quarta-feira, 28 de abril de 2021

Atividade de Educação Física - 8°A e B


Atividade de Educação Física referente ao 2°Bimestre  de 2021

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Professora: Pabliny Ribeiro Souto

Série: 8° A e B       Turno: Matutino e Vespertino

Aluno (a):__________________________________________________

 Data da entrega: 29/04/2021

Tema/Objeto do Conhecimento: Esportes/ Conceito e Valores.

Habilidade: (EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam

 

 

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e animados/as para aprenderem um pouco mais. Hoje começaremos nossa jornada por uma das práticas corporais mais conhecidas em todo o mundo, os esportes.



Os Esportes

Na nossa sociedade podemos observar diferentes formas de manifestações esportivas, é um fenômeno que vem acompanhando o ser humano há muito tempo. Muitas vezes chamado apenas de jogo, ou confundido como único conteúdo da Educação física, os esportes têm finalidades e características próprias que veremos a seguir. Quando nos referimos a um jogo de futebol, será que estamos falando do jogo em que jogamos na nossa rua, com nosso/as amigos/as ou no esporte que é transmitido pelas mídias, em que todos usam uniformes, onde existem federações que determinam regras, campos com tamanhos padronizados, e tantas outras regulamentações? Podemos dizer que jogo são aquelas práticas corporais em que nós, participantes, determinamos as regras, o jeito de jogar. Um exemplo é o futebol que jogamos na rua, geralmente utilizamos os pés para medir o espaço do campo, as traves podem ser chinelos ou outros objetos, o tempo de jogo pode ser determinado por alguém que tenha um relógio, ou até mesmo pelo time que fizer dois gols primeiro. Toda essa flexibilidade, quando decidida por um grupo de pessoas e adaptada para realidade local, chamamos de jogo e não esporte. O termo esporte se refere a qualquer tipo de prática que esteja vinculada a Federações e Confederações, cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática. Isso significa que as regras de um esporte são fixas e nunca podem ser modificadas durante um campeonato. Aliás, esse é outro objetivo das federações: organizar campeonatos, cujos campeões/ãs sempre têm em vista o prêmio, que pode ser dinheiro, medalhas ou troféus, por exemplo.

Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte:

1) Ter regras fixas;

2) A subordinação dessa prática a algum órgão oficial;

3) É uma atividade competitiva;

4) O/A atleta de alto rendimento está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de praticar o esporte: ele/a é um profissional que ganha a vida (ou pretende ganhar, no caso de atleta amadores/as) por meio do esporte, seja com patrocínio ou com os prêmios dados nas competições.


ATIVIDADE 

Após ler o texto, responda às seguintes questões:

 

A) Quais as principais diferenças você conseguiu observar entre jogo e esporte?

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B) A Educação Física é uma disciplina escolar, diferente de um clube esportivo, ou de um centro de treinamento, o esporte trabalhado na escola deveria estar mais próximo do jogo do que o esporte oficial. O esporte da escola deve permitir ao aluno ou aluna mudar as regras quando todos/as estiverem de acordo, o esporte na escola não precisa ser competitivo, não precisa ter prêmio, ele precisa ser educativo e divertido. Como o esporte é tratado na sua escola?

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SUGESTÃO: Se possível, faça mais pesquisas sobre o surgimento e a história dos esportes, acrescente mais fontes e informações aos seus estudos!!!