quinta-feira, 11 de março de 2021

Matemática 8° Ano A e B

 Atividades de Matemática referente ao 1° ciclo de 2021

Aluno:

Professor: Lucas Eugênio

Série: 8° Ano A e B            Turno: Matutino e Vespertino

Data: 12/03/2021

Ângulos

ângulo é uma região delimitada por duas semirretas. Para medi-lo, há duas possíveis unidades: grau ou radiano. De acordo com a sua medida, ele pode ser classificado em agudo, reto, obtuso ou raso.

Quando temos dois ângulos, podemos estabelecer relações entre eles. Caso eles possuam a mesma medida, eles são chamados de congruentes. Quando a soma entre eles é igual a 90º ou 180º ou 360º, eles são conhecidos, respectivamente, como ângulos complementaressuplementares e replementares.

 

Como medir um ângulo

Para a realização de um desenho ou para a medição de um ângulo, na geometria plana utilizamos o compasso e o transferidor. Existem alguns outros instrumentos utilizados por profissionais da construção civil, como o teodolito.

Como o ângulo corresponde à região que está entre duas semirretas, para realizar a medida em um transferidor, posicionamos uma das semirretas apontando para 0º e observamos o grau para o qual a outra semirreta está apontada.


Classificação dos ângulos

Um ângulo pode ser classificado de acordo com a sua medida. Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo, reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro.

·         Ângulo agudo: quando sua medida é um número maior que 0 e menor que 90º.



Ângulo agudo

Ângulo reto: possui exatamente 90º. Quando isso acontece, podemos dizer também que as semirretas se cruzam de forma perpendicular.


Ângulo reto

Geralmente o ângulo reto possui a região angular (região em laranja na imagem) representada por um quadrado.

Ângulo obtuso: quando sua medida é maior que 90º e menor que 180º.


Ângulo obtuso

Ângulo raso: conhecido também como meia-volta ou meia-lua, esse ângulo equivale à metade de 


Ângulo raso

 Ângulo côncavo: menos comum nas situações cotidianas que os demais, é o ângulo que tem medida maior que 180º e menor que 360º.

 


Ângulo côncavo

Ângulo inteiro: como o nome sugere, esse ângulo representa a volta completa, possuindo exatamente 360º.


Ângulo inteiro

Atividades

 

01.Represente um ângulo, utilizando régua ou transferidor em seguida destaque-o de vermelho.

a) Reto

b) Raso

c) Agudo

 

02. Um ângulo de 230° é chamado de:

a) Agudo

b) Reto

c) Obtuso

d) Côncavo

 

03. Desenhe cada ângulo em seu caderno, em seguida nomeie cada ângulo a seguir, como Ângulo agudo, Reto ou Obtuso.

04. Com base no desenho do ângulo abaixo, indique V para verdadeiro e F para falso.

a) ( ) O desenho pode indicar um ângulo reto.

b) ( ) Esse desenho poderia indicar um ângulo de medida maior que 90º graus.

c) ( ) Esse ângulo pode ser chamado de ângulo agudo.


05. Cite exemplos de objetos onde podemos observar