Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel
Diretor: Wattson Mamedes de
Souza
Professora: Luciene Aparecida
Silvestre
Série: 7ª Ano A e B
Taquaral de Goiás, 15 de Março de
2021.
Data da entrega: Ainda hoje 15/03/2021
até as 22:30 horas da noite.
Atividades de Língua Portuguesa referente ao 1ª
Bimestre de 2021.
1. Preencha
o cabeçalho.
2. Dê
respostas completas a todas as questões. Faça letra legível.
3. Leia as
questões com atenção antes de respondê-las;
Tema: Gênero Infográficos.
Estratégias e procedimentos de leitura / relação do verbal com outras semioses
/ procedimentos e gêneros de apoio à compreensão: seleção das partes essenciais
do texto, esquema, resumo, infográfico, organização esquemática de informações;
construção composicional, estilo e marcas linguísticas dos gêneros de
divulgação científica; consideração das condições de produção de textos de
divulgação científica/ estratégias de escrita: planejamento, produção, revisão
e edição de textos de divulgação científica. Habilidades Essenciais:
(EF69LP34-A) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos
de leitura, produzir marginálias, ou tomar notas em outro suporte, quadro
sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo, infográfico, tabelas, gráfico
ou ilustrações do texto lido, com ou sem comentário/análise, dependendo do que
for mais adequado; (EF69LP29-B) Analisar os aspectos relativos à construção
composicional e as marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação
científica de forma a ampliar as possibilidades de compreensão e produção
desses gêneros; (EF69LP42-A) Analisar a construção composicional dos textos
pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título,
(olho e/ou janela), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens
ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos,
ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas)
etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações,
exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé,
boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou
temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos,
ilustrações, áudios, vídeos etc.; (EF67LP22-A) Revisar e reescrever o texto
produzido, se necessário, observando ortografia, pontuação, concordância,
coesão, etc.
Leia o texto abaixo
01.Qual o assunto do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02.Em sua opinião, por que o autor utilizou esse gênero textual? “Você sabe quanto de água consome por dia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.Que título você daria ao infográfico acima? Escreva-o.
__________________________________________________________________________
04.Por que a informação sobre o
consumo diário de água “49,6 litros!” foi destacada?
a) ( ) Chamar a
atenção.
b) ( ) Dificultar a
compreensão das informações do texto verbal.
c) ( ) Ocupar os espaços do texto.
d) ( ) Não tem nenhuma função.
05.Qual é o público leitor do gênero infográfico?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Onde se costumam ler infográficos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. Sobre a linguagem do infográfico, assinale V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
a) ( ) Infográficos são textos visuais informativos
produzidos com informações verbais e não verbais como imagens, sons, animações,
vídeos, hiperlinks, entre outros, em uma mesma forma composicional.
b) ( ) Infográficos são veiculados apenas em revistas e
jornais impressos, não sendo encontrados em sites e portais da internet.
c) ( ) Infográficos são gêneros textuais que apresentam
diferentes conteúdos temáticos, que vão desde eventos e notícias jornalísticas
até assuntos enciclopédicos de história, geografia, literatura, língua
portuguesa e ciências da natureza.
d) ( ) Por ser um texto verbo-visual o Infográfico não
requer o uso de pontuação, tampouco o atendimento à norma culta da língua.
e) ( ) Em um Infográfico há diferentes tipografias
(tipo/tamanho/cor/posição das letras no texto), podendo sugerir maior ou menor
importância à informação; destacar informações; causar maior ou menor impacto
no leitor.
f) ( ) Os infográficos cumprem diferentes funções sociais, tais como informar como foi ou é um fato ou evento de interesse jornalístico ou enciclopédico e como é como são ou funcionam diferentes tipos de objetos ou eventos.
08. Vamos praticar. Vimos que o infográfico pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. E tem como objetivo transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos.
Para produzir um infográfico, é importante relembrar as condições de
produção de um infográfico, ou seja, quem serão os leitores/receptores, qual o
objetivo do gênero, isto é, informar e promover a compreensão de processos,
experiências e fatos científicos; o espaço de circulação e o suporte do texto.
Sugestões:
Primeiramente, pesquise um texto de
divulgação científica e escolha um tema de seu interesse. Em seguida, atente
para algumas orientações:
Quais informações mais relevantes devem constar no infográfico? Escreva,
de forma breve e objetiva, como deve ser a linguagem de um infográfico.
Em qual ordem de hierarquia as informações serão apresentadas?
Como será realizada a topicalização das informações?
Em que situações haverá diferença de fontes (por exemplo, títulos,
subtítulos, seções etc)? Como serão marcadas estas diferenças (cores, tamanhos,
tipo de fonte)
Quais imagens serão empregadas? Elas são de boa qualidade e estão
liberadas dos direitos autorais?
As imagens acompanharão quais textos verbais?
Após a escrita do seu infográfico,
verifique se você não esqueceu algo. Para isso, acompanhe no quadro abaixo.