Colégio Estadual Princesa Izabel, Taquaral de Goiás, 28 de abril de
2021.
Diretor: Wattson Mamedes de Souza Coordenadora: Ieda Martins Cananéia
Professora: Luana R. da Silva
Freitas Série: 6ª Ano A e B
Aluno (a):_________________________ Data da entrega: Hoje até
as 22:30
INSTRUÇÕES:
1. Preencha o cabeçalho.
2. Faça letra legível.
3. Leia as questões com atenção antes de respondê-las;
4. Copie a questão e apenas a alternativa correta.
Simulado de Recuperação
de Ciências referente ao 1ª Ciclo
de 2021
1. Observe a imagem a seguir
Ela representa uma
situação hipotética, onde o planeta não realizaria um dos movimentos mais
importantes e que acontece diariamente, chamado de
a) rotação,
pois se o planeta deixar de girar em torno de seu próprio eixo, a face voltada
para o sol teria uma grande elevação da temperatura, e onde não houvesse
incidência de luz solar, congelaria.
b)
translação, pois se o planeta deixar de girar ao redor do sol, um lado
do planeta congelaria e o outro sofreria com baixíssimas temperaturas.
c)
translação, pois a ausência de determinada velocidade exercida pelo
planeta ao girar, faria com que parte do planeta congelasse e a outra
derretesse devido ao calor.
d) rotação,
pois a intensidade do movimento faria com que a temperatura da metade do
planeta subisse, enquanto a outra metade sofresse com baixíssimas temperaturas.
2. Qual característica abaixo faz referência a
estação do ano primavera?
a- estação caracterizada por ser a mais fria do
ano, no Brasil, há relatos de neve na região Sul, noites mais longas.
b- conhecida como estação das flores, pois é
associada ao reflorescimento da flora terrestre.
c- elevação do índice pluviométrico e altas
temperaturas identificam essa estação, dias mais longos.
d- nessa estação, os ventos são mais frequentes, há
uma redução gradativa da temperatura, e as folhas de alguns tipos de plantas
caem.
3. O movimento que
resulta em períodos de noite e de dia, realizado pelo nosso planeta, costumava
ser confundido, há milhares de anos atrás, pois acreditava-se que o que se
locomovia era o Sol, e não a Terra, como sabemos hoje.
Esse movimento que permite a alternação dia e noite
é conhecido como
a.
translação, e dura 24 horas.
b.
rotação, e dura 24 horas.
c.
translação, e dura 365 dias.
d.
rotação, e dura 365 dias.
4. Leia a notícia a seguir
Maré alta causa
alagamentos em Florianópolis
Na Avenida da Saudade e SC-405, no Sul da Ilha, a
água invadiu a estrada.
A maré alta provocou
alagamentos em Florianópolis nesta
quinta-feira (7). Vias como a Avenida da Saudade, no Itacorubi, e a SC-405 e
SC-406, no Sul da Ilha, tiveram água sobre a pista. Porém, o trânsito não
chegou a ficar interrompido, de acordo com a Guarda Municipal e a Polícia
Militar Rodoviária (PMRv).
O pico da maré foi
por volta das 15h. Segundo a PMRv, na SC-405 a água invadiu a pista nos dois
sentidos, causando lentidão no trânsito. Às 17h10, o fluxo fluía, ainda com um
pouco de água na estrada, mas a maré já baixava.
O fator que faz com que a maré suba ou
desça, é a gravidade. E ela age conjuntamente com o(s) movimento(s) de
a)
translação da Lua.
b)
rotação da Terra.
c)
rotação e translação da Lua.
d)
translação e revolução da Terra.
5. Observe a charge a seguir
Ela refere-se as seguintes estações do
ano
a)
verão e primavera.
b)
verão e outono.
c)
verão e inverno.
d)
outono e inverno.
6. O movimento realizado pelo planeta Terra em torno de si mesmo e que
dura aproximadamente 24 horas é chamado de:
a) rotação.
b) translação.
c) mutação.
d) transformação.
e) redução.
7.O movimento realizado pelo planeta Terra em torno do Sol, com duração
aproximada de 365 dias e 5 horas, é chamado de:
a) rotação.
b) translação.
c) nutação.
d) periélio.
e) afélio.
8. Qual é a principal consequência do movimento de rotação da
Terra?
a) Elevação das temperaturas.
b) Aumento do nível do mar.
c) Divisão climática da Terra.
d) Mudança das estações do ano.
e) Sucessão dos dias e das noites.
9. Quais são as duas principais consequências atreladas ao
movimento de translação da Terra?
a) Aumento da temperatura e do nível dos oceanos.
b) Sucessão dos anos e ocorrência das estações do ano.
c) Ocorrência do tempo atmosférico e o movimento da Lua.
d) Divisão dos fusos horários e dos dias e das noites.
e) Redução da iluminação solar e dos dias terrestres.
10. O _______________________ é adotado pelos países do globo para
definição da divisão das horas terrestres. A sua adoção está relacionada à
esfericidade e ao movimento de rotação da Terra.
Qual o termo que completa corretamente a lacuna acima?
a) Horário de Verão.
b) Movimento de rotação.
c) Fuso horário.
d) Mapa político.
e) Periélio.