quinta-feira, 11 de março de 2021

Atividades de Língua Portuguesa - 8º ano A e B

 Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

 Professora: Aline Lorrana Maia.

 Série: 8ª Ano A e B

 Taquaral de Goiás, 11 de março de 2021.  

  Aluno(a):                                                                                

 

Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1° Bimestre de 2021

 

Tema: Gênero Conto de Humor. Valores sociais, culturais e humanos em textos literários, análise das formas de composição dos textos narrativos, efeitos de sentido de figuras de linguagem e efeitos de sentido de palavras/expressões denotativas e conotativas.

Habilidades Essenciais: (EF69LP44-B) Reconhecer, em textos literários, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção; (EF69LP47- Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, as escolhas lexicais típicas de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo.


O conto de humor, como o próprio nome antecipa, é a narrativa em que o escritor compõe cenas engraçadas, surpreendentes, e, muitas vezes, o leitor identifica-se com elas, porque são situações comuns, extraídos do cotidiano, capazes de render textos agradáveis e engraçados. Contos de humor não são piadas! O humor é leve e   refinado!

O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Estrutura tradicional do conto: apresentação das personagens, situando-as no tempo e no espaço; complicação (o que aconteceu?); clímax (momento de maior suspense) e desfecho (final da trama).

 Disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4736/a-oralidade-caracteristica-dos-contos-de-l.com.br/redacao/os-diferentes-textos-humoristicos.htmAcesso em 09 de nov. 2020.

As narrativas de humor possuem um lado cômico como principal característica. Possuem, também, elementos humorísticos. A função de uma narrativa de humor é divertir o leitor. Seu meio de veiculação é em livros ou jornais, etc. Pode ser também feita em linguagem não verbal ou vir caracterizada por estereotipar, fazer uma caricatura e disso se valer para arrancar boas risadas do leitor através do improviso e da imprevisibilidade, ou seja, o leitor tem que nem imaginar o que estará por vir para que o elemento surpresa faça o efeito bombástico.

 Disponível em https://brainly.com.br/tarefa/2252473https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/os-diferentes-textos-humoristicos.htm Acesso em 09 de nove 2020.

     Tanto na linguagem falada quanto na escrita, se analisarmos o significado da palavra humor, percebemos que esta nos remete à ideia de comicidade, de riso e descontração. Mas os mesmos podem também possuir outra finalidade, que é a crítica a um determinado contexto social, principalmente no campo da política.

Leia o trecho, a seguir, de Gislaine Buosi, que, valendo-se de uma situação cotidiana, escreveu um texto bem- humorado. Observe também a escolha de vocabulário simples, próprio para uma leitura rápida:

 

Barbeiro

    Diz que um belo dia, um índio bem alegre, chegou numa barbearia juntamente com um menino, os dois para cortar o cabelo.

O barbeiro, gente mui buena, fez um belo corte no índio, que aproveitô pra aparar a barba, enfim deu trato geral. Depois de pronto o índio, chegou a vez do guri. Nisso o índio disse pro barbeiro:

-   Tchê, enquanto tu corta as melena do guri, vou dar um pulo até o bolicho da esquina comprar um cigarrito e já tô de volta.

-   bueno! disse o barbeiro.

que o barbeiro terminou de cortar o cabelo do guri e o índio não apareceu.

-   Senta e espera que teu pai já vem te buscar.

-   Ele não é meu pai! - Disse o moleque.

-   Teu irmão, teu tio, seja lá o que for, senta aí.

-   Ele não é nada meu! Falou o guri. o barbeiro perguntou intrigado:

-   Mas quem é o animal então?

-   Não sei! Ele me pegou ali na esquina e perguntou se eu queria cortar o cabelo de graça!

 

Disponível em: http://www.paginadogaucho.com.br/caus/s-barb.htmAcesso em 09 de nov. de 2020.

 

ATIVIDADES

1.  Segundo o texto lido, explique o que é o conto de humor.

 

2.  Marque a alternativa correta sobre contos de humor.

a)  ( ) Contos de humor são piadas!

b)  ( ) Não são narrativas engraçadas.


c)  ( ) Nele o humor é leve e refinado!

d)  ( ) Todas as alternativas estão corretas.


 

3.  Cite a estrutura tradicional do conto.

 

4.  Sobre o gênero textual conto de humor:

 I-   É uma narrativa breve escrita em prosa.

II-    Possui os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa.


III-         Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa.

IV-      Estes tipos de contos constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Marque a alternativa correta:

a)  ( ) Somente a alternativa I está correta.

b)  ( ) Somente as alternativas I e II estão corretas.

c)  ( ) Todas as alternativas estão corretas.

d)  ( ) Nenhuma alternativa está correta.

 

5.  Além da função de divertir o leitor, qual outra função este tipo de gênero nos apresenta?

 

 Leia o conto de humor a seguir para responder às perguntas de 6 a 9:

 O caboclo, o padre e o estudante



(Conto recolhido pela Câmara Cascudo)


Disponível em:http://mundovelhomundonovo.blogspot.com/2018/04/caboclo-engabelar-padre-e-estudante-no.htmlAcesso em 09 de nov. de 2020.

 

Um estudante e um padre viajavam pelo interior, tendo como guia um caboclo. Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividir, pois que o queijo era pequeno mesmo, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito (pensando, claro, em engambelar os outros dois com seu oratório). Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e o comeu.

Pela manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve que contar seu sonho. O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante então contou que sonhara estar no céu esperando o padre que subia. O caboclo riu e contou:

-   Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei:

-   Seu doutor, seu padre, o queijo!

Vosmicês esqueceram o queijo!

Então vosmicês responderam de longe, do céu:

-   Come o queijo, caboclo! - Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos queijo.

-   O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei enquanto vocês dormiam e comi o queijo...

 

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2019/01/atividade-de-compreensao-genero-conto-8.htmlAcesso em 09 de nov.de 2020.

 

6.  O assunto do texto é:

 a)   ( ) a história de um burro falante.

b)   ( ) a histórias de três amigos que ganharam um queijo, que por ser pequeno, o padre resolveu dá-lo a quem tivesse o sonho mais bonito.

c)   ( ) história de três amigos viajantes que disputavam um pedaço de carne.

d)   ( ) história de um padre que fugiu do convento.

 

7.  Quem você considera o mais esperto dos personagens? Por quê?

 

8.  Marque (V) ou (F) para as alternativas falsas ou verdadeiras sobre as explicações dos sonhos de cada um:

a)   ( ) O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu.

b)   ( ) O estudante então contou que sonhara estar no céu esperando o padre que subia.

c)   ( ) O caboclo contou que viu o padre e o estudante no céu e os dois mandavam ele comer o queijo. Então ele comeu pensando que o sonho era real.

d)   ( ) Nenhum deles conseguiu comer o queijo.

 9.      Você concorda com a atitude do padre tentando “engambelar” o estudante e o caboclo? Justifique.