segunda-feira, 15 de março de 2021

Atividades de língua Portuguesa - 8º ano A e B

 

Unidade Educacional: Colégio Estadual Princesa Izabel

Diretor: Wattson Mamedes de Souza.

Professora: Aline Lorrana Maia.

Aluno (a): ______________________________________ Série: 8ª ano A e B.          

Taquaral de Goiás, 15 de março de 2021.

 Objeto de conhecimento: Conto.

 Objetivos: Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos.

CONTO DE FADAS PARA MULHERES MODERNAS - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO 

   

   Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse:

 - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre…

        E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava:

        – Eu, hein? … nem morta!

 

(Luís Fernando Veríssimo)

 

Entendendo o Texto:

 

1 – A princesa possui uma atitude típica das heroínas de contos de fada? Explique?


 

2 – Em um conto de fada clássico, qual seria o desfecho desse conto?


 

3 – Qual o conceito de “Felizes para sempre” para o príncipe?


 

4 – Em sua opinião, qual o conceito de felicidade na visão da princesa?


5 – Quais adjetivos são usados para definir a princesa? Esses adjetivo condizem com a atitude que ela toma no fim do conto? Justifique.


6 – Intertextualidade é quando um texto remete a outro. Existem três tipos de intertextualidade, a paráfrase (quando o texto possui as mesmas ideias centrais do texto original), apropriação (quando o texto é reescrito com as mesmas palavras) e Paródia (quando o texto possui ideias contrárias as ideias centrais do texto original). No texto lido lembramos a clássica história do príncipe transformado em sapo e na construção desse texto o autor usou qual tipo de intertextualidade? Justifique.


7 – O título do texto nos dá ideia do que encontraremos nesse conto? Caso sim, explique qual a posição da mulher moderna?


08 – Qual o dito popular que define melhor a ideia central do conto de Luís Fernando Veríssimo?

(a)   Melhor um na mão do que dois voando.

(b)   Sempre existe um sapato velho para um pé doente.

(c)    Antes só do que mal acompanhada.

(d)   Quem ama o feio bonito lhe parece.

(e)   Quem cospe para cima na cara lhe cai.

 9-Leia o conto e responda as questões:

FURTO DE FLOR 

Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me: 

– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim! 

Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.

a. Leia as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta
a) O texto Furto de Flor é predominantemente narrativo. 
b) O autor ao longo do texto vai construindo um misto de narrativa e texto objetivo. 
c) O autor usou a 1ª pessoa para, supostamente, aproximar-se do personagem da narrativa. 
d) Apenas pela leitura do título do texto, pode-se afirmar que o texto é narrativo. 

b. Segundo o texto de Drummond, a condição para haver novidade em uma flor, sem agredi-la, é apenas admirá-la. O trecho do conto que satisfaz esta condição é
a) “Furtei uma flor daquele jardim”. 
b) “Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia”.
c) “Quantas novidades há numa flor se a contemplarmos bem”.
d) “Não adiantava restituí-la ao jardim".

 c. Ao longo do texto, o personagem vai gradativamente buscando manter a flor viva, mas não é feliz no seu intento, pois a 

a) colocou num copo com água.
b) depositou no jardim onde desabrochara.
c) colocou no vaso com terra.
d) furtou do jardim.

Leia um trecho do conto “Cemitério de elefantes” de Dalton Trevisan e depois responda a questão:

Dario vinha apressado, o guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Foi escorregando por ela, de costas, sentou-se na calçada, ainda úmida da chuva, e descansou no chão o cachimbo.
Dois ou três passantes rodearam-no, indagando se não estava se sentindo bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, mas não se ouviu resposta. Um senhor gordo, de branco, sugeriu que ele devia sofrer de ataque.

10. O tipo de discurso empregado no trecho do conto acima foi:
a) Discurso Direto.
b) Monólogo.
c) Discurso Indireto.
d) Discurso Indireto Livre.