois gols primeiro. Toda essa
flexibilidade, quando decidida por um grupo de pessoas e adaptada para
realidade local, chamamos de jogo e não esporte. O termo esporte se refere a
qualquer tipo de prática que esteja vinculada a Federações e Confederações,
cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática. Isso significa que as
regras de um esporte são fixas e nunca podem ser modificadas durante um
campeonato. Aliás, esse é outro objetivo das federações: organizar campeonatos,
cujos campeões/ãs sempre têm em vista o prêmio, que pode ser dinheiro, medalhas
ou troféus, por exemplo.
Dessa explicação podemos
extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada
prática é um esporte:
1) Ter regras fixas;
2) A subordinação dessa prática
a algum órgão oficial;
3) É uma atividade competitiva;
4) O/A atleta de alto
rendimento está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer
de praticar o esporte: ele/a é um profissional que ganha a vida (ou pretende
ganhar, no caso de atleta amadores/as) por meio do esporte, seja com patrocínio
ou com os prêmios dados nas competições.
ATIVIDADE
Após ler o texto, responda às
seguintes questões:
A) Quais as principais
diferenças você conseguiu observar entre jogo e esporte?
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B) A Educação Física é uma
disciplina escolar, diferente de um clube esportivo, ou de um centro de
treinamento, o esporte trabalhado na escola deveria estar mais próximo do jogo
do que o esporte oficial. O esporte da escola deve permitir ao aluno ou aluna
mudar as regras quando todos/as estiverem de acordo, o esporte na escola não
precisa ser competitivo, não precisa ter prêmio, ele precisa ser educativo e
divertido. Como o esporte é tratado na sua escola?
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SUGESTÃO: Se possível,
faça mais pesquisas sobre o surgimento e a história dos esportes, acrescente
mais fontes e informações aos seus estudos!!!