Atividades de Matemática referente ao 1° ciclo de 2021
Aluno:
Professor:
Lucas Eugênio
Série: 8° Ano A
e B Turno: Matutino e
Vespertino
Data: 12/03/2021
Ângulos
O ângulo é uma região delimitada
por duas semirretas. Para medi-lo, há duas possíveis unidades: grau ou
radiano. De acordo com a sua medida, ele pode ser classificado em agudo,
reto, obtuso ou raso.
Quando
temos dois ângulos, podemos estabelecer relações entre eles. Caso eles possuam
a mesma medida, eles são chamados de congruentes. Quando a
soma entre eles é igual a 90º ou 180º ou 360º, eles são conhecidos,
respectivamente, como ângulos complementares, suplementares e replementares.
Como medir um ângulo
Para a realização de
um desenho ou para a medição de um ângulo, na geometria
plana utilizamos o compasso e
o transferidor. Existem alguns outros instrumentos
utilizados por profissionais da construção civil, como o teodolito.
Como
o ângulo corresponde à região que está entre duas semirretas, para realizar a
medida em um transferidor, posicionamos uma das semirretas apontando para 0º e
observamos o grau para o qual a outra semirreta está apontada.
Classificação dos ângulos
Um ângulo pode ser classificado
de acordo com a sua medida. Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo,
reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro.
·
Ângulo agudo: quando sua
medida é um número maior que 0 e menor que 90º.
Ângulo agudo
Ângulo reto: possui exatamente 90º. Quando isso acontece, podemos dizer também que as semirretas se cruzam de forma perpendicular.
Ângulo reto
Geralmente o ângulo reto possui a região angular (região em laranja na imagem) representada por um quadrado.
Ângulo obtuso: quando sua medida é maior que 90º e menor que 180º.
Ângulo obtuso
Ângulo raso: conhecido também como meia-volta ou meia-lua, esse ângulo equivale à metade de
Ângulo raso
Ângulo côncavo: menos comum nas situações cotidianas que os demais, é o ângulo que tem medida maior que 180º e menor que 360º.
Ângulo côncavo
Ângulo inteiro: como o nome sugere, esse ângulo representa a volta completa, possuindo exatamente 360º.
Ângulo inteiro
Atividades
01.Represente um ângulo, utilizando régua ou transferidor
em seguida destaque-o de vermelho.
a) Reto
b) Raso
c) Agudo
02. Um ângulo de 230° é chamado de:
a) Agudo
b) Reto
c) Obtuso
d) Côncavo
a) ( ) O desenho pode indicar um ângulo reto.
b) ( ) Esse desenho poderia indicar um ângulo de medida
maior que 90º graus.
c) ( ) Esse ângulo pode ser chamado de ângulo agudo.
05. Cite exemplos de objetos onde podemos observar