Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de Souza.
Professora:
Aline Lorrana Maia.
Série: 8ª
Ano A e B
Taquaral de
Goiás, 11 de março de 2021.
Aluno(a):
Atividades de Língua Portuguesa
referente ao 1° Bimestre de 2021
Tema: Gênero Conto de Humor. Valores sociais, culturais e humanos em textos
literários, análise das formas de
composição dos textos narrativos, efeitos de sentido de figuras de linguagem e
efeitos de sentido de palavras/expressões denotativas e conotativas.
Habilidades
Essenciais: (EF69LP44-B) Reconhecer, em textos literários, formas de
estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas,
considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção;
(EF69LP47- Analisar, em
textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de
cada gênero, os recursos coesivos que
constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, as escolhas lexicais
típicas de cada gênero para a caracterização
dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos
verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso
direto, se houver)
empregados, identificando o enredo e o foco narrativo.
O conto de humor, como o próprio nome
antecipa, é a narrativa em que o escritor compõe cenas engraçadas, surpreendentes, e, muitas vezes, o leitor
identifica-se com elas, porque são situações comuns, extraídos do cotidiano, capazes de render textos
agradáveis e engraçados. Contos de humor não são piadas! O humor é leve e refinado!
O conto
é uma narrativa breve escrita
em prosa e que, embora
tenha os mesmos
elementos de um romance ou uma
novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias
concisas e precisão narrativa. Os
contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado
divertido e cômico para a estruturação
de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos,
figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor,
texto e leitor.
Estrutura tradicional do conto: apresentação das personagens, situando-as no tempo e no espaço;
complicação (o que aconteceu?); clímax (momento de maior suspense) e desfecho (final da trama).
As narrativas de humor possuem
um lado cômico como principal
característica. Possuem, também,
elementos humorísticos. A
função de uma narrativa de humor é divertir o leitor. Seu meio de veiculação é
em livros ou jornais, etc. Pode ser
também feita em linguagem não verbal ou vir caracterizada por estereotipar,
fazer uma caricatura e disso se valer
para arrancar boas risadas do leitor através do improviso e da
imprevisibilidade, ou seja, o leitor
tem que nem imaginar o que estará por vir
para que o elemento surpresa faça o efeito bombástico.
Tanto na linguagem falada quanto na escrita, se analisarmos o significado da palavra humor, percebemos que esta nos remete à ideia de comicidade, de riso e descontração. Mas os mesmos podem também possuir outra finalidade, que é a crítica a um determinado contexto social, principalmente no campo da política.
Leia
o trecho, a seguir, de Gislaine Buosi, que, valendo-se de uma situação
cotidiana, escreveu um texto bem-
humorado. Observe também a escolha de vocabulário
simples, próprio para uma leitura rápida:
Barbeiro
O barbeiro, gente mui buena, fez um belo corte no índio, que já aproveitô
pra aparar a barba,
enfim deu trato geral.
Depois de pronto o índio, chegou a vez do guri. Nisso o índio disse
pro barbeiro:
-
Tchê, enquanto tu corta
as melena do guri, vou dar um pulo até o bolicho
da esquina comprar
um cigarrito e já
tô de volta.
-
Tá bueno!
disse o barbeiro.
Só que o barbeiro terminou de cortar o cabelo
do guri e o índio não apareceu.
-
Senta aí e espera que teu pai já
vem te buscar.
-
Ele não é meu pai!
- Disse o moleque.
-
Teu irmão,
teu tio, seja lá o que for, senta aí.
-
Ele não é nada meu! Falou o guri. Aí o barbeiro
perguntou intrigado:
-
Mas quem
é o
animal então?
-
Não sei!
Ele me pegou ali na esquina e perguntou se eu queria
cortar o cabelo de graça!
Disponível em: http://www.paginadogaucho.com.br/caus/s-barb.htmAcesso em 09 de nov. de 2020.
ATIVIDADES
1. Segundo o texto lido, explique o que é o conto de
humor.
2. Marque a alternativa correta sobre contos de humor.
a) ( ) Contos
de humor são piadas!
b) ( ) Não são narrativas engraçadas.
c) ( ) Nele o humor é leve e refinado!
d) ( ) Todas as alternativas estão
corretas.
3. Cite a estrutura tradicional do conto.
4. Sobre o gênero
textual conto de humor:
II-
Possui os mesmos elementos
de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta
ideias concisas e precisão
narrativa.
III- Os
contos de humor, especificamente, utilizam
as características do que é considerado divertido
e cômico para a estruturação de sua narrativa.
IV- Estes tipos de contos constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Marque a alternativa correta:
a) ( ) Somente a alternativa I está correta.
b) ( ) Somente as alternativas I e
II estão corretas.
c) ( ) Todas as alternativas estão corretas.
d) ( ) Nenhuma alternativa está correta.
5. Além da função
de divertir o leitor, qual outra função
este tipo de gênero
nos apresenta?
Disponível
em:http://mundovelhomundonovo.blogspot.com/2018/04/caboclo-engabelar-padre-e-estudante-no.htmlAcesso em 09 de nov. de 2020.
Um estudante e um padre viajavam pelo
interior, tendo como guia um caboclo. Deram a eles, numa casa, um pequeno
queijo de cabra. Não sabendo
como dividir, pois que o queijo era pequeno mesmo,
o padre resolveu
que todos dormissem e o
queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito
(pensando, claro, em engambelar os
outros dois com seu oratório). Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o
caboclo acordou, foi ao queijo e
o comeu.
Pela
manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve que contar
seu sonho. O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu
lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante então contou
que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia.
O caboclo riu e contou:
-
Sonhei que via seu padre subindo a
escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei:
- Seu doutor,
seu padre, o queijo!
– Vosmicês esqueceram o queijo!
Então vosmicês
responderam de longe, do céu:
-
Come o queijo, caboclo! - Come o queijo,
caboclo! Nós estamos no céu, não
queremos queijo.
-
O sonho
foi tão forte que eu pensei que era verdade,
levantei enquanto vocês dormiam e comi o queijo...
Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2019/01/atividade-de-compreensao-genero-conto-8.htmlAcesso em 09 de nov.de 2020.
6. O assunto do texto é:
a) ( ) a história de um burro falante.
b)
(
) a histórias de três amigos que ganharam um queijo, que por ser
pequeno, o padre resolveu dá-lo a quem tivesse
o sonho mais bonito.
c) ( ) história de três
amigos viajantes que disputavam um pedaço
de carne.
d)
( ) história
de um padre que fugiu do convento.
7. Quem você considera
o mais esperto dos personagens? Por quê?
8. Marque (V) ou (F) para as alternativas falsas ou verdadeiras sobre as explicações dos sonhos de cada um:
a) ( ) O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu.
b) ( ) O estudante
então contou que sonhara já estar no céu
esperando o padre que subia.
c)
(
) O caboclo contou que viu o padre e o estudante no céu e os dois
mandavam ele comer o queijo. Então ele comeu
pensando que o sonho era real.
d) ( ) Nenhum
deles conseguiu comer o queijo.
9. Você concorda com a atitude do padre tentando “engambelar” o estudante e o caboclo? Justifique.